26-04-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 26 abr (Lusa) - Notícias breves do país (2.ª edição):

 

TORRES VEDRAS: “O Mundo de Max e Outras histórias” no domingo no Teatro-cine

 

O Teatro-Cine de Torres Vedras recebe a contadora de histórias Susana Cecílio com espetáculo “O mundo do Max e outras histórias”, com sessões às 15:00 e às 17:00, no domingo.

Susana Cecílio conta e canta histórias da tradição oral portuguesa e histórias de autor. É mestre em Estudos do Teatro e fundou, em 2008, a ALGURES, uma entidade que trabalha na área do teatro, narração oral, música e de mediação cultural.

 

 

CARTAXO: Três detenções por furtos de máquinas de tabaco

 

A GNR de Santarém deteve dois homens e um adolescente em flagrante delito por furto de uma máquina de tabaco num posto de abastecimento de combustível, na localidade do Cartaxo, distrito de Santarém, anunciou hoje aquela força policial.

Em comunicado, a GNR refere que os dois homens de 27 e 32 anos e um menor de 15 anos são suspeitos de terem efetuado este ano "um roubo a uma carrinha de transporte de tabaco, 14 furtos de máquinas de tabaco e 22 furtos de veículos, os quais eram utilizados para concretizar os furtos em estabelecimentos nos distritos de Santarém e Leiria".

Os homens, ambos com antecedentes criminais por furtos qualificados e furtos de veículos, ficaram em prisão preventiva, enquanto o menor ficou com termo de identidade e residência.

"O detido de 27 anos já cumpriu uma pena de prisão de sete anos, estando neste momento em liberdade condicional, e o indivíduo de 32 anos estava em liberdade há um mês, tendo cumprido uma pena de prisão de três anos e meio", concluiu a mesma nota.

 

 

MAÇÃO: Município comparticipa aquisição de medicamentos

 

A Câmara de Mação vai comparticipar as despesas com medicamentos da população mais carenciada, tendo anunciado hoje a assinatura de um protocolo com a Associação Dignitude, no âmbito do Programa abem - Rede Solidária do Medicamento.

Com este protocolo, em que a autarquia disponibiliza uma verba anual de oito mil euros para o efeito, os beneficiários poderão usufruir de comparticipação que abrange exclusivamente os medicamentos, quando prescritos em receita e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, sendo que é conferido ao beneficiário o direito a um apoio adicional ao atribuído pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), em 50% na parte que cabe ao utente.

 

 

CASTANHEIRA DE PERA: Mostra reúne livros censurados no Estado Novo

 

A Biblioteca Municipal de Castanheira de Pera e a Casa do Tempo têm patente uma exposição com alguns dos livros que fizeram parte da lista da censura do Estado Novo.

Na mostra, baseada na coleção de Élio Marques, “é possível ver alguns desses livros, nomeadamente 150 obras pertencentes a escritores portugueses como Alves Redol, Aquilino Ribeiro, Natália Correia, Mário Soares, Miguel Torga, José Pacheco Pereira, José Régio, José Vilhena, Urbano Tavares Rodrigues, entre outros”, anunciou a organização.

Intitulada “Os Escritores Portugueses, o Lápis Azul e a Censura”, esta exposição pode ser visitada na Casa do Tempo até 27 de maio.

 

 

FIGUEIRÓ DOS VINHOS: Mais uma edição da Feira do Empreendedorismo e das Profissões

 

Entre os dias 07 e 11 de maio, decorre em Figueiró dos Vinhos a VI Feira do Empreendedorismo e das Profissões, iniciativa realizada em parceria entre o Agrupamento de Escolas, o município e o CLDS 3G AGIR SEMPRE.

“Fazem parte do programa partilhas de experiências com ex-alunos, ‘workshops’ e uma conversa com empreendedores”, informou a autarquia.

Esta iniciativa integra também a Feira do Emprego, Formação e Oportunidades, promovida pelo CLDS 3G.

 

 

COIMBRA: Quinta do Bill em concerto solidário com estudantes afetados pelos incêndios

 

A banda Quinta do Bill e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (UC) atuam nesta cidade, na sexta-feira, às 21:00, num concerto de solidariedade com os estudantes atingidos pelos fogos florestais de outubro 2017.

Participam também o Grupo de Fados Cancioneiro de Coimbra e a Fan-Farra Académica de Coimbra.

Segundo uma nota da organização, “os grupos participantes irão atuar de forma solidária, a favor dos estudantes e suas famílias vítimas dos incêndios” registados há meio ano em diversos municípios da região Centro.

Organizado pelo Núcleo de Estudantes do Departamento de Física da UC e pela Associação Académica de Coimbra, com apoio de uma clínica dentária local, o espetáculo no auditório maior do Conservatório de Música foi inicialmente marcado para 19 de dezembro, tendo sido adiado devido à morte de Paulo Honório, técnico de som do grupo Quinta do Bill.

 

CSS/SR/MYF/FYC // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar