22-05-2018 Lusa, Nazaré Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Unidades de Saúde da Nazaré na Confraria até construção de novas instalações

Nazaré, Leiria, 22 mai (Lusa) – As duas unidades de saúde da Nazaré vão, a partir da próxima semana, funcionar na Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, para permitir a demolição do atual centro de saúde e a construção de um novo edifício.

“Durante o próximo fim de semana a Unidade de Saúde Familiar (USF) Nazareth será transferida para a Confraria [de Nossa Senhora da Nazaré] e todos os cuidados de saúde primários passarão a funcionar ali até à conclusão do novo Centro de Saúde”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.

A transferência da USF para a Confraria [onde desde há 15 dias já se encontra a funcionar a USF Global) vai permitir que, “na primeira quinzena de junho, seja demolido o atual Centro de Saúde para que a construção do novo edifício se inicie na primeira quinzena de julho”, afirmou.

A mudança das duas unidades de saúde do concelho para as instalações da Confraria implicou “um investimento de cerca de 126 mil euros” na remodelação do espaço onde ficarão instalados cerca de 20 gabinetes médicos e administrativos, custeados, segundo o autarca, “inteiramente pela Câmara”.

A construção do novo centro de Saúde “era uma reivindicação de toda a população e de todas as forças políticas” que o executivo socialista de Walter Chicharro consegue “finalmente tornar uma realidade”.

O atual Centro de Saúde estava, desde a década de 80, instalado num pré-fabricado provisório, onde durante décadas funcionaram as unidades de saúde familiar Nazareth e Global, os serviços da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e a Unidade de Saúde Pública (USP).

“As insuficiências crescentes para a prestação de cuidados de saúde e a necessidade de promover o melhoramento das condições em que estes são prestados à população” levaram o município a indicar a construção da nova Unidade de Saúde como “um investimento prioritário para o concelho”, que veio a ser enquadrado no mapeamento para a Região Centro e aprovado pela Comissão Europeia no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

A nova Unidade de Saúde da Nazaré é um investimento de 1.413.876,10 euros, comparticipados pelo FEDER (Fundo de Desenvolvimento Regional) em 950.300,00 euros e pela ARSLVT (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo) em 463.576,10 euros.

Um investimento que, segundo Walter Chicharro, citado numa nota de imprensa da autarquia, “dará resposta aos requisitos atuais em termos de prestação de cuidados de saúde primários” e responderá “às necessidades atuais e futuras da população abrangida, pela melhoria da oferta existente, promovendo o desenvolvimento sustentável, o reforço da acessibilidade, a equidade e a coesão social”.

A expectativa do autarca é que a obra, cujo prazo de construção é de 10 meses, “fique concluída dentro de um ano” e que a unidade, com cerca de 20 mil inscritos “e capacidade para 22 mil utentes”, abra portas no primeiro semestre de 2019.

A gestão da nova Unidade de Saúde da Nazaré será assegurada pela administração da ARSLVT, assim como a manutenção e conservação do edifício.

A manutenção e conservação dos espaços exteriores serão da responsabilidade do município, que cedeu o terreno para a construção do edifício.

A abertura de um novo Centro de Saúde “consentâneo com um território moderno” é, para o autarca, “um momento tremendamente importante para a Nazaré”, permitindo não só “a melhoria na qualidade da prestação de cuidados médicos, de enfermagem e atendimento e acolhimento dos utentes”, mas também das “condições de trabalho dos profissionais”, concluiu.

 

DYA // MCL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar