11-05-2018 Lusa, Caldas da Rainha Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Câmara das Caldas da Rainha quer reduzir 14 mil euros na fatura energética

Caldas da Rainha, Leiria, 11 mai (Lusa) – A Câmara das Caldas da Rainha pretende poupar cerca de 14 mil euros por ano na fatura energética no âmbito de um projeto-piloto que substituiu os sistemas de iluminação do município por lâmpadas LED.

A instalação de iluminação LED no edifício dos paços do concelho das Caldas da Rainha “permite uma poupança estimada de perto de 67 000 kWh ano, evitando cerca de 28 toneladas de CO2 em emissões e representando uma poupança anual de cerca de 14.000 euros para o município”, divulgou hoje a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste.

A poupança estimada “representa uma redução de 65% nos custos com a fatura de energia elétrica, tendo um retorno do investimento municipal na ordem dos oito meses”, o que significa, segundo a Oeste Sustentável, que “ao oitavo mês após a instalação, a intervenção ficará paga apenas com as poupanças obtidas”.

A agência é parceira da câmara na implementação da fase piloto do projeto “LEDíficios do Oeste”.

O projeto “na sua globalidade, visa reduzir o consumo de energia elétrica e melhorar a eficiência energética em edifícios da região Oeste, prevendo a substituição de cerca de 28 mil lâmpadas fluorescentes tubulares e de halogénio por lâmpadas LED em edifícios municipais, quarteis de bombeiros, estabelecimentos escolares e instituições de solidariedade social localizados na área de abrangência da OesteSustentável.

O orçamento global previsto para os 12 municípios é de 560 mil euros, cofinanciados a fundo perdido em 71,19%, com um período de execução de dois anos, até dezembro de 2018.

O “LEDíficios do Oeste” é integrado no Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, que apoia financeiramente iniciativas que promovam a eficiência e redução do consumo de eletricidade em diferentes segmentos de consumidores.

De entre as 75 medidas aprovadas para implementar por 33 promotores o projeto "LEDíficios do Oeste" obteve a melhor classificação no seu segmento, de entre 35 projetos candidatos.

 

DYA // ARA

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar