20-06-2018 Cultura, Sociedade, Lusa, Torres Vedras Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 20 jun (Lusa) – Notícias breves do País:

 

 

CADAVAL: ‘Tocatas de Verão’ de 27 de junho a 07 de julho

 

A 12ª edição das ‘Tocatas de Verão’, ciclo de concertos gratuitos ao ar livre do Cadaval, decorre de 27 de junho a 07 de julho, numa parceria entre o município e Associação Filarmónica e Cultural.

Sempre às 21:30, no auditório exterior da Câmara Municipal, o ciclo abre, na quarta-feira, com um concerto pelas escolas de música da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval e da Associação Musical Vilarense e pelo grupo Musiforma.

Atuam, a 29 de junho, o Grupo Vilar a Cantar e do Grupo Coral do Cadaval, a 30 a orquestra Juvenil da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval e do Grupo de Acordeões do Musiforma, a 06 de julho a banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval e, a 07 de julho, o grupo Cauda de Tesoura.

 

 

SETÚBAL: Câmara mostra Dança Oriental e as Mil e Uma Noites no Parque de Albarquel

 

Um mercado oriental, dança do ventre e uma tenda árabe com bebidas e chás são propostas para revelar o mundo árabe numa iniciativa que decorre no próximo fim de semana no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal.

A "Dança Oriental e as Mil e Uma Noites", nome atribuído à iniciativa da Câmara de Setúbal, terá disponível um bazar oriental que funciona entre as 18:00 e as 24:00 de sábado, período em que também decorre venda de artigos e ações relacionadas com a dança do ventre e tatuagens.

Música ao vivo, com percussão árabe, dança da cobra e dança com fogo completam a oferta para os dois dias do evento, que inclui ainda uma demonstração de danças orientais por diversas escolas de Setúbal.

 

 

LOURINHÃ: Festas do Concelho entre sexta e domingo

 

Gastronomia, concertos, artesanato, marchas populares e outras atividades preenchem as Festas do Concelho da Lourinhã 2018, promovidas pelo município da Lourinhã, entre sexta-feira e domingo no Estádio Municipal.

O programa tem como ponto alto as celebrações do feriado municipal, no domingo, com sessão solene, apresentação pública da garrafa comemorativa dos 800 anos da confirmação do Foral à Lourinhã, inauguração da exposição “Terra e Mar” de Adriana Murta, na Galeria Municipal, e, à noite, atuação das marchas populares do concelho.

Estão agendados concertos por João Braz e pela Orquestra Latinidade, na sexta-feira, João Só, Wild Side and Friends, que convida Rita Sousa, e The Lucky Duckies, no sábado, e Simão Quintans e Mike Mendes, ainda no domingo.

Ao longo dos três dias, o Estádio Municipal oferece tasquinhas, com petiscos, iguarias e doçaria da região.

 

 

SANTARÉM: Centro Cultural presta homenagem a antigo professor e promove serenata

 

O Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) promove, na sexta-feira, uma homenagem ao antigo professor e ex-padre “Xico” Nunes, no Fórum Ator Mário Viegas, e uma serenata no Largo do Seminário.

A homenagem, que começa às 17:00 com a inauguração da exposição “Desenhos do Padre Nuno-Xico Nuno”, é promovida pelos antigos alunos e amigos escalabitanos deste professor “marcante pela sua jovialidade, abertura de espírito e pela forma como dava as aulas, abordando temas sociais controversos à época (década de 1960)”, o que acabou por levar à sua expulsão do então Liceu Sá da Bandeira e ao abandono do sacerdócio, afirma uma nota do CCRS.

Natural de Torres Novas, acabou por ser diretor do jornal “A Forja” e dedicar-se a causas sociais e políticas, acrescenta o CCRS.

A partir das 22:00, na escadaria da Sé, no Largo do Seminário, quatro grupos de Guitarra e Canto de Coimbra atuam na “Serenata de Santarém”, acrescenta.

 

 

PENICHE: Estúdio Municipal de Dança encerra temporada com espetáculo no sábado

 

O Estúdio Municipal de Dança de Peniche vai, no sábado, pelas 21:30, encerrar a época com um espetáculo, de entrada livre, no pavilhão polivalente do Clube Stella Maris, foi hoje anunciado.

A escola exibe publicamente uma mostra do trabalho realizado ao longo do ano pelas classes de aprendizagem, dirigidas pela docente Ana João Silva.

O Estúdio Municipal de Dança está orientado para o ensino da dança junto de diversos níveis etários, promovendo esta arte performativa nas suas componentes criativa e formativa, tendo sido frequentado neste ano letivo por 139 alunos, entre os 04 e os 15 anos.

 

 

FAIAL: PJ detém homem suspeito dos crimes de rapto e coação sexual

 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, no Faial, Açores, pela presumível prática de dois crimes de rapto, um tentado e outro consumado, e um de coação sexual, de duas raparigas, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada da PJ adianta que "os factos ocorreram no mês passado, no concelho da Horta, tendo as vítimas, de 9 e 17 anos, sido abordadas pelo suspeito, de 32 anos, na via pública, que, ao passar junto delas com o seu veículo automóvel, parou e, com violência, introduziu-as no seu interior, com o intuito de as sujeitar a agressões sexuais".

O detido, "já com antecedentes criminais e em situação de liberdade condicional", foi presente a primeiro interrogatório judicial e ficou em prisão preventiva.

 

 

TORRES VEDRAS: Escolas juntaram mais de uma tonelada de cápsulas de alumínio

 

As escolas do concelho de Torres Vedras envolvidas no projeto “Heróis da Reciclagem do Alumínio” juntaram mais de uma tonelada de objetos produzidos a partir de cápsulas de alumínio.

A Escola Básica (EB) do Maxial recolheu cerca de 363 kg de cápsulas e outros pequenos objetos, tendo vencido o Desafio Escola e recebido material escolar no valor de 500 euros.

“Heróis da Reciclagem do Alumínio” é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com uma marca de café.

O projeto, implementado nas escolas de 1º ciclo, pretende consciencializar as crianças para a necessidade de reciclar outros materiais, para além do papel, do plástico ou do vidro.

 

FYC/GR/MLL/APE // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar