03-07-2018 Cultura, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

"Manual sobre o Trabalho e a Felicidade" abre 43.ª edição do Festival de Pergine

Lisboa, 03 jul (Lusa) – O espetáculo “Manual Sobre o Trabalho e a Felicidade”, da companhia Mala Voadora, abre, sexta-feira, o 43.º Festival de Pergine, Itália, com uma representação no teatro comunal desta localidade da província de Trento.

Integrado na programação de projetos especiais daquele certame a decorrer em Itália, o espetáculo é o culminar de uma residência artística coordenada pelo ator e encenador Jorge Andrade, da Mala Voadora, a decorrer, desde 18 de junho, naquela cidade italiana no âmbito do projeto “A manual on work and hapiness”, lê-se no programa do certame.

Este projeto da Mala Voadora, criado com o escritor catalão Pablo Gisbert, começou em 2017, já foi apresentado em Patras (Grécia), no Montijo, em Alcobaça, e, nos dias 13 e 14 de outubro, estará em cena na Biblioteca de Marvila, em Lisboa.

O espetáculo em Itália conta com a participação de 17 habitantes das cidades de Pergine e Trento e da atriz italiana Clara Setti, segundo a Artemrede, estrutura que está na base da construção do projeto que agora é apresentado naquele festival direcionado para teatro e artes do espetáculo.

Esta residência artística está também a ser acompanhada pelos realizadores Angel Esteban e Elena Goatelli, que irão realizar um documentário sobre todo o processo criativo.

“Manual Sobre o Trabalho e a Felicidade” é um espetáculo baseado num manual de instruções que estará disponível na plataforma http://amanualonworkandhapiness.eu.

A peça resulta de um seminário internacional promovido pela Artemrede, subordinado ao tema Trabalho e Felicidade, e realizado entre 04 e 15 de julho de 2017, em Pergine Valsugana, Itália, integrado no festival Pergine Spettacolo Aberto.

O seminário foi a primeira atividade pública do projeto "A manual on work and happiness", coordenado pela Artemrede, com direção artística da companhia Mala Voadora e apoiado pelo programa Europa Criativa.

Jorge Andrade e José Capela, da Mala Voadora, estiveram com Pablo Gisbert, de 01 a 11 de agosto de 2017, em residência artística no L’arboreto – Teatro Dimora, na cidade italiana de Mondaino, onde desenvolveram a criação.

O projeto incide sobre as práticas de trabalho de pessoas de várias profissões sem ligação ao mundo artístico e que neste projeto são convocados para o palco e o processo artístico para, com base num “manual tipo IKEA”, montarem um espetáculo que reflete sobre questões laborais e a felicidade, explicaram à Lusa Jorge Andrade e José Capela no início do projeto.

“O Manual não encerra o espetáculo com rigor absoluto, são instruções que podem ser interpretadas. Isso é uma coisa que nos interessava muito, que o manual de montagem do espetáculo tivesse abertura suficiente para que cada espetáculo que depois é feito tenha uma identidade própria”, acrescentou, na altura, José Capela.

O “Manual sobre o Trabalho e a Felicidade” será disponibilizado gratuitamente na Internet, para que “quem quiser” possa levar a palco uma produção, escolhendo “as partes que mais interessam do texto”, podendo ainda utilizar “uns ‘kits’ de cenografia.

 

CP (SIYF) // TDI

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar