11-06-2018 Economia, Sociedade, Política, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 11 jun (Lusa) – Notícias breves do País (2.ª edição):

 

SANTIAGO DO CACÉM: Apreendidas armas e munições

 

A GNR apreendeu duas armas e várias munições, em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), na sequência de uma denúncia de ameaças e detenção de arma proibida, foi hoje anunciado.

Na operação, em que um suspeito de 42 anos foi constituído arguido, foram apreendidas uma espingarda de pressão de ar, com mira telescópica incorporada e de calibre 4,5 mm, e uma pistola de 'soft air', além de munições, indicou o Comando Territorial de Setúbal da GNR.

 

 

AÇORES: Concurso Ideias com 29 projetos de negócios

 

O “Concurso de Ideias 2018” envolveu cerca de uma centena de alunos da Universidade dos Açores, que apresentaram 29 projetos de negócios, nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, turismo, agroindústria, biologia e social, foi hoje anunciado.

Uma nota do Governo dos Açores enviada às redações adianta que uma aplicação que integra diversos serviços da Universidade dos Açores, um espaço ‘premium’ de campismo e um projeto na área do judo foram os três primeiros classificados da quarta edição do projeto ETH – Entrepreneurship Triple Hélix.

Esta é uma iniciativa promovida pela Vice-Presidência do Governo, através da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), em parceria com o Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, e visa desenvolver competências e atitudes empreendedoras com vista à transformação de ideias em potenciais planos de negócio.

"Os vencedores recebem como prémio uma viagem a Lisboa, onde irão experienciar uma missão empreendedora, na qual, através de visitas guiadas à ‘StartUp Portugal’, à Fab Lab, da EDP, à incubadora de empresas IDEIAhub e à Lx Factory, poderão desenvolver a sua rede de contactos, partilhar experiências, abrir novos horizontes e contactar com diferentes realidades empreendedoras", lê-se na nota.

 

 

ALCOBAÇA: PS defende novo centro de saúde para Aljubarrota

 

O presidente da Federação Distrital de Leiria do PS defendeu hoje que “a primeira prioridade no concelho de Alcobaça, na área da saúde” é a construção de um novo centro de saúde na freguesia de Aljubarrota.

O também deputado à Assembleia da República António Sales, que hoje visitou o atual centro de saúde, afirmou no final ter discutido com o presidente da Junta de Freguesia “diversas soluções possíveis” para a substituição daquela infraestrutura, nomeadamente “uma candidatura aos apoios do Portugal 2030”.

De acordo com António Sales, a Junta de Freguesia manifestou disponibilidade para ceder um terreno para a construção de um novo centro, “sendo a construção suportada pelo estado e/ou pela autarquia local”.

Num comunicado enviado às redações o presidente da Federação lembrou ainda que o centro de saúde “tem apenas dois médicos, sendo que cada um tem cerca de 1.900 pacientes”, o que, a juntar ao crescimento da freguesia, “justificará, a curto prazo, a presença de mais um médico”, concluiu.

 

 

NAZARÉ: Vila prepara geminação com cidade da Hungria

 

A Nazaré e a cidade de Siófok, na Hungria, “estão a estudar uma geminação com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e desportivo entre ambas”, divulgou hoje a Câmara Municipal.

A proximidade entre os dois municípios “teve início na primeira edição da Euro Winners Cup (Liga dos Campeões Europeus de Futebol de Praia)” e, no âmbito da segunda edição da competição, o vereador do desporto de Siófok, Izsvák Zsolt, visitou a Nazaré e “expressou a vontade de trabalhar uma geminação entre as duas povoações”, pode ler-se numa nota de imprensa da autarquia.

Siófok é uma cidade húngara, com 25.300 habitantes e localizada a cerca de 120 quilómetros de Budapeste.

Pertence ao condado de Somogy e está localizada na margem sul do lago Balaton.

 

DYA/MLM/APE // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar