11-07-2018 Cultura, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 11 jul (Lusa) - Notícias breves do País:

 

FUNCHAL: Regata de canoas tradicionais acontece no domingo no Funchal

 

A 15.ª regata de canoas tradicionais da Madeira, um evento integrado nas comemorações dos 600 anos da descoberta da Madeira, acontece domingo no Funchal, contando com a inscrição de 90 participantes.

Este circuito já se realizou na freguesia do Paul do Mar, no concelho da Calheta, sendo uma iniciativa promovida pela Associação Regional de Canoagem da Madeira, em parceria com outras entidades locais, contando com o apoio do Governo Regional.

Nesta regata, que visa valorizar e potenciar “o conhecimento acerca da história e das tradições que marcaram algumas das comunidades piscatórias da região”, participam canoas de seis concelhos da Madeira, nomeadamente do Funchal, Porto Moniz, Santa Cruz, Ponta do Sol, Câmara de Lobos e Calheta, segundo a organização.

Também aponta que este é “um dos vários exemplos das sinergias que têm vindo a ser estabelecidas entre o Governo Regional e as diferentes instituições, públicas e privadas, visando, acima de tudo, o maior envolvimento da população nesta efeméride”.

Depois do Funchal, esta regata vai estender-se à freguesia da Madalena do Mar (Ponta do Sol) e ao Porto Moniz.

 

FUNCHAL: Humor Fest na cidade até 08 de agosto

 

A terceira edição do Humor Fest decorre a partir de hoje e até 08 de agosto no Funchal, com um ciclo de espetáculos que trazem à Madeira atrizes como Marta Gautier e Maria Rueff, anunciou a organização.

O primeiro espetáculo no Fórum Madeira está a cargo de João Seabra, que durante cerca de uma hora vai falar sobre as particularidades de Portugal com um espetáculo de ventríloquos.

A organização salienta que esta é uma edição marcada por uma “forte presença no feminino de artistas”.

Eduardo Madeira, Manuel Marques e Francisco Menezes são outras das presenças já confirmadas neste festival de comédia, cujas entradas são gratuitas, estando disponibilizados cerca de 300 lugares sentados ao ar livre naquele espaço.

 

OURÉM: Passeio com Histórias no dia 20

 

O Município de Ourém e as instituições do Grupo de Infância e Juventude estão a promover o Passeio com Histórias, que se realiza no dia 20.

A concentração é nos Paços do Concelho, às 20:30, e o percurso tem uma extensão de 1,8 quilómetros, anuncia a autarquia.

As histórias serão contadas pela APDAF -Associação para a Promoção e Dinamização de Apoio à Família e Jardim Infantil de Ourém.

 

ALMEIDA: Detido por tráfico de estupefacientes

 

O Comando Territorial da GNR da Guarda deteve um homem de 36 anos, por tráfico de estupefacientes, em Vilar Formoso, no concelho de Almeida.

A GNR refere, em comunicado hoje divulgado, que o suspeito foi detido na terça-feira, através do Núcleo de Investigação Criminal de Vilar Formoso, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de armas e de estupefacientes, na posse de 21 doses de heroína, três doses de cocaína e duas doses de haxixe.

O detido, com antecedentes criminais pelo mesmo ilícito criminal, foi presente ao Tribunal Judicial de Almeida, tendo ficado sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

 

NAZARÉ: Turismo mantém tendência de crescimento

 

O turismo manteve a tendência de crescimento na Nazaré, com a superação dos valores registados em 2017, divulgou hoje a Câmara, em comunicado.

Os Postos de Turismo registaram 14.226 visitantes e turistas nos primeiros seis meses deste ano, enquanto no período homólogo de 2017 foram registadas 9.124 visitas e, em 2016, 6.410 visitantes.

Segundo a Câmara, turistas “alemães, canadianos, australianos, polacos e suíços, bem como de países nórdicos, nomeadamente Suécia e Finlândia”, estiveram na nazaré, num total de 76 nacionalidades a que se juntam, por exemplo, o Sri Lanka, a Guatemala, as Ilhas Maurícias, o Zimbabué, Singapura e a Sérvia.

A tendência de crescimento foi igualmente notória no Forte de S. Miguel Arcanjo, com 81.640 pessoas a entrarem naquele património sob a gestão do município, entre janeiro e junho.

Os portugueses foram a primeira nacionalidade (39.179), seguindo-se os brasileiros (10.928), os franceses (7.485), espanhóis (5.442) e os alemães (3.661). No total, foram registados visitantes de 91 países, maioritariamente europeus, mas também da África, Ásia e América Latina. As viagens de Ascensor, por seu lado, registaram uma subida de 35% em comparação com período homólogo 2017, com mais de 102.811 pessoas a viajarem naquele meio de transporte nos primeiros meses do ano.

 

PESO DA RÉGUA: Detido em flagrante delito por furto de veículo

 

A GNR anunciou hoje a detenção em flagrante delito de um homem de 44 anos, por furto de veículo no concelho de Peso da Régua.

Os militares foram alertados na terça-feira para uma situação de possível furto de veículo e, quando chegaram ao local, intercetaram o suspeito enquanto este tentava furtar um veículo com recurso a uma chave falsa, detendo-o.

Segundo a GNR, o suspeito tinha na sua posse cópia de 67 chaves de veículos automóveis, um canivete, dois comandos à distância e ainda vários manuscritos com contactos e anotações técnicas de viaturas.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Peso da Régua, que lhe decretou uma pena de multa por 200 dias.

 

AMB/SR/ASR/DYA/PLI // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar