29-05-2018 Cultura, Lusa, Torres Vedras Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 29 mai (Lusa) - Notícias breves do País:

 

ALENQUER: Câmara vai “Dar voz aos mais jovens”

 

A Câmara de Alenquer vai “Dar voz aos mais jovens”, iniciativa que vai desenvolver durante o mês de junho inserida no Mês da Juventude, para ir ao encontro dos interesses, expectativas e necessidades dos jovens do concelho.

Com sessões nas diversas freguesias, o município pretende com a iniciativa estimular a participação da juventude na vida do concelho, promovendo um debate aberto e construtivo.

“Dar voz aos mais jovens” arranca no sábado, às 15:00, nas freguesias, seguindo-se a 16 de junho na Escola Secundária Damião de Góis e, a 21, na Câmara Municipal.

 

ARRUDA DOS VINHOS: Mercado oitocentista de sexta a domingo

 

A vila de Arruda dos Vinhos recebe, de sexta a domingo, a 5.ª edição do Mercado Oitocentista, um evento de recriação histórica de um mercado de rua saloio do início do século XIX.

Com o intuito de preservar e salvaguardar o património cultural local, “Arruda em 1818: A Resistência" é o tema desta edição, que se baseia nas crenças, histórias e outras tradições seculares que caracterizam a identidade popular arrudense no séc. XIX.

Durante os três dias do evento decorrem dezenas de animações espontâneas, recriações etnográficas, teatro de rua, danças de época e animações musicais que trarão constante animação ao Mercado propriamente dito, com a participação de uma centena de comerciantes, artesãos e representantes de artes e ofícios.

Destaque, no sábado, para a recriação do ‘ritual da encharcada arrudense’, um espetáculo que rebusca as rezas e as mezinhas que fazem parte do património imaterial local, sendo um ritual de purificação que culmina com uma grande queimada, junto ao chafariz da vila, para afastar o mau-olhado e expulsar de vez os maus espíritos que assolam as vinhas, azedam os vinhos e também os que corroem o país.

 

BOMBARRAL: Mata municipal transforma-se na ‘Floresta Mágica’ de sexta a domingo

 

A Mata Municipal do Bombarral vai transformar-se, entre sexta-feira e domingo, na ‘Floresta Mágica’, um evento que convida as crianças a partir à aventura deste espaço natural para brincar, por ocasião do Dia Mundial da Criança.

Ao longo dos três dias, vão decorrer atividades para os mais pequenos, desde leitura de contos infantis no Pátio das Fadas, ateliês, aulas de yoga, piscina de bolas e insufláveis.

Para os mais destemidos, as mascotes Rochinha e Vi prepararam a atividade “À Noite na Mata”, prevista para sábado, a partir das 21:00, levando as crianças a ouvir uma história de encantar e escutar o piar das corujas, o ranger dos ramos das árvores, o uivar do vento por entre as folhas ou até, quem sabe, encontrar um pirilampo.

 

CADAVAL: 8.ª Temporada do Compositor dedicada a Franz Schubert até quarta-feira

 

A sede da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval acolhe, até quarta-feira, a 8ª Temporada do Compositor, dedicada a Schubert.

A temporada integra uma exposição com biografia, fotografias, gravuras, caricaturas, obras do compositor e projeção de filmes.

O evento é organizado pela Escola de Música da filarmónica.

 

LOURINHÃ: Sessão de informação sobre incentivos para o turismo na quarta-feira

 

A Câmara da Lourinhã e o Turismo do Centro promovem uma sessão de informação sobre incentivos ao setor do turismo, na quarta-feira, pelas 21:30, nos Paços do Concelho.

A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico da Turismo do Centro, contando com o apoio do município, através do Gabinete de Apoio ao Empresário da Lourinhã (GAEL).

 

FYC // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar