04-09-2018 Cultura, Sociedade, Lusa, Caldas da Rainha Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 04 set (Lusa) - Notícias breves do País (2.ª edição):

 

NAZARÉ: Propostas do Orçamento Participativo estão a votação

 

As propostas selecionadas para a última fase do Orçamento Participativo estão a votação através do site www.nazareparticipa.pt e, a partir de quarta-feira, presencialmente nas juntas de freguesia do concelho da Nazaré.

De entre as propostas apresentadas, após a análise técnica por parte dos serviços da autarquia, passaram à última fase os projetos referentes à iluminação do campo de futebol de Valado dos Frades; à recuperação do telhado do clube recreativo beneficente Valadense e à instalação de wi-fi gratuito na Praia da Nazaré e no Centro Social da freguesia de Famalicão.

O projeto mais votado será comparticipado pela autarquia que estabeleceu uma verba de 25 mil euros para o Orçamento Participativo 2018.

Em 2016, o projeto vencedor contemplou parte do valor necessário para a execução da expansão do Canil Municipal e, em 2017, a Reabilitação das instalações da Associação Beneficente Valadense.

 

 

PENICHE: Cinquenta estudantes à descoberta do valor estratégico do mar

 

Peniche acolhe até quinta-feira a 9.ª edição da Academia de Verão Tanto Mar, que recebe 50 jovens estudantes do ensino secundário e profissionais oriundos de todo o país para conhecer o valor estratégico do mar.

Atividades ligadas à investigação científica, ao desporto, à economia e à história serão alguns dos pontos altos da semana temática, organizada pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, a Câmara Municipal de Peniche e a Fórum Estudante.

A Academia Tanto Mar é uma parceria da Fórum Estudante, da Câmara Municipal de Peniche, da Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria e pretende aumentar a consciência cívica dos estudantes portugueses sobre a importância do mar para Portugal.

Conta com os apoios da Marinha Portuguesa, da Docapesca, do Peniche Surfing Club, da Omnifish, da Plataforma Auchan, da Haliotis, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Viamar, da Escola Secundária de Peniche e do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar – FOR-MAR.

 

 

ALCOBAÇA: Concelho com 11 eco-escolas

 

A 11 candidaturas submetidas pelas eco-escolas do concelho de Alcobaça ao galardão da Bandeira Verde, foram todas aprovadas, divulgou a autarquia.

A obtenção ou renovação da certificação ecológica dos 11 estabelecimentos de ensino colocou o concelho de Alcobaça no terceiro lugar a nível distrital em número de Eco-Escolas.

O município de Alcobaça é parceiro, há 14 anos, do programa Eco-Escolas, um projeto internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), com o objetivo de reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

O galardão será entregue em Pombal, no dia 4 de outubro.

 

 

Oeiras: 18ª Edição do “Marginal sem carros” no dia 16 de setembro

 

A Avenida Marginal, entre Caxias e Oeiras, estará cortada ao trânsito no dia 16 de setembro, entre as 08:00 e as 13:00, para a realização da 18ª edição da “Marginal sem carros”, informou hoje a autarquia.

De acordo com um comunicado, a iniciativa realiza-se entre as 10:00 e as 13:00 e “convida os participantes a usufruírem da Avenida Marginal a pé ou através de meios de transporte sem motor”.

Os participantes podem entrar em várias experiências que estarão no Jardim Municipal de Caxias, no Jardim e junto à Direção de Faróis, em Paço de Arcos e, em Oeiras, junto ao Saisa, à praia de Santo Amaro de Oeiras e ao monumento da Nave Visionista.

A iniciativa está inserida na Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro, e visa sensibilizar a população para a utilização de formas alternativas de mobilidade e transporte, numa perspetiva de desenvolvimento de um município mais sustentável e saudável.

 

 

ALMEIDA: Mistério sobre figura de mulher em pedra anima Castelo Mendo

 

A Aldeia Histórica de Castelo Mendo, no concelho de Almeida, vai acolher na sexta-feira e no sábado várias atividades de animação em torno do mistério que existe à volta da figura de uma mulher em pedra, foi hoje anunciado.

“Desta vez, é a curiosa figura da gárgula feminina [conhecida localmente como a Menda], os romances e rimances tradicionais da aldeia, que vão servir de mote a dois dias de festa na Aldeia Histórica de Castelo Mendo”, anuncia a organização da iniciativa "Os Romances de Menda".

A iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Almeida, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, está integrada no ciclo de eventos "12 em Rede - Aldeias em Festa", que leva a cultura e a animação às 12 Aldeias Históricas de Portugal.

 

ASR/RYPS/DYA // MCL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar