27-06-2018 Cultura, Sociedade, Lusa, Torres Vedras Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 27 jun (Lusa) – Notícias breves do país:

 

CADAVAL: Município leva empreendedorismo às escolas

 

O município do Cadaval promoveu, no ano letivo 2017/18, mais uma edição do Concurso Empreendedorismo na Escola, que contou com um total de 15 projetos submetidos por alunos de três turmas do 7.º ano.

Do conjunto de projetos concelhios a concurso este ano, resultaram cinco trabalhos finalistas: o primeiro classificado foi o projeto “Motocaravanismo”, o segundo “Easyshop”, o terceiro “Sta Bakano”, o quarto “Clean Glasses” e o quinto “Inovadores”.

A iniciativa, que remonta a 2014/15, mantém o objetivo de promover o empreendedorismo junto da comunidade escolar e surgiu do Concurso "Empreendedorismo nas Escolas", promovido pela Rede Oeste Empreendedor.

 

LOURINHÃ: 3.º Encontro de Património e Cultura no sábado

 

O auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Lourinhã, recebe no sábado o 3.º Encontro de Património e Cultura "Lourinhã entre Forais: Espaços, Gentes e Poderes".

O encontro enquadra-se no programa comemorativo dos 800 anos da atribuição do foral à Lourinhã e é organizado em parceria por várias entidades: município da Lourinhã, Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, Instituto Alexandre Herculano da Universidade de Lisboa, Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

A “geografia da Lourinhã medieval”, o foral, “a autonomia do concelho na baixa Idade Média” e o “enquadramento eclesiástico da Lourinhã” são os temas das palestras que estão previstas ao longo do dia.

 

CORUCHE: Ponte de Santa Justa reabre na sexta-feira

 

A ponte de Santa Justa, que liga as povoações de Couço e Santa Justa, no concelho de Coruche (Santarém), reabre na próxima sexta-feira, anunciou hoje o presidente do município.

Em comunicado, Francisco Oliveira lamenta “o incómodo causado, em especial à população da freguesia do Couço, durante o período das obras de reabilitação da ponte” e declara a convicção de que a intervenção “irá melhorar não só as acessibilidades do concelho como será de vital importância para a economia [deste] território”.

Segundo a nota, a ponte estará em condições de ser utilizada a partir das 06:00 de sexta-feira.

 

SANTARÉM: Exposição coletiva a partir de quinta-feira no Palácio Landal

 

Obras de arte dos artistas que participaram na iniciativa In.Artes desde o início do programa “Verão In.Str… é um Espanto!”, em 2015, vão estar expostas a partir de quinta-feira no Palácio Landal, no centro histórico de Santarém.

Esta é uma das iniciativas agendadas para a segunda semana do programa de animação do centro histórico de Santarém, que decorre até 23 de setembro, realizando-se hoje à noite a festa de encerramento do ano letivo da Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano, com a apresentação das classes de Ballet sob a direção de Encarnação Noronha, no Teatro Sá da Bandeira.

Na sexta-feira, o Museu Diocesano de Santarém acolhe, a partir das 18:00, o evento "TEJO In Vino Véritas", com prova de vinho (CVR Tejo) e degustação de iguarias gastronómicas, à qual se segue uma visita sobre “O Vinho na Arte Cristã", uma “charla teatral” pelo Veto Teatro Oficina, “Ah! Nossa! Branco ou Tinto”, e o espetáculo "On Hat", com os músicos Pedro Santos Rosa e Luis Vale.

 

TOMAR: Concelho mostra-se no domingo no Convento de Cristo

 

O Convento de Cristo, em Tomar (Santarém), acolhe no domingo uma mostra e venda de artesanato e produtos locais e manifestações culturais do concelho, no âmbito das ações de promoção dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

A ação “Tomar no Convento de Cristo” vai decorrer ao longo de todo o dia de domingo, com a maior parte das atividades centradas no Claustro da Micha, estando agendadas para a parte da manhã uma demonstração de artes medievais, um desfile de tabuleiros, uma visita guiada pelos serviços educativos e atuação de ranchos.

À tarde, o chef Hélio Franco faz uma demonstração do pão dos Tabuleiros, na sala do forno, a Linhaceira faz uma apresentação histórica e há animação musical com as orquestras de Cordas e de Sopros da Canto Firme e do Curso Profissional de Música da Escola Jácome Ratton e com a Tuna Sabes Cantar, da escola Santa Maria do Olival.

 

 

LOURINHÃ: Projetos candidatos ao Orçamento Participativo em votação

 

Os projetos considerados elegíveis para a edição deste ano do Orçamento Participativo da Lourinhã encontram-se na fase de votação até 31 de julho, informou a câmara municipal.

Durante este período, os cidadãos são convidados a participar nas sessões públicas de apresentação dos projetos e a votar nos projetos que considerem mais importantes para o desenvolvimento do concelho.

Cada cidadão pode votar quatro vezes, sendo que terá de distribuir os seus votos por cada um dos quatro níveis orçamentais: projetos até 10.000 euros; projetos de 10.001 a 30.000 euros; projetos de 30.001 a 60.000 euros; e projetos de associações até 50.000 euros.

 

TORRES VEDRAS: Castro do Zambujal em obras

 

As obras de valorização do Castro do Zambujal, no concelho de Torres Vedras, estão a decorrer, num investimento de 355 mil euros, informou a câmara municipal.

A intervenção de valorização do Castro do Zambujal consiste em três componentes: conservação e restauro das estruturas arqueológicas a descoberto; arranjos no estacionamento, nos caminhos e na vegetação; instalação de mobiliário urbano, de vedações e de sanitários; e museografia digital com a criação de um áudio guia numa complementado por painéis informativos e um folheto impresso.

O Castro do Zambujal é um povoado fortificado pré-histórico do Calcolítico na península Ibérica, classificado em agosto de 1946 como Monumento Nacional, considerado um dos mais emblemáticos sítios arqueológicos portugueses.

 

TORRES VEDRAS: Inscrições abertas para ações de formação para jovens

 

A Câmara de Torres Vedras tem abertas inscrições para o projeto Bússola, que consiste num conjunto de ações de formação, em diversas áreas, destinadas a jovens do concelho, entre os 12 e os 30 anos.

O projeto visa descentralizar a oferta formativa pelo concelho, de forma a permitir que um maior número de jovens possa integrar as ofertas de formação financiadas pela autarquia, em áreas tão distintas como: ambiente, cidadania, ciência, cultura, desporto, empreendedorismo e novas tecnologias.

Os interessados deverão inscrever-se nas juntas de freguesia até ao final do ano de 2018.

 

FYC/MLL // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar