10-06-2018 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Efemérides Lusa - 12 de junho

Lisboa, 10 jun (Lusa) - Principais acontecimentos registados no dia 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil:

 

1514 - Leão X cria a Diocese do Funchal.

 

1665 - A cidade de Nova Iorque é submetida à lei inglesa.

 

1834 - É fundada a Associação Comercial de Lisboa.

 

1875 - A figura do Zé Povinho, criada por Rafael Bordalo Pinheiro, aparece pela primeira vez na revista Lanterna Mágica.

 

1879 - Começa a publicação do jornal satírico “O António Maria”, de Rafael Bordalo Pinheiro.

 

1901 - São criados os Serviços Centrais de Beneficência Pública, em Portugal.

 

1937 - A purga estalinista toma forma efetiva, depois da morte de velhos militantes bolcheviques em janeiro, com a execução dos generais do Exército Vermelho acusados de alta traição.

 

1940 - II Guerra Mundial. Portugal e Espanha divulgam a declaração conjunta de neutralidade.

 

1944 - É suspensa a exploração de volfrâmio em Portugal.

 

- II Guerra Mundial. Holocausto. As forças nazis de ocupação ordenam o rapto de todas as crianças polacas, entre os 10 e os 14 anos, para trabalhos forçados.

 

1947 - Decorre a Conferência de Paris, para a Cooperação Económica Europeia com o objetivo de discutir a proposta do Plano Marshall, apresentada a 05 de junho pelo secretário de Estado dos EUA.

 

- O representante da ditadura de Oliveira Salazar na Conferência de Paris, Caeiro da Mata, assegura que “as felizes condições de Portugal fazem com que o país não precise de ajuda”.

 

1950 - Morre o historiador João de Freitas, fundador da Academia Portuguesa de História.

 

1952 – Nasce o compositor, musicólogo e maestro britânico Oliver Knussen, autor de “Where the Wild Things”.

 

1958 – Início do surto grevista em Lisboa, Ribatejo, Alentejo e Algarve, num protesto à fraude que impediu a eleição de Humberto Delgado para a Presidência da República.

 

1964 – Nelson Mandela, líder da luta anti-apartheid na África do Sul, é condenado a prisão perpétua por “sabotagem”.

 

1967 – O Supremo Tribunal dos EUA determina a nulidade das leis dos Estados do Sul que proíbem casamentos inter-raciais.

 

1975 – A primeira-ministra indiana, Indira Gandhi, é condenada por corrupção e impedida de exercer cargos públicos durante seis anos.

 

1983 - Termina, em Vilar de Perdizes, Vila Real, o I Congresso Luso-Galaico de Medicina Popular.

 

1985 - Cerimónia de assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à CEE, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. A adesão concretizar-se-ia a 1 de janeiro de 1996.

 

- A Espanha assina o Tratado de Adesão à CEE.

 

1987 - O ditador do antigo Império Centro-africano Jean-Bedel Bokassa é condenado à morte em Bangui.

 

- Ronald Reagan, 40.º Presidente norte-americano, pede ao líder soviético Mikhail Gorbatchov, num discurso em Berlim, para “derrubar o muro”.

1989 – Entra em vigor a diretiva europeia sobre higiene e segurança no trabalho.

 

1990 – Morre, com 74 anos, o ator português Óscar Acúrsio.

 

- Delegações da Frelimo e da Renamo encontram-se pela primeira vez, no Malawi, para negociarem o fim da guerra de 15 anos.

 

1991 - 150 milhões de russos vão às urnas para as primeiras eleições presidenciais. Boris Ieltsin é eleito com 57,3 por cento dos votos.

 

1996 - Morre o escritor português Romeu Correia. Tinha 78 anos.

 

- Luiz Francisco Rebelo vence o Grande Prémio de Teatro da Associação Portuguesa de Escritores.

 

2002 - Morre, aos 54 anos, o pintor Fernando Calhau, diretor do Instituto de Arte Contemporânea.

 

2003 - A assembleia dos ministros da Defesa da NATO reduz em 40% as bases militares da organização.

 

- Ataque israelita na Faixa de Gaza causa a morte do líder do Hamas, Yasser Taha.

 

2004 – Abre o Euro 2004, com a derrota da equipa portuguesa perante a seleção grega.

 

2005 - A jornalista francesa Florence Aubenas e o guia iraquiano Husein Hanun são libertados no Iraque, após 158 dias de sequestro.

 

2006 - A equipa de investigadores da Universidade do Minho, liderada por Madalena Alves, vence o Prémio Nacional de Inovação Ambiental.

 

- Morre, aos 83 anos, Gyorgy Ligeti, compositor austríaco de origem húngara, nascido no atual território da Roménia, figura determinante da música europeia do século XX, autor da ópera “Le Grand Macabre”, de “Lux Aeterna” e de vários “Nonsense Madrigals”, entre outras obras.

 

- Encerra a maternidade de Elvas. As utentes passam a ser atendidas em Badajoz, segundo um protocolo estabelecido entre Portugal e Espanha.

 

2007 - O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, é acusado do crime de corrupção desportiva no âmbito das investigações do processo sobre o jogo FC Porto-Estrela da Amadora, em 2004.

 

- O antigo presidente da autoproclamada "República sérvia de Krajina", na Croácia, Milan Martic, é condenado a 35 anos de prisão pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos entre 1991 e 1995.

 

2008 - Os eleitores irlandeses rejeitam em referendo o Tratado de Lisboa, tendo o "não" obtido 53,4% dos votos e o "sim" 46,6%, segundo os resultados finais divulgados pela Comissão Eleitoral da Irlanda.

 

- Pequim e Taipei retomam o diálogo, suspenso em 1995, após a vitória na eleição presidencial em março do candidato do Kuomintang, Ma Ying-jeou, defensor de um estreitar dos laços com o continente, e que foi reeleito em 2012.

 

2009 - Eleições presidenciais no Irão. O presidente cessante Ahmadinejad vence à primeira volta, com 62,63 por cento dos votos, contra 33,75 por cento para o seu principal adversário, o antigo primeiro-ministro Mir Hossein Mussavi, que alega "irregularidades" nas eleições.

 

- A proposta do Governo de alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos e da educação pré-escolar para crianças de 5 é aprovada por unanimidade na Assembleia da República.

 

- A Assembleia da República aprova por unanimidade a elevação de 22 povoações a vilas e a criação de cinco novas cidades - Borba, Senhora da Hora, Samora Correia, Valença e São Pedro do Sul.

 

2010 - O Parlamento islandês, o Althingi, aprova, com 49 votos a favor e nenhum contra, uma lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A Islândia passa a ser o nono país a permitir o casamento homossexual, depois da Holanda, Espanha, Bélgica, Canadá, América do Sul, Noruega, Suécia e Portugal.

 

- O maior radiotelescópio do mundo, o LOFAR, é inaugurado perto de Assen, na província de Drenthe, nordeste da Holanda.

 

- Morre em Peniche, com 88 anos, monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa, pároco emérito cuja ação social marcou o concelho durante mais de 60 anos.

 

2011 - O acampamento na Porta do Sol, em Madrid, começa a ser levantado, quatro semanas depois do início do protesto contra a atitude da polícia que tinha desalojado com violência vários elementos dos Indignados.

 

2012 – Morre Elinor Ostrom, cientista política norte-americana da Universidade de Indiana e a única mulher que foi distinguida com o Nobel da Economia. Tinha 78 anos.

 

2013 - O FMI analisa a sétima avaliação da 'troika' a Portugal e aprova o pagamento da oitava 'tranche' do empréstimo acordado, no valor de 657,47 milhões de euros.

 

- Morre, aos 116 anos, Jiroemon Kimura, japonês reconhecido pelo livro Guinness de Recordes como a pessoa mais velha do planeta.

 

2014 - A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, anuncia que o Governo abdicou de "receber o último reembolso do programa" por não querer solicitar "uma nova extensão que reabrisse o programa com a 'troika'".

 

- O Governo aprova uma proposta de lei para reintroduzir temporariamente os cortes entre 3,5% e 10% aplicados aos salários do setor público superiores a 1500 euros introduzidos em 2011 e que vigoraram até 2013.

 

- Jogo de abertura do Mundial2014 de futebol, em São Paulo. Dois golos de Neymar, o segundo na sequência de uma grande penalidade polémica, e um de Oscar dão ao Brasil a vitória sobre a Croácia por 3-1.

 

- Morre, com 91 anos, a atriz norte-americana Ruby Dee.

 

2015 – Governo anuncia vencedor da privatização da TAP. O consórcio Gateway, que inclui David Neeleman (Azul) e Humberto Pedrosa (Barraqueiro), bem como o fundo de investimento Cerberus, é o novo dono da TAP.

 

2016 - Um tiroteio num clube em Orlando, nos EUA, o pior na história do país, provoca 50 mortos e mais de 53 feridos. O autor dos disparos, Omar Mateen, cidadão norte-americano de origem afegã, morre durante a troca de tiros. O grupo extremista Estado Islâmico reivindica a autoria, no dia seguinte, dizendo ter sido cometido por um "soldado do califado".

 

2017 – Morre, aos 80 anos, em Lisboa, Durval Moreirinhas, músico e compositor que acompanhou nomes como Amália Rodrigues e José Afonso, apontado como um dos “históricos” da canção de Coimbra.

 

=============.

 

Este é o centésimo sexagésimo terceiro dia do ano. Faltam 202 dias para o termo de 2018.

 

Pensamento do dia: "Sendo o cómico a intuição do absurdo, ele afigura-se-me mais desesperante do que o trágico". Eugene Ionesco (1912-94), dramaturgo de origem romena.

 

Lusa/Fim.

 

 

 

 

 

 

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar