24-07-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Lisboa, 24 jul (Lusa) – Notícias breves do País (2.ª edição):

 

LISBOA: PJ detém homem por roubo e sequestro

 

A Polícia Judiciária (PJ) identificou e deteve um homem de 38 anos, fortemente indiciado como coautor da prática de crimes de roubo e sequestro, ocorridos no final do ano passado, foi hoje anunciado.

A detenção acontece depois de uma ação realizada na semana passada, na zona de Santarém, onde foram realizadas duas outras detenções, sendo que o agora detido não estava, então, no local, indicou hoje a PJ.

Em comunicado, a PJ avança que prosseguiu as diligências que culminaram na segunda-feira com a localização e detenção do suspeito.

 

 

LISBOA: PJ detém quatro homens por roubo, sequestro e burla informática

 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve quatro jovens, com idades entre os 17 e os 22 anos, suspeitos dos crimes de roubo, sequestro e burla informática nas telecomunicações, ocorridos a 10 de junho, em Lisboa, foi hoje anunciado.

Segundo a PJ, o grupo de quatro homens, juntamente com um quinto ainda por identificar, abordaram um homem que estava caído e inconsciente na via pública, agredindo-o e obrigando-o a deslocar-se a uma caixa automática onde fizeram dois levantamentos de dinheiro.

Depois levaram-no até uma casa devoluta, onde esperaram pelo horário de abertura de uma grande superfície comercial, vindo ali a efetuar várias compras, com o cartão multibanco da vítima, num valor de cerca de três mil euros, acrescentou a polícia.

Os quatro detidos vão agora ser presentes a primeiro interrogatório judicial, no qual serão sujeitos à aplicação das medidas de coação, enquanto a PJ continua em diligências para identificar e localizar o quinto suspeito.

 

 

RESENDE: GNR identifica casal de carteiristas

 

A GNR identificou uma mulher e um homem, de 30 e 35 anos, suspeitos de terem furtado as chaves e a carteira a uma idosa, quando esta estava a fazer uma compra na feira de Resende, foi hoje anunciado.

"Os carteiristas aproveitaram-se da sua distração e furtaram-lhe as chaves e a carteira, colocando-se em fuga", refere a GNR, em comunicado, acrescentando que o casal acabou por ser localizado "nas imediações do local do crime".

Durante uma busca ao veículo pertencente aos suspeitos, foram recuperados os bens furtados, acrescentou a GNR.

 

 

LISBOA: Prisão preventiva para homem detido por tráfico de droga na freguesia de Santa Catarina

 

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem, em 20 de julho, na freguesia da Santa Catarina, em Lisboa, em flagrante delito pela "prática do crime de tráfico de estupefacientes", informou hoje o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis).

De acordo com a nota da polícia, foram apreendidas 28 doses de haxixe, 8,24 gramas de liamba e 249,90 euros.

O detido foi presente ao primeiro interrogatório, no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, e ficou em prisão preventiva.

 

 

LISBOA: Oito homens detidos por posse de armas de fogo e tráfico de droga

 

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve oito homens, nas freguesias de Carnide, Benfica e Santa Clara, em Lisboa, por posse de armas de fogo e tráfico de droga, informou hoje o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) em comunicado.

De acordo com a nota da PSP, os homens, com idades entre os 20 e os 50 anos, foram detidos no "âmbito de uma operação especial de prevenção criminal", no qual foram feitas "27 buscas domiciliárias", tendo sido apreendidas uma caçadeira, cinco pistolas, 22 munições, uma carabina, além de 2.090 euros, 206 doses de haxixe, 193 de ‘ecstasy’ e 14 de cocaína.

Depois do interrogatório, foi aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR) aos oito suspeitos.

 

 

LOURINHÃ: Parque dos Dinossauros atingiu os 200.000 mil visitantes

 

O Dino Parque – Parque dos Dinossauros da Lourinhã, assinala hoje as 200.000 entradas, cumprindo, após seis meses de abertura, o objetivo traçado pelos investidores para o primeiro ano de atividade.

Inaugurado a 08 de fevereiro o Parque dos Dinossauros da Lourinhã é, segundo os seus responsáveis, “o maior museu ao ar livre do nosso país e um dos maiores parques temáticos de dinossauros da Europa”.

Com 120 modelos de dinossauros à escala real, o Dino Parque proporciona uma viagem de milhões de anos através de quatro percursos distintos: Paleozoico, Triásico, Jurássico e Cretáceo.

No Parque pode ainda ser visitado um núcleo Museológico com espólio do Museu da Lourinhã onde se podem conhecer os achados de dinossauros provenientes da região e um laboratório que permite aos visitantes observar a preparação de fósseis.

 

 

PENICHE: Carnaval de verão 2018 leva 675 foliões à cidade

 

O “Carnaval de Verão 2018” vai realizar-se no sábado, em Peniche, com cerca de 675 foliões distribuídos por 21 grupos a desfilar pela marginal.

O corso inicia-se, às 22:00, na Marina (Ribeira Velha), numa organização da Câmara Municipal de Peniche.

 

 

PENICHE: Docente da Escola de Turismo e Tecnologia do Mar na coordenação do Programa “Homem e Biosfera” da UNESCO

 

O docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, Sérgio Leandro, vai integrar o grupo de trabalho internacional que irá definir as diretrizes técnicas da Rede Mundial de Reservas da Biosfera.

Num comunicado hoje divulgado, a instituição explicou que Sérgio Leandro foi indicado pelo comité português do Programa Man & Biosphere (MaB) da UNESCO como perito nacional no grupo de trabalho composto por peritos de todo o mundo, que irão durante os próximos dois anos desenvolver as orientações para as Reservas da Biosfera da UNESCO, em quatro áreas prioritárias: zonamento; governança; política, planos de gestão e de negócios; e monitorização e gestão de dados.

Além do investigador, integram o painel de peritos da UNESCO mais dois portugueses, António Domingos Abreu e Eduardo Carqueijeiro, num conjunto de 47 especialistas de todo o mundo.

A Rede Nacional de Reservas da Biosfera da UNESCO integra atualmente 11 territórios distribuídos pelo continente (Paul do Boquilobo, Berlengas, Transfronteiriça Gerês-Xurés, Tranfronteiriça Meseta Ibérica, Transfronteiriça Tejo e Castro Verde), Açores (Ilha do Corvo, Ilha Graciosa, Ilha das Flores e Fajãs de São Jorge) e Madeira (Santana).

 

DYA/ACZF/AMF/RCP // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar