08-01-2019 Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 08 jan (Lusa) – Notícias breves do país:

 

SINTRA: Município ativa plano de contingência para as vagas de frio

 

O município de Sintra vai alargar o horário das unidades de cuidados de saúde primários de Algueirão, Belas, Agualva, Rio de Mouro e Sintra para atendimento complementar, anunciou hoje a autarquia em comunicado.

“A finalidade deste plano é prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo e das infeções respiratórias, nomeadamente da gripe, na saúde da população em geral e dos grupos de risco em particular”, esclarece o executivo.

Nos grupos de risco estão incluídos os idosos, as crianças e as pessoas com doenças crónicas.

Assim, as unidades de Algueirão, Belas e Agualva estarão em funcionamento nos dias úteis entre as 20:00 e as 24:00 e aos sábados e domingos entre as 10:00 e as 18:00. As unidades de Rio de Mouro e Sintra vão funcionar aos sábados entre as 09:00 e as 14:00.

 

SINTRA: Oficina de reutilização de têxteis em Massamá

 

A oficina de reutilização de têxteis “RE.use” realiza-se no dia 12 de janeiro, durante a manhã, em Massamá, numa organização do Banco de Recursos de Apoio às Famílias do município de Sintra.

“Detestas sacos de plástico? Gostas de costurar? Vamos transformar têxteis que não são úteis em sacos de pano para serem reutilizados em ações de apoio social”, refere uma nota da Câmara de Sintra.

A oficina decorre entre as 10:30 e as 13:00, com inscrição gratuita, nas instalações no Largo Padre Américo, 10, cave, em Massamá, e os interessados podem obter informações e inscrever-se através do endereço eletrónico nesa@cm-sintra.pt.

 

 

GUARDA: Concerto solidário pela Banda da Armada

 

A Banda da Armada, sob a direção do maestro capitão-tenente Délio Coelho Gonçalves, realiza na próxima sexta-feira às 21:30, no Teatro Municipal da Guarda, um concerto solidário a favor do Serviço de Pediatria, da Unidade Local de Saúde, anunciou a Armada Portuguesa.

O concerto efetua-se no âmbito do projeto "Marinheiros da Esperança”, que surgiu “inspirado nas comemorações dos 700 anos da Marinha Portuguesa e resultou num livro que ilustra, com desenhos realizados por crianças e jovens internados em Serviços de Pediatria do Serviço Nacional de Saúde, momentos da extraordinária relação de Portugal com o mar”, afirma a Armada Portuguesa em comunicado.

A Banda da Armada, composta atualmente por cerca de 100 elementos, realizou no ano passado 148 atuações, entre concertos abertos ao público, cerimónias militares, concertos pedagógicos e atuações dos seus ensembles.

A Banda da Armada remonta à segunda metade do século XVIII como Charamela. Em 1903 a então intitulada “Banda dos Marinheiros” realizou aquelas que são apontadas como as primeiras gravações em disco efetuadas em Portugal.

 

MONTIJO: Homem detido por abuso sexual de menina

 

Um homem com 34 anos foi detido no Montijo por abuso sexual de uma menina de 14 anos com quem vivia, anunciou hoje a Polícia Judiciária.

Numa nota, a PJ realça que a investigação "permitiu apurar que o autor, por alturas do mês de maio de 2017, sujeitou a menor, de 14 anos de idade, com quem coabitava, no Montijo, a diversos tipos de práticas sexuais".

O detido vai ser ouvido em primeiro interrogatório judicial para conhecer as medidas de coação.

 

LOURES: Homem detido por burlar pessoas com aparelhos que não funcionavam

 

Um homem com 45 anos foi detido por burla na feira de São João da Talha, no concelho de Loures, quando vendia produtos eletrónicos que não funcionavam, anunciou hoje a PSP.

O suspeito tinha uma banca onde vendia telemóveis e MP4, mas "nenhum dos aparelhos eletrónicos se encontrava em funcionamento", salientou a PSP, realçando que "este vendedor ludibriava os seus clientes a comprar um produto obsoleto e sem qualquer capacidade funcional, visando através disso obter proventos ilegítimos ludibriando múltiplas vítimas".

O homem foi detido e todo o material disponível na banca foi apreendido, nomeadamente "84 MP4, 13 telemóveis e cerca de 80 euros, suspeitando-se que esta quantia monetária seja proveniente da atividade criminosa".

O detido já tinha antecedentes criminais e ficou sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência, após primeiro interrogatório no Tribunal de Loures.

 

SETÚBAL: Detenção de mais dois suspeitos em operação contra o tráfico de droga

 

Um homem com 55 anos e uma mulher com 38 foram detidos na sexta-feira em Setúbal por tráfico de droga, elevando para sete o total de detidos no âmbito desta operação, anunciou hoje a PSP de Loures.

"Estes suspeitos estariam a recomeçar esta atividade delituosa em virtude dos seus anteriores fornecedores terem sido detidos, no âmbito do mesmo inquérito, no passado dia 07 de dezembro de 2018, momento em que foi desencadeada uma operação, tendo-se procedido à detenção de cinco suspeitos, todos do sexo masculino", afirmou a PSP de Loures, que efetuou as detenções.

Os suspeitos foram detidos em flagrante delito na zona de Setúbal após terem recebido uma determinada quantidade de droga, e foram sido efetuadas duas buscas domiciliárias na zona do Alentejo, onde os suspeitos procediam à venda de estupefacientes.

A três dos detidos no âmbito desta operação foram aplicadas as medidas de coação de apresentações periódicas e de proibição de contactos com os demais arguidos e aos restantes quatro, todos com antecedentes criminais por diversas tipologias de crime, nomeadamente tráfico de droga e roubos sob ameaça de arma de fogo, entre outros, foi-lhes decretada a prisão preventiva.

 

 

PENICHE: Suspeitos assaltam carrinha de tabaco

 

Vários suspeitos assaltaram uma carrinha de tabaco, durante a tarde de segunda-feira na Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, distrito de Leiria, agredindo fisicamente e ameaçando o condutor com arma de fogo, disse hoje fonte policial à agência Lusa.

“Os suspeitos ameaçaram com arma de fogo e agrediram o condutor, conseguindo levar o dinheiro e o tabaco que se encontravam na carrinha”, disse a mesma fonte.

Depois, colocaram-se em fuga e não foram ainda intercetados pelas forças policiais, estando a investigação do crime a cargo da Polícia Judiciária.

 

FYC/RCS/NL/LYFS/RYPS // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar