15-06-2018 Cultura, Sociedade, Lusa, Torres Vedras Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 3.ª edição

Redação, 15 jun (Lusa) – Notícias breves do país (3.ª edição):

 

CASCAIS: Homem e mulher detidos por tentativa de homicídio

 

Um homem de 22 anos e uma jovem de 16 foram detidos na terça-feira por suspeita de tentativa de homicídio, em cascais, quando a vítima tentava reaver dinheiro pedido pela suspeita, informou hoje a PSP.

De acordo com a nota da Polícia de Segurança Pública, o crime ocorreu em maio e a vítima – um jovem de 16 anos - foi gravemente ferida com seis golpes de arma branca “no pescoço, na face e no tronco”.

O crime terá ocorrido na sequência da tentativa da vítima de reaver 270 euros que tinha emprestado à suspeita de 16 anos, tendo sido agredida pelo namorado desta.

Os detidos foram presentes ao primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Lisboa–Oeste, em Cascais, tendo sido aplicadas as medidas de coação de apresentações semanais para a suspeita e prisão preventiva para o suspeito.

 

PENICHE: Festa em honra de S. João Baptista na ilha das Berlengas

 

Os pescadores da ilha da Berlenga, em Peniche, organizam no sábado a primeira festa em honra de São João Baptista, para valorizar e recuperar as tradições da ilha ligadas a São João Baptista, santo de devoção da comunidade.

A primeira edição conta com celebração religiosa e bênção do nicho presididas pelo cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, procissão do mar e arraial, com petiscos e música ao vivo.

 

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO: Astronomia no Forte do Alqueidão no sábado

 

O Forte do Alqueidão, no Sobral de Monte Agraço, recebe no sábado à noite uma sessão de astronomia, em que os participantes vão poder observar vários planetas, estrelas e constelações.

Vão estar disponíveis telescópios e vídeo-projeção para melhor identificar constelações, estrelas e asterismos.

 

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO: Abertas inscrições para campos de férias

 

A Câmara de Sobral de Monte Agraço tem inscrições abertas para campos de férias para crianças, entre os 06 e os 14 anos, entre 25 de junho e 10 de agosto, nas escolas da vila e de Santo Quintino.

Segundo a autarquia, tem havido um aumento significativo da procura das famílias por atividades de ocupação de tempos livres durante o período de verão, motivo pelo qual alterou o regulamento do programa “Sobral Vive as Férias”.

As inscrições estão limitadas a 40 vagas por semana.

 

TORRES VEDRAS: Quase duas mil pessoas no programa “Mexa-se para a vida”

 

Cerca de 1.900 pessoas aderiram em Torres Vedras ao programa de desporto sénior “Mexa-se para a vida”, que no sábado tem prevista a festa de encerramento desta época, com animação e muita atividade física.

Os 1.900 utentes estão distribuídos por 74 núcleos existentes em todas as freguesias do concelho.

 

TORRES VEDRAS: Desfile de moda e feira rural no sábado em Santa Cruz

 

O desfile de moda “Be Fashion” e a feira rural estão de regresso no sábado a Santa Cruz, Torres Vedras.

Figuras conhecidas ligadas à moda e à televisão, entre modelos profissionais e amadores, vão desfilar, a partir das 21:30, na ‘passarelle’ de 60 metros instalada na Rua José Pedro Lopes para mostrar as coleções primavera/verão das lojas aderentes.

Durante o dia, Santa Cruz recebe a primeira edição deste ano da ‘feira rural’, com bancas dedicadas à doçaria, vinhos, artesanato, furta e outros produtos locais, junto ao Mercado Municipal.

 

TORRES VEDRAS: 15 mil visitantes na Festa da Criança

 

Quinze mil visitantes passaram pela Oeste Infantil- Grande Festa da Criança, que se realizou entre os dias 05 e 09 em Torres Vedras, sob o tema “Ambiente e Sustentabilidade: o mundo nas tuas mãos”, anunciou a câmara municipal.

Campos de futebol de ‘palmo e meio’, ‘slide’ e insufláveis encheram de cor o recinto da Expotorres.

A 29.ª Oeste Infantil foi organizada pelo município de Torres Vedras em parceria com as escolas das redes pública, privada, solidária e profissional e outras instituições do Concelho.

 

TORRES VEDRAS: Município assinala 20 anos da geminação com Wellington

 

O município de Torres Vedras assinalou o 20.º aniversário do Tratado de Geminação com Wellington com uma exposição sobre as relações entre os dois municípios e um jantar, com a presença de uma comitiva de cidadãos ingleses.

O presidente da Câmara, Carlos Bernardes, afirmou que o futuro da geminação “está assegurado pela união e cooperação existente entre ambos os municípios”.

A comitiva de Wellington realizou ainda visitas a vários pontos do concelho e da região. No âmbito da visita, decorreu uma reunião de trabalho entre os Comités de Geminação de Torres Vedras e Wellington e foi descerrada uma placa evocativa na Rotunda de Wellington, na entrada norte da cidade.

Foi sob orientação de Arthur Wellesley, duque de Wellington, que as Linhas de Torres Vedras foram construídas, há 200 anos, durante o período das Invasões Francesas.

 

FYC/ACZF/ROC // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar