29-05-2018 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Efemérides Lusa - 31 de maio

Lisboa, 29 mai (Lusa) - Principais acontecimentos registados no dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, Dia Nacional do Pescador e Dia Nacional das Coletividades:

1232 - Canonização de Santo António de Lisboa.

1302 - D. Dinis concede foral à vila de Alenquer.

 

1819 - Nasce o poeta norte-americano Walt Whitman, autor de “Leaves of Grass”.

 

1910 - É fundada a União da África do Sul.

 

1911 - Fundação da editora Gallimard (França), por Gaston Gallimard, André Gide e Jean Schlumberger

 

1924 - A China reconhece a URSS.

 

1926 - O presidente da República Portuguesa Bernardino Machado, depois de 72 horas de resistência ao Golpe de Estado, renuncia, entregando os poderes ao almirante Mendes Cabeçadas.

 

1942 – II Guerra Mundial. Patriotas checos assassinam o dirigente da Gestapo, em Praga, Heydrich Reinhard.

 

1947 - Protestos de alunos na Faculdade de Medicina de Lisboa à ditadura do Estado Novo são calados com a intervenção violenta da polícia de choque. O professor António Flores, diretor da Faculdade, apresenta a demissão.

 

1961 - O Benfica conquista a Taça dos Clubes Campeões Europeus ao vencer na final o Barcelona por 3-2, no Wankdorf Stadion, em Berna, na Suíça.

 

1962 - Execução, em Jerusalém, do nazi Adolf Eichmann, antigo chefe das SS, responsável pela deportação de milhões de judeus para os campos de extermínio.

 

1964 - É lido, por um grupo de teatro, “Grândola”, o poema que Zeca Afonso escreveu em agradecimento à Sociedade musical Fraternidade Operária Grandolense.

 

1969 - Convenção da Acção Socialista Portuguesa, no Porto. António Macedo, Salgado Zenha, Mário Soares, Raul Rêgo, Teófilo Carvalho dos Santos e Vasco da Gama Fernandes assinam a declaração final.

 

1976 - A Indonésia completa a invasão e tomada de Timor-Leste.

 

1983 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas condena a ocupação ilegal da Namíbia pela África do Sul.

 

1985 - A federação britânica de futebol determina a ausência das equipas inglesas de futebol das competições europeias, na época seguinte, após os incidentes de Heysel.

 

1986 – Explosão do Ariane 2 na terceira fase de lançamento.

 

1988 - A Assembleia da República aprova a Lei da Rádio, para a liberalização do setor.

 

1991 - Assinatura do Acordo de Bicesse para a Paz em Angola entre o governo do MPLA, no poder, e a UNITA.

 

1992 - É inaugurado o Centro Internacional de Escultura, em Pero Pinheiro, Mafra.

 

1996 – Morre, com 75 anos, o norte-americano Timothy Leary, investigador, promotor do LSD e “guru” da comunidade hippy dos anos de 1960.

 

2001 – Morre, aos 60 anos, Faisal Husseini, responsável da OLP por Jerusalém, um dos principais negociadores com Israel.

 

2002 – Começa o XVII Campeonato do Mundo de Futebol, na Coreia do Sul e Japão.

 

2003 - O Concorde da Air France faz a última ligação comercial entre Nova Iorque e Paris.

 

2004 – Termina a instrução do processo Casa Pia. Paulo Pedroso, Herman José e Francisco Alves são ilibados. São pronunciados os restantes oito arguidos do processo.

 

- É lançado o canal RTP Informação.

 

2005 - O antigo diretor do FBI Mark Felt revela ter sido a fonte secreta dos jornalistas do Washington Post, “Garganta Funda”, durante a investigação do caso Watergate.

 

- Demissão do primeiro-ministro francês Jean-Pierre Raffarin, após os resultados do referendo ao Tratado Constitucional Europeu. Domininque de Villepin é convidado a formar Governo.

 

2006 – Morre, com 91 anos, Raymond Davis, cientista norte-americano, Prémio Nobel da Física em 2002.

 

2007 - O primeiro-ministro, José Sócrates, anuncia um programa para garantir a meio milhão de pessoas - estudantes, professores e trabalhadores em formação - o acesso a preços reduzidos a um computador e à Internet de banda larga.

 

- O parlamento da Letónia elege o cirurgião Valdie Zatlers para a presidência do país, em substituição de Vaira Vike-Freiberga.

 

- É detido o ex-general sérvio da Bósnia Zdravko Tolimir, próximo do general Radko Mladi, acusado pelo Tribunal Penal Internacional de crimes de guerra e genocídio pelo massacre de Srebrenica, em 1995.

 

- O escritor Mário Cláudio recebe a comenda de Cavaleiro das Artes e das Letras, atribuída pelo Ministério da Cultura francês.

 

2008 - Manuela Ferreira Leite torna-se a primeira mulher a presidir ao PSD, em 34 anos de história do partido, ao ganhar as eleições diretas antecipadas, sucedendo no cargo a Luís Filipe Menezes. Ferreira Leite é eleita com 37,6 por centos dos votos, seguida de Pedro Passos Coelho, com 31,07 por cento dos votos e de Pedro Santana Lopes com 29,82 por cento. Pedro Santana Lopes anuncia que cessa funções como líder parlamentar por discordar do projeto da nova presidente do partido.

 

- Morre, com 59 anos, o treinador de futebol Carlos Alhinho, antigo jogador do Benfica, Sporting e FC Porto e internacional português.

 

2010 - Israel ataca navios turcos de ajuda humanitária para Gaza, matando ativistas.

 

- Morre, aos 63 anos, o compositor argentino Ruben Jurez, intérprete de bandonéon, cantor e escritor de canções, um dos mais genuínos autores do tango, na senda de Aníbal Troilo e Astor Piazzolla.

 

2011 – Morre, aos 101 anos, o escritor germano-neerlandês Hans Keilson.

 

2013 - O Conselho de Ministros aprova a proposta de lei de orçamento retificativo para 2013, com as medidas para compensar o chumbo do Tribunal Constitucional a quatro normas do OE/2013.

 

2014 - O Valongo conquista o seu primeiro título de campeão nacional de hóquei em patins, ao vencer em casa o FC Porto por 5-3, em encontro da 30.ª e última jornada da prova.

 

- António José Seguro abre a Comissão Nacional do PS, no Vimeiro (concelho de Torres Vedras), avisando que é o líder legítimo e que não se demite. Propõe a realização de eleições primárias, abertas a simpatizantes, para a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro.

 

- Na Turquia, a intervenção da polícia para desalojar do parque Gezi e da praça Taksim milhares de manifestantes, entre os quais deputados da oposição, desencadeia violentos confrontos de que resultam dezenas de feridos.

 

2017 - O parlamento da Macedónia elege um novo Governo de coligação centro-esquerda liderado pelo ex-líder da oposição Zoran Zaev, terminando um impasse político de seis meses.

 

- Um atentado com um carro armadilhado mata 49 pessoas e fere mais de 300 em Cabul, perto do Palácio Presidencial, onde se encontram várias embaixadas e edifícios do Governo afegão.

 

============.

 

Este é o centésimo quinquagésimo primeiro dia do ano. Faltam 214 dias para o termo de 2018.

 

Pensamento do dia: “Canto o ar livre, a liberdade, a tolerância, sob a sabedoria democrática que é o terreno firme para todos”. Walt Whitman (1819-92), poeta norte-americano.

 

Lusa/Fim.

 

 

 

 

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar