13-02-2019 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 13 fev (Lusa) - Notícias breves do país (2.ª edição):

 

MADEIRA: Universidade promove Fórum de Empregabilidade

 

A Universidade da Madeira promove nos dias 21 e 22 de fevereiro mais um Fórum da Empregabilidade, uma iniciativa destinada a contribuir para a promoção do ingresso dos alunos no mercado do trabalho.

O evento é organizado pelo Observatório de Emprego e Formação Profissional desta Universidade e já vai na sua sétima edição, decorrendo no Campus da academia madeirense.

O programa contempla uma ‘Bolsa de Contactos’, que visa promover a “interação entre o aluno e o mercado de trabalho, propício à exploração da relação com potenciais empregadores, sobretudo através de contactos diretos e presenciais, num esforço de aproximação entre a comunidade académica e a comunidade envolvente”, pode ler-se na informação hoje divulgada.

 

ENTRONCAMENTO: Casal preso preventivamente por suspeita de furtos em farmácias

 

Um homem de 37 anos e uma mulher de 28 anos suspeitos de uma dezena de furtos a farmácias em localidades do distrito de Santarém, um deles qualificado, vão ficar presos preventivamente enquanto decorre o inquérito, afirma a PSP.

Segundo o comando distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP), o homem foi detido em flagrante delito e a mulher no cumprimento de um mandado de detenção, tendo a medida de coação sido aplicada após primeiro interrogatório judicial ocorrido terça-feira no Tribunal de Santarém.

Os furtos ocorreram ao longo de mais de seis meses, em farmácias do Entroncamento, mas também de outras localidades do distrito de Santarém, afirma a nota.

 

CALDAS DA RAINHA: Aprovação do Plano de Defesa da Floresta publicado em Diário da República

 

A aprovação do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI) das Caldas da Rainha, para o período entre 2018 e 2027, foi hoje publicada em Diário da República.

O documento, aprovado na Assembleia Municipal em dezembro de 2018, prevê que os custos com a defesa da floresta ascendam, no primeiro ano de implementação do plano, a mais de um milhão de euros, verba que nos anos seguintes será reduzida para menos de 900 mil euros.

O plano, dividido em dois cadernos, faz a caracterização geográfica, climática e de ocupação do solo no concelho, e define cinco eixos de atuação a implementar até 2027, visando “aumentar a resiliência do território aos incêndios florestais, reduzir a sua incidência, melhor a eficácia do ataque, recuperar os ecossistemas e adaptar uma estrutura orgânica funcional”, pode ler-se no documento, a que a Lusa teve acesso.

 

LISBOA: Exposição "Orgulho Bairrista" é aberta ao público

 

A exposição “Orgulho Bairrista”, projeto de Andy Dyo e Iñigo Sánchez, estará a partir de hoje aberta ao público, em Lisboa, anunciou a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

O ensaio fotográfico retrata a participação e o orgulho, tanto “coletivo” como “individual”, dos jovens marchantes da Mouraria nas marchas populares de Lisboa.

“O resultado deste projeto desenvolvido ao longo do ano de 2015 (…) é uma série de 16 retratos fotográficos e a recolha de histórias de vida dos participantes”, lê-se no 'site' da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

“Orgulho Bairrista” ficará em exposição até dia 22 de março na junta de freguesia.

 

FUNCHAL: Casa de Saúde mental promove “caça ao tesouro” com colaboração de alunos

 

Mais de duas dezenas de alunos das escolas de Santo António e do Curral das Freiras, na Madeira, vão participar sexta-feira numa atividade de promoção da saúde mental denominada “caça ao tesouro”, foi hoje anunciado.

Os organizadores são a Fundação S. João de Deus e a Casa de Saúde de S. João de Deus, no Funchal, que programaram esta ação que passa por procurar um tesouro escondido pelos vários espaços da instituição, destinada a utentes masculinos, tendo cada equipa a companhia de um dos internados do centro.

A Casa de Saúde S. João de Deus é um estabelecimento de saúde na área da Psiquiatria, Saúde Mental, Dependências e Reabilitação Psicossocial, na Madeira, que foi inaugurada oficialmente em agosto de 1924, tendo uma população de 300 pessoas em todas as vertentes da psiquiatria e do apoio social, “estando ainda presente na comunidade madeirense com projetos de prevenção e luta contra o estigma da doença, e na promoção da saúde mental”.

 

AMB/MLL/DYA/RZVR // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar