21-06-2018 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 21 jun (Lusa) - Notícias breves do País (2.ª edição):

 

TORRES VEDRAS: Praia do Navio interditada parcialmente a banhos

 

A praia do Navio, em Santa Cruz, Torres Vedras, está parcialmente interditada a banhos e desportos náuticos, por estarem a aparecer destroços do navio encalhado aí há décadas.

A Capitania do Porto de Peniche considerou como zona de perigo toda a zona de rebentação adjacente.

De modo a salvaguardar a segurança da população, a prática de banhos e desportos náuticos naquela zona é expressamente proibida.

A zona de perigo está assinalada no areal, com placas, e no mar, com duas boias de sinalização.

 

 

TORRES VEDRAS: 300 quilos de lixo recolhidos das praias do concelho

 

Cerca de 300 quilogramas de resíduos foram recolhidos nas praias por duas dezenas de alunos de escolas, no concelho de Torres Vedras, no âmbito da 24.º edição da ação “Costa Viva”, informou a câmara municipal.

A ação de limpeza passou pelas praias de Santa Rita Norte, Santa Rita Sul, Azul, Pinhal do Seixo e da Mexilhoeira e resulta de uma parceria entre o município e o Espeleo Clube de Torres Vedras.

 

TORRES VEDRAS: Carnaval de verão e desporto informal no fim-de-semana em Santa Cruz

 

A praia de Santa Cruz, Torres Vedras, recebe o carnaval de Verão, no sábado à noite, e sessões de desporto informal, com corrida e caminhada, no domingo de manhã, informou a câmara municipal.

O carnaval conta com 600 figurantes oriundos de diversas partes do país a desfilarem ao ritmo dos tambores, naquele que se constituiu como um “Encontro de Festas de Carnaval de Portugal”. Começa à tarde com Cabeçudos e Zés Pereiras a percorrerem as ruas e termina à noite com desfile noturno e espetáculo de fogo-de-artifício.

No domingo de manhã, a Avenida do Atlântico vai transformar-se numa “Marginal Ativa”, com caminhada, corrida, experimentação de várias modalidades, aulas de 'fitness' em grupo e zona de insufláveis para os mais pequenos, de utilização gratuita.

O trânsito estará cortado entre a Praia do Pisão e a Praia Centro, onde as atividades vão decorrer.

 

TORRES VEDRAS: Observação astronómica no sábado na Serra do Socorro

 

Memórias de Baco no céu de Torres Vedras é o nome da observação astronómica com prova de vinhos e palestra que decorre no sábado, às 21:00, na Serra do Socorro, promovida pelo município.

A palestra é apresentada por Máximo Ferreira.

A atividade, inserida no programa da Cidade Europeia do Vinho 2018, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Mafra e o Académico de Torres Vedras – ATV.

 

TORRES VEDRAS: 42 propostas aprovadas para o Orçamento Participativo

 

Quarenta e duas propostas foram aprovadas nas sessões de participação da terceira edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Torres Vedras, que decorreram entre 02 de maio e 13 de junho nas várias freguesias do concelho.

As propostas foram escolhidas entre 72 que foram apresentadas em plenário, tendo, inicialmente, sido apresentadas 230 nas mesas de trabalho.

No total, contabilizaram-se 564 participações nas sessões de participação e 1.692 foi o número de votos apurados nas mesmas.

As propostas aprovadas são sujeitas a análise técnica até 15 de julho e, se passarem na mesma, integram a lista de projetos que vai à votação final, de 14 de setembro a 04 de outubro.

 

MADEIRA: CTT lançam coleção de selos para assinalar 600 anos do Descobrimento das ilhas

 

Os CTT anunciaram hoje o lançamento de uma emissão filatélica para assinalar os 600 anos do descobrimento das ilhas da Madeira e Porto Santo.

A coleção é composta por quatro selos, sendo dois com um valor facial de 53 cêntimos de 115 mil exemplares cada, outro de 84 cêntimos (145 mil exemplares) e um de 91 cêntimos (100 mil exemplares), além de um bloco filatélico com um selo, com o valor de 1,5 euro (40 mil exemplares), refere a mesma informação

Os CTT mencionam que esta coleção de selos tem design do atelier Design&Etc / Elizabete Fonseca.

 

PONTA DO SOL: Câmara distribui manuais a mais de mil alunos

 

A Câmara Municipal da Ponta do Sol informou hoje que vai distribuir manuais escolares a cerca de mil alunos do concelho no próximo ano letivo.

A nota divulgada pelo município adianta que metade dos estudantes vão frequentar o primeiro ciclo do ensino básico, sendo adotada a modalidade de empréstimo para os alunos do 2.º e 3.º ciclos.

Também refere que esta medida representa um investimento de 30 mil euros e que “será criado um banco de livros, em que estes poderão ser usados pelos alunos, tendo os mesmos de os devolver no final do próximo ano letivo para que possam ser emprestados a outros colegas nos anos seguintes, até que a escola mude de manuais”.

Este apoio abrange os alunos que não têm direito a ação social e é extensível aos que não recebem esta ajuda na totalidade e de acordo com o escalão.

 

FUNCHAL: Espetáculo com imagens projetadas em ecrã de água

 

O Funchal será palco de espetáculos com imagens em ecrã de água na sexta-feira e no dia 29, integrados nas comemorações dos 600 anos do descobrimento das ilhas da Madeira e Porto Santo.

A iniciativa terá lugar na zona da Marina do Cais 8 e as imagens de multimédia vão apresentar uma retrospetiva de momentos que marcaram a história das duas ilhas.

O espetáculo está integrado no cartaz turístico Festival do Atlântico, da responsabilidade da secretaria regional do Turismo e Cultura madeirenses, que aposta na inovação para assinalar a efeméride.

 

FYC/AMB // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar