11-09-2018 Desporto, Cultura, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Lisboa, 11 set (Lusa) - Notícias breves do país:

 

FELGUEIRAS: Condutor foge após atropelar casal e despista-se pouco depois

 

O condutor de um veículo que atropelou com gravidade um casal em Felgueiras, na segunda-feira à noite, fugiu do local do acidente, mas despistou-se poucos metros à frente, disse hoje fonte dos bombeiros.

Segundo a corporação de Felgueiras, o condutor, de 55 anos, acabou também por sofrer ferimentos e foi identificado pela GNR.

O atropelamento aconteceu cerca da 21:20, na rua 1.º de Maio, na localidade de Refontoura, distrito do Porto, quando as vítimas, um homem de 52 anos e uma mulher de 48, foram estavam a fazer uma caminhada.

Os três feridos foram assistidos no local pela equipa da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Vale do Sousa e transportados para o Hospital Padre Américo, em Penafiel.

 

VILA FRANCA DE XIRA: GNR detém em Castanheira do Ribatejo homem por violência doméstica

 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve no sábado em Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, um homem suspeito de violência doméstica, tendo-lhe sido apreendida duas caçadeiras, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a GNR refere que o homem, de 58 anos, é suspeito de agredir "física e psicologicamente" a mulher, de 56, diante dos filhos melhores.

A nota refere que, mesmo após ter terminado a relação, o homem continuou as agressões psicológicas e ameaças de morte.

Entretanto, o suspeito, que tinha na sua posse duas caçadeiras de calibre 12 foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

 

ÓBIDOS: Batatada no Pinhal de Óbidos

 

A tradicional Batatada no Pinhal de Óbidos, uma iniciativa em que são oferecidas batatas e bacalhau a todas as pessoas que apareçam naquela aldeia do concelho de Óbidos, decorre no dia 19.

A “batatada” é uma tradição que remonta a 1928, ano em que os festeiros da Festa de Santa Ana, que então movimentava cerca de 100 escudos, obtiveram cerca de dez escudos de lucro.

Com os lucros foi organizado um jantar para os festeiros e ajudantes que, quando coziam o bacalhau e as batatas, foram surpreendidos por um grupo de soldados exaustos e com fome, aos quais ofereceram o jantar.

A tradição alargou-se e manteve-se até hoje, com a oferta do jantar “a toda a gente que apareça, bastando levar consigo pratos, talheres e copos”, divulgou a Câmara de Óbidos em nota de imprensa.

 

LAZER: Arraiais portugueses em novo jogo de tabuleiro

 

As festas populares portuguesas de verão são o mote de um novo jogo de tabuleiro que será lançado este mês, no qual o objetivo é que cada jogador organize um arraial na sua rua.

No jogo "Arraial" cada jogador deve organizar um arraial movimentando as peças num tabuleiro, vencendo o jogo quem conseguir atrair mais visitantes, recorrendo a estratégias de otimização de espaço, explicou a editora de jogos de tabuleiro MeboGames.

O jogo pode ser praticado por quatro pessoas e exige um tempo aproximado de 15 minutos por jogador.

O “Arraial” estará disponível nas lojas a partir de 20 de setembro.

 

ÓBIDOS: Seminários d’Óbidos debatem transições do Mundo atual

 

O Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) e a Câmara Municipal de Óbidos organizam, entre os dias 13 e 15, os Seminários d’Óbidos, este ano dedicados ao tema “Transições”.

O curso tem a duração de três dias e é composto por seminários que incluem a apresentação de ‘papers’ com trabalhos originais e comentados. No último dia decorrerá uma mesa redonda sobre a exceção portuguesa à emergência de novos partidos.

A iniciativa, que contará com a presença de vários investigadores portugueses, terá lugar no Museu Municipal, em Óbidos.

 

NAZARÉ: Surfista morre na praia do Norte

 

Um surfista de 38 anos morreu hoje na praia do Norte, na Nazaré, vítima de paragem cardiorrespiratória quando se encontrava a praticar surf, informou a Capitania do Porto da Nazaré.

A vítima “foi retirada do mar em paragem cardiorrespiratória e foram efetuadas manobras de reanimação, mas sem sucesso”, disse à agência Lusa Paulo Gomes Agostinho, comandante da Capitania do Porto da Nazaré.

De acordo com o responsável, o surfista, de 38 anos, integrava “um grupo de quatro amigos, de Vila Nova de Gaia, que vieram fazer surf à praia do Norte”, onde hoje “praticamente não há ondulação e a agitação marítima é insignificante”.

Um dos surfistas, enfermeiro de profissão, “apercebeu-se e socorreu de imediato a vítima, que se suspeita que poderá ter sofrido doença súbita”. Porém, as cujas causas da morte só deverá ser apurada com a realização de autópsia.

 

PENICHE: Apreendidos 120 quilos de peixe ilegal

 

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche apreendeu 120 quilogramas de pescada imatura, em Peniche, anunciou hoje a GNR.

No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, nas imediações do porto de pesca de Peniche, os militares detetaram o transporte de pescado imaturo, o que pode colocar em causa a conservação das espécies capturadas, sendo importante a deteção e fiscalização de situações de captura ilegal de pescado, no sentido de se assegurar a sua conservação e gestão.

A GNR identificou um homem com 40 anos e doou a pescada a instituições de solidariedade social do concelho.

 

TORRES VEDRAS: Biblioteca municipal com exposição alusiva a Karl Marx

 

A Biblioteca Municipal de Torres Vedras inaugura, no sábado, a exposição “II Centenário do Nascimento de Karl Marx - Legado, Intervenção, Luta. Transformar o Mundo”, que poderá ser visitada até 20 de outubro.

Este ano, comemora-se por todo o mundo o bicentenário do nascimento de Karl Marx, que foi filósofo, historiador, economista, coautor do “Manifesto Comunista” e autor do livro “O Capital”.

 

CADAVAL: Ana Kandsmar apresenta “A Lenda do Havn”

 

A escritora do Cadaval Ana Kandsmar apresenta no sábado o seu segundo livro, “A Lenda do Havn”, um romance que marca o primeiro centenário do fim da Primeira Guerra Mundial, na Biblioteca Municipal do Cadaval.

Depois de “A Guardiã – O Livro de Jade do Céu”, lançado há três anos, surge este ano o título “A Lenda do Havn ou de um Amor que (se) perdeu (n)o Norte”, uma “viagem entre a Grã-Bretanha do século XX e Portugal do século XXI”.

 

 

APM/FYC/DYA/FYS/RCS // ROC

 

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar