24-04-2018 Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 24 abr (Lusa) – Notícias breves do país:

 

TOMAR: Feira do Livro no complexo da Levada

 

A Feira do Livro de Tomar abre na quarta-feira, no complexo cultural da Levada, com uma sessão com Renato Paiva, autor de livros como “Desenvolva as inteligências do seu filho”, decorrendo até 06 de maio.

Em comunicado, a Câmara de Tomar (distrito de Santarém), que promove a iniciativa juntamente com a Livraria Nova, destaca a presença, em 01 de maio, à noite, do humorista e contador de histórias Jorge Serafim, no dia em que será lançado, à tarde, o número 2 da revista literária dedicada à poesia “Nervo”.

Entre os autores que passarão pela feira contam-se Isabel Ricardo, na próxima quinta-feira, Miguel Miranda, no sábado, dia em que o fotógrafo tomarense Luís Ribeiro apresenta “Alma nabantina”, e ainda Sílvia Veríssimo (03 de maio), Pedro Guilherme Moreira (a 04) e Alexandre Moreira e Alberta Marques Fernandes (dia 05).

 

TOMAR: Centenário das Escolas na Linhaceira promove prémio literário

 

A organização do centenário das escolas da Linhaceira, aldeia do concelho de Tomar, está a promover um concurso literário de âmbito local, concelhio e nacional sobre o tema “A Escola”, aceitando a entrega de originais até 15 de julho.

“Haverá três vencedores nacionais, três do concelho de Tomar e três da freguesia de Asseiceira, nos escalões de adultos, jovens e crianças”, refere uma nota dos promotores da iniciativa, que anuncia como prémios a publicação em livro e a oferta de "estantes e prateleiras repletas de livros".

A escolha do tema “A Escola” para os textos de ficção, que podem incluir "outras expressões artísticas", é justificada pelo contributo “determinante” do surgimento da escola no desenvolvimento da Linhaceira, aldeia que “é um caso ímpar na vida literária num lugar da sua dimensão, com diversos autores no ativo, vários projetos editorais nos últimos trinta anos, incluindo uma revista literária, além de ser o local onde nasceram iniciativas mais amplas relacionadas com os livros como O Contador de Histórias e A Poesia Não Tem Grades”.

 

CORUCHE: Sabores do Toiro Bravo na Praça de Touros

 

A 15.ª edição dos Sabores do Toiro Bravo vai decorrer a partir de sexta-feira e até 01 de maio na Praça de Touros de Coruche, onde estarão a funcionar seis restaurantes que darão a “saborear o melhor da gastronomia ribatejana”.

Em comunicado, a Câmara de Coruche (distrito de Santarém) destaca pratos de “’fazer crescer água na boca’ aos apreciadores de boca carne: cachaço de toiro bravo com grão e hortelã, bravo à lagareiro, espetada de lombo de vitela brava, miminhos de toiro bravo na telha, bife de novilha brava à Vítor Mendes”.

Na Praça de Touros estarão ainda tasquinhas de petiscos, artesanato da região, mostras de produtos locais e “muita animação musical nas horas das refeições, momentos únicos de etnografia e muita animação taurina na arena da praça”, acrescenta.

 

25 ABRIL: exposição, música e fogo-de-artifício no Bombarral

 

A Câmara do Bombarral está a assinalar os 44 anos do 25 de Abril de 1974 com um programa que começa hoje, com um espetáculo musical, fogo-de-artifício e uma exposição.

Rodrigo Correia, Tomás marques, André Gomes e Guilherme Melo protagonizam o momento musical, previsto para hoje às 22:30 nos claustros do Palácio Gorjão, seguindo-se um fogo-de-artifício, que pode ser apreciado do anfiteatro municipal.

O programa integra ainda uma sessão solene, largada de pombos, patinagem e tertúlia literária, na quarta-feira, e a exposição documental e audiovisual “25 de Abril no Bombarral”, que se encontra patente no Museu Municipal.

 

25 ABRIL: Cadaval assinala 44.º aniversário

 

O município do Cadaval está a assinalar o 44.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com um leque variado de atividades, que culminam na quarta-feira, com o objetivo de incrementar a participação cívica na vida social e política.

Na Biblioteca Municipal, está patente a exposição do Museu da Guerra Colonia, intitulada “Guerra Colonial, uma história por contar”.

Na quarta-feira, além da sessão solene comemorativa, o programa contempla uma prova de atletismo, homenagem aos combatentes do concelho com deposição de uma coroa de flores junto ao respetivo monumento e um encontro de fanfarras, promovido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval para assinalar também os 50 anos da fanfarra dos bombeiros cadavalenses.

 

TERCEIRA: PJ detém alegado traficante de droga

 

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção na Terceira, nos Açores, de um homem suspeito de tráfico de droga que tinha na posse folhas secas e prensadas de canábis, prontas para comercialização.

Um comunicado do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada da PJ adianta que a detenção do homem, de 64 anos, ocorreu no âmbito de investigação em curso, e com colaboração de equipa cinotécnica da GNR.

 

LOURINHÃ: Certame Expo Lourinhã começa na sexta-feira

 

A Expo Lourinhã, que começa na sexta-feira e se prolonga até terça-feira, 01 de maio, com 160 empresas e 30 associações presentes, tem este ano como novidade o aumento da área de exposição para empresas.

Em 2018, o evento mantém a aposta na diversificação da oferta, com áreas dedicadas aos setores empresarial, agrícola e automóvel, ao artesanato, à doçaria tradicional e ao ‘street food’, e incorpora a III edição do Pataniscar, concurso de pataniscas à prova, com 20 restaurantes aderentes.

Organizado pela Associação para o Desenvolvimento e pelo município da Lourinhã, o certame conta com um programa de animação em paralelo, com espetáculos de grupos e artistas locais, espaço de diversões, insufláveis e espaço com atividades lúdico-pedagógicas inspiradas na ciência dinamizado pelo Dino Parque da Lourinhã.

 

TORRES VEDRAS: Festival Nacional de Robótica entre quarta-feira e domingo

 

Torres Vedras acolhe, entre quarta-feira e domingo, no Parque Regional de Exposições da cidade, o Festival Nacional de Robótica, que promove o espírito empreendedor nas crianças e jovens.

O Festival Nacional de Robótica conta com alunos provenientes de todo o país para participar nas competições, a partir das quais vão ser apuradas as equipas portuguesas para o Robocup, competição de robótica de âmbito mundial que reúne as melhores equipas de cada país e na qual Portugal conta já com um historial de bons resultados.

Além da competição, o evento inclui um encontro científico sobre robôs, onde investigadores nacionais e estrangeiros poderão apresentar os seus mais recentes resultados de investigação, ações de formação para docentes, ‘workshops’ na área da programação e da robótica e demonstrações de projetos.

O festival é organizado pela Sociedade Portuguesa de Robótica, Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o Ministério da Educação e a Associação Nacional de Professores de Informática.

 

 

TORRES VEDRAS: Mais de duas centenas de professores em intercâmbio na Europa

 

Mais de duas centenas de professores e técnicos da área da Educação do concelho de Torres Vedras estão a participar no projeto “Missão Educar – Professores em Ação na Europa”, no âmbito do programa “Erasmus +”.

Com um orçamento que ultrapassa os 26 mil euros, o projeto “Missão Educar – Professores em Ação na Europa” pretende criar condições que permitam a melhoria da educação no território, capacitando os seus protagonistas, aprofundando a sua integração e coordenação territorial e introduzindo uma dimensão internacional na sua abordagem educativa.

 

APE/FYC/MLL // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar