11-09-2018 Cultura, Lusa, Caldas da Rainha Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Projeto promove mobilidade elétrica em Áreas Naturais Protegidas de Portugal e Espanha

Caldas da Rainha, Leiria, 11 set (Lusa) - Sete áreas naturais de Portugal e de Espanha estão a participar num projeto de promoção de turismo sustentável através da mobilidade elétrica, envolvendo um investimento superior a 900 mil euros.

O Parque Nacional Peneda-Gerês - Ecomuseu de Barroso, o Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata, são, em Portugal, as Áreas Naturais Protegidas envolvidas no projeto Moveletur: "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais".

A estas se juntam o Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto, Parque Natural Arribes del Duero, Parque Natural Las Batuecas - Sierra de Francia e Parque Regional Sierra de Gredos, em Espanha, perfazendo “um total de mais de 400 mil hectares” envolvidos, divulgou hoje a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, parceira da iniciativa.

Desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha Portugal (POCTEP – Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça) 2014-2020, o projeto “visa promover um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças”, criando uma rede de itinerários turísticos 'verdes' “que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas”, explicou a Oeste Sustentável numa nota de imprensa.

Com um orçamento de 908 mil meuros, cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o projeto inclui a aquisição de nove veículos e 91 bicicletas elétricas, a instalação de 25 postos de carregamento, o desenvolvimento de uma plataforma de monitorização de veículos elétricos e uma área exclusiva para a reserva de veículos (https://patrimonionatural.org/moveletur).

Nos dias 14, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 deste mês decorrerá nestas regiões transfronteiriças um tour em veículos elétricos para promover a mobilidade sustentada nestes parques naturais, de ambos os lados da fronteira, ao longo de seis etapas em que serão também realizadas ações de sensibilização nas localidades por onde passa a caravana.

Workshops, palestras e experiências de condução de veículos elétricos são algumas das ações que serão desenvolvidas e “conjugadas com iniciativas de promoção do turismo sustentado e de valorização do património histórico-cultural nas regiões integrantes”, pode ler-se na mesma nota.

A iniciativa, sem fins lucrativos, é promovida pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, contando como parceiros espanhóis a Ente Regional de la Energía de Castilla y León e a Diputación de Ávila.

Do lado português os parceiros são, além da OesteSustentável, a Câmara Municipal de Bragança, a ADIRBA - Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso, e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

 

DYA // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar