14-06-2018 Cultura, Sociedade, Lusa, Torres Vedras Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 14 jun (Lusa) – Notícias breves do País (2.ª edição):

 

ALENQUER: Ponte encerrada ao trânsito na Abrigada por falta de segurança

 

A ponte junto da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Graça, em Abrigada, Alenquer, foi encerrada ao trânsito, devido ao agravamento do seu estado de conservação, informou a câmara municipal.

O presidente da câmara, Pedro Folgado, disse à agência Lusa que a autarquia está a finalizar o projeto e pretende executar obras de requalificação durante o verão.

A ponte estava condicionada ao trânsito desde o início de maio, com a circulação a efetuar-se alternadamente apenas numa faixa de rodagem, mas, após uma nova avaliação ao seu estado, levou a câmara a optar pelo corte total.

Em comunicado, os vereadores do PSD/CDS-PP lamentaram que a câmara não tenha condições para iniciar de imediato a obra, já que o problema estava diagnosticado desde novembro, e defenderam que, face ao abatimento do terreno, às rachas e ao deslocamento de alguns elementos, só uma ponte nova resolverá o problema.

 

 

CABECEIRAS DE BASTO: GNR apreende 13 armas a suspeito de ameaças de morte

 

A GNR apreendeu 13 armas de fogo a um homem de Cabeceiras de Basto, no âmbito de uma investigação por alegadas ameaças de morte, divulgou hoje aquela força.

Em comunicado, a GNR refere que foram efetuadas oito buscas, das quais duas domiciliárias e seis em viaturas, que resultaram na apreensão de seis espingardas caçadeira, três carabinas, uma espingarda de pressão de ar, um revólver, uma pistola e uma pistola de alarme.

Foram ainda apreendidas cerca de 1.500 munições de diferentes calibres.

O suspeito, de 60 anos, foi constituído arguido e os factos foram participados ao Tribunal Judicial de Cabeceiras de Basto.

 

 

LOURINHÃ: Conferência e demonstrações sobre o uso do sílex durante vários períodos históricos

 

A Câmara da Lourinhã promove no sábado, a partir das 14:30, uma conferência acompanhada de demonstrações sobre o " Uso do Sílex: Da Pré-História à Arma de Pederneira", no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

A atividade visa dar a conhecer a utilização desta rocha ao longo de vários períodos históricos. Desde as pontas de flecha da pré-história até às armas de pederneira, do período das Invasões Francesas, o sílex é considerado como a primeira matéria-prima da história.

Dirigida ao público em geral, a iniciativa, de participação livre, enquadra-se no âmbito da agenda cultural do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro "A Batalha do Vimeiro: 210 anos de história"

 

 

VILA FRANCA DE XIRA: Homem detido por suspeita de roubo em Vialonga

 

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem de 19 anos "por roubo na via pública" na quarta-feira, na freguesia de Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira, informou hoje a polícia em comunicado.

O suspeito terá roubado um "fio de ouro" a uma pessoa "através do método de esticão" e foi detido "pouco tempo depois, junto à sua residência", segundo a PSP.

O homem de foi presente ao Tribunal de Vila Franca de Xira e ficou em prisão preventiva.

 

 

PENICHE: Festival internacional de ‘street food’ de sexta a domingo

 

O 1º Festival Internacional de ‘Street Food’ de Peniche vai realizar-se entre sexta-feira e domingo, com várias ofertas de comida pronta a comer vendida em estruturas móveis na Praça Jacob Rodrigues Pereira, na cidade.

O festival conta com representações de Portugal, Hungria, Estados Unidos da América, Itália, México, Espanha, Suécia, Argentina e Bélgica.

No recinto, vai estar montado um ecrã gigante para a transmissão dos jogos do campeonato mundial de futebol.

 

 

LISBOA: Ilustrações de 40 lojas históricas de Lisboa reunidas em livro

 

Cerca de 40 estabelecimentos de comércio local da capital foram desenhados e compilados no álbum “Lojas históricas em Lisboa”, que “pretende contribuir para a permanência, promoção e valorização dos espaços”, foi hoje anunciado.

Além das ilustrações, este livro conta com um mapa, coordenadas GPS, contactos, horários, curiosidades e segredos sobre cada loja, estando disponível em três idiomas – português, inglês e francês.

O livro será apresentado na quinta-feira, dia 21 de junho, no Museu de Lisboa (Campo Grande), e é responsabilidade da Associação Urban Sketchers Portugal e do Círculo de Lojas de Caráter e Tradição de Lisboa, numa edição da Zest.

 

 

TORRES VEDRAS: Seminário e almoço na sexta-feira

 

A programação da “Cidade Europeia do Vinho 2018”, distinção atribuída a Torres Vedras e Alenquer, prossegue na sexta-feira com um seminário sobre vinhos, culminando com um jantar.

O seminário Food & Wine Lab decorre das 09:30 às 17:30 no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – INIAV, em Dois Portos, Torres Vedras, e é destinado a enófilos e apreciadores de vinho.

Em paralelo, há almoço, confecionado pelo ‘chef’ João Simões, e prova de vinhos de castas tradicionais.

Os dois municípios organizam, ao longo deste ano, um conjunto de laboratórios cuja temática gravita em torno do vinho e da gastronomia.

 

 

Oeste: 1º Encontro Nacional de Aguarelas entre sexta e domingo em adegas de vinho

 

As câmaras de Alenquer e de Torres Vedras promovem o 1.º Encontro Nacional de Aguarelas, entre sexta-feira e domingo, em adegas e quintas dos dois concelhos.

A iniciativa, integrada no programa da “Cidade Europeia do Vinho 2018”, pretende retratar o património relacionado com a vinha e o vinho através da visão dos aguarelistas participantes, que vão pintar ao vivo e no local.

O encontro é organizado em parceria com a Associação de Aguarela de Portugal – AAPOR.

Os trabalhos realizados no âmbito deste encontro vão ficar expostos no Espaço Aguarela, em Santa Cruz, entre 02 e 30 de julho.

 

FYC/VCP/ACZF/FYM // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar