22-06-2018 Cultura, Economia, Política, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 22 jun (Lusa) - Notícias breves do País:

 

TERCEIRA: Governo dos Açores lança concurso público para repavimentação caminho florestal

 

O concurso público para a empreitada de repavimentação do Caminho Florestal da Ramada, na Terceira, com um valor base de 166 mil euros, foi hoje publicado em Jornal Oficial, uma empreitada que vai beneficiar os acessos a cerca de 18 agricultores.

Numa nota do executivo dos Açores, a secretaria regional da Agricultura e Florestas explica que este caminho tem "uma extensão de cerca de 2.014 metros, situando-se nas freguesias das Cinco Ribeiras e Santa Bárbara, no concelho de Angra do Heroísmo".

“A empreitada a concurso beneficiará os acessos a cerca de 18 agricultores, que usufruem ou são proprietários de cerca de 40 hectares de pastagens baldias, cerca de 17 hectares de pastagens privadas e melhorará acessos a cerca de sete hectares de áreas florestais do Perímetro Florestal da Ilha Terceira”, sublinha.

As empresas poderão apresentar as suas propostas até às 16:00 horas locais dia 05 de julho.

 

LOURINHÃ: Museu assinala aniversário com entradas gratuitas e novas exposições

 

O Museu da Lourinhã celebra, no domingo, o 34.º aniversário, oferecendo aos visitantes entradas gratuitas, novas exposições temporárias e um mercado de produtos locais.

Vai ser inaugurada nesse dia a exposição “O Colecionismo - Uma pequena homenagem aos doadores do Museu da Lourinhã”, patente até 31 de dezembro e baseada em coleções de vários temas, doadas ao museu por várias pessoas.

A exposição "Um Museu em Playmobil" é inaugurada e vai estar visível até 31 de novembro, a pensar nas crianças com figuras do mundo ‘Playmobil’ associadas às áreas temáticas do museu, a paleontologia, a etnografia, a arqueologia e os mares.

 

CÂMARA DE LOBOS: Túnel que vai ligar Curral das Freiras e Jardim da Serra apresentado em setembro

 

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, anunciou hoje que pretende apresentar o projeto que vai ligar em túnel as freguesias do Curral das Freiras e Jardim da Serra, no concelho de Câmara de Lobos, em setembro deste ano.

O governante falava no âmbito da visita que efetuou à obra de um talude no Curral das Freiras, junto à ribeira do Cidrão, que representou um investimento de 3,3 milhões de euros.

O chefe do executivo insular destacou a importância deste projeto para a segurança da população, sublinhando que representou “mais um compromisso do governo [da Madeira] cumprido”.

 

FUNCHAL: Baía do Funchal acolhe sábado terceiro espetáculo piromusical do Festival do Atlântico

 

A baía do Funchal é palco no sábado do terceiro espetáculo piromusical integrado no programa do Festival do Atlântico, estando o projeto a cargo de uma empresa do México, que vai congregar milhares de pessoas na marginal da cidade.

Este é um evento que acontece a cada sábado do mês de junho e a empresa mexicana promete apresentar durante cerca de 20 minutos uma “Festa com fogo”, composta por 15 quadros pirotécnicos ao som da música.

Neste concurso, integrado no Festival do Atlântico, que representa um investimento de 450 mil euros do governo madeirense, participaram também a Áustria e a África do Sul.

O último espetáculo, a 30 de junho, está a cargo da empresa portuguesa Macedo’s, em extraconcurso.

 

FUNCHAL: PCP defende complemento de reforma de 65 euros

 

Os deputados do PCP na Assembleia da Madeira vão propor que o Orçamento Retificativo para 2018, apresentado pelo Governo Regional, integre um complemento de reforma de 65 euros para os reformados do arquipélago.

A medida foi anunciada numa iniciativa realizada hoje no Funchal pelo parlamentar comunista Ricardo Lume, o qual declarou que nesta região “as baixas reformas e pensões são potenciadoras da pobreza e da exclusão social”.

Recordou que o partido, na Assembleia da República, conseguiu garantir uma valorização das pensões, à semelhança do que aconteceu em 2017, a partir de agosto, o que vai abranger 1,5 milhões de pensionistas.

"Se a nível nacional foi possível dar estes pequenos passos, na valorização das reformas e pensões, na Região o Governo do PSD, liderado por Miguel Albuquerque, continua a não garantir um Complemento Regional de Reforma tal como acontece nos Açores”, declarou.

 

MADEIRA: JPP diz que Madeira deveria ter “ido mais longe” na reforma do sistema político

 

A reforma do sistema político regional que está em curso devia ter ido “mais longe”, visto ser uma matéria “fundamental para a credibilização” da política e dos políticos, disse hoje o deputado do Juntos Pelo Povo (JPP) madeirense Paulo Alves.

“Durante anos, o distanciamento entre os cidadãos e a política foi constante, o que se comprova com os níveis de abstenção ao longo dos atos eleitorais”, argumentou o parlamentar, mencionando que o partido “apresentou 30 alterações ao Estatuto Político Administrativo da Região Autónoma da Madeira (EPARAM), das quais apenas uma foi aceite”.

Paulo Alves apontou as propostas relacionadas com a exclusividade dos deputados, a imunidade, o registo de interesses e impedimentos, a revogação de algumas regalias dos titulares de cargos políticos, como as ajudas de custo dentro da ilha, que “foram chumbadas pela maioria”.

“Sem dúvida que a Reforma do Sistema Político poderia e deveria ir mais longe”, sublinhou o deputado do JPP.

 

APE/FYC/AMB // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar