27-08-2018 Cultura, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Biblioteca de Ílhavo atinge 14.500 utilizadores no 13.º ano

Aveiro, 27 ago (Lusa) - A Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI), que está a celebrar o seu 13.º aniversário, chegou aos 14.500 utilizadores registados, anunciou hoje fonte municipal daquele concelho do distrito de Aveiro.

De acordo com os dados do primeiro semestre hoje divulgados pela autarquia, verificou-se este ano um acréscimo de mais 261 utilizadores, tendo sido feitas cerca de 29.300 consultas, leituras, empréstimos e requisições de livros e documentos na Biblioteca Municipal.

Nos polos de Leitura da Gafanha da Nazaré e da Gafanha do Carmo foram feitos mais de 13.000 atendimentos e visitas e registaram-se 17.251 presenças nas várias ações do Serviço Educativo e em diversas atividades.

O “Makerspace”, centro de educação não formal lançado no ano passado, alcançou já cerca de 400 utilizadores, de acordo com a informação municipal.

Com um espaço físico próprio, o "Makerspace BMI - Juntos Fazemos!" disponibiliza serviços vocacionados para a criatividade e a experimentação, tendo como objetivo “afirmar a Biblioteca também como um centro de formação não formal e de aprendizagem, capaz de fomentar a criatividade e inovação dos seus utilizadores”.

Inaugurada a 11 de setembro de 2005, a Biblioteca Municipal de Ílhavo tem como propósito proporcionar um maior acesso ao livro, desde a primeira infância até à idade adulta, promovendo também uma forma mais eficaz de contacto com a leitura.

A BMI tem também um Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) e coordena a Rede de Bibliotecas de Ílhavo, sendo ainda elemento dinamizador da vida cultural do município, nomeadamente através de exposições, feiras do livro, conferências, colóquios, ações de formação, sessões de poesia, encontros com escritores e outras iniciativas.

O 13.º aniversário da Biblioteca Municipal de Ílhavo é assinalado com uma Feira do Livro, de 07 a 27 de setembro, com a exposição de originais do ilustrador Bernardo P. Carvalho, visitas guiadas e leitura de contos, bem como um “workshop” de costura, em que os participantes terão a oportunidade de elaborar uma pequena manta “narrativa”.

 

MSO // JAP

Lusa / Fim

 

 

 

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar