30-08-2018 Desporto, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Nadadora liga Lagos e Portimão para angariar fundos para associação Alzheimer

Portimão, Faro, 30 ago (Lusa) - A campeã portuguesa de natação em águas abertas, Susana Novais Santos, vai tentar fazer a travessia por mar entre Lagos e Portimão, no Algarve, no sábado, numa ação solidária para angariar fundos para a campanha “Amigos na Demência”.

Na iniciativa, a nadadora será acompanhada por um grupo de amigos no percurso de 13 quilómetros que tem a partida na Meia-Praia (Lagos), pelas 08:30, e chegada à Praia da Rocha (Portimão), no distrito de Faro, a partir das 12:00.

A campanha “Amigos na Demência” é uma iniciativa da Alzheimer Portugal, integrada no movimento global “Dementia Friends”, que tem como objetivo geral aumentar a compreensão sobre as demências e convidar os cidadãos a comprometerem-se na melhoria do dia a dia das pessoas com demência.

Para efetuar a travessia solidária no mar algarvio, a nadadora convidou os também nadadores Paulo Sousa, Tomás Metclafe, Brian Fortune e José Faustino, para angariar fundos para a campanha lançada no passado mês de julho em Portugal.

Susana Novais Santos, neurocientista de profissão, é campeã portuguesa de natação em águas abertas, tendo sido até à data a única mulher portuguesa a efetuar a travessia a ilha das Berlengas e Peniche.

Para o presidente da Alzheimer Portugal, José Carreira, citado num comunicado da organização do evento, “a travessia solidária e o gesto da Susana em particular, são um grande exemplo” de como, enquanto cidadãos, se pode ser ‘Amigos na Demência’.

“Basta querermos aprender um pouco mais sobre como é viver com demência e depois transformar essa aprendizagem numa ação (que pode ser pequena ou grande) em favor da pessoa com demência”, lê-se no documento.

A Alzheimer Portugal é uma organização de âmbito nacional, constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores, defendendo uma sociedade que integre e reconheça os direitos das pessoas com demência.

 

JPC // JP

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar