23-08-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 23 ago (Lusa) – Notícias breves do país:

 

SETÚBAL: Município saúda treinador Hélio Sousa por título europeu

 

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou em reunião pública uma saudação ao treinador setubalense Hélio Sousa, pela conquista do título europeu de futebol em sub-19, frente a Itália, a 29 de julho, informou hoje o município.

“A autarquia considera que o mérito, o trabalho árduo e o saber devem ser reconhecidos e valorizados, pelo que felicita o treinador por mais esta importante vitória que ajudou o país a alcançar”, disse a Câmara de Setúbal em comunicado.

Na reunião pública realizada na quarta-feira, o município abordou a carreira de futebolista de Hélio Sousa ao serviço do Vitória Futebol Clube, a única equipa que representou como jogador.

“Tal característica faz de Hélio Sousa um caso pouco comum no futebol de alta competição, em que propostas financeiras mais atrativas acabam sempre por desviar os jogadores dos seus clubes do coração”, frisou.

 

BENAVENTE: Suspeito de incêndio florestal fica em prisão preventiva

 

Um homem de 62 anos detido por suspeita de ter ateado um incêndio numa quinta, em Benavente (Santarém), no passado dia 15, ficou em prisão preventiva, medida de coação aplicada após o primeiro interrogatório judicial.

Em comunicado, a Polícia Judiciária afirma que o homem foi localizado e detido através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, por existirem fortes indícios da prática de crime de incêndio florestal, que só não teve “elevados danos e prejuízos” por ter sido “precocemente detetado, sendo possível extingui-lo na sua fase inicial”.

O homem é suspeito de ter ateado um incêndio, ao final da tarde do passado dia 15, numa área rural pertencente a uma quinta, na zona de Benavente, “movido por um forte desejo de vingança contra o proprietário da quinta onde o fogo foi provocado”, afirma a nota.

 

SANTARÉM: Grupos folclóricos de cinco países no 59.º Festival Celestino Graça

 

Grupos folclóricos de cinco países vão participar, de 05 a 09 de setembro, na 59.ª edição do Festival Celestino Graça, que vai decorrer em vários espaços da cidade de Santarém, numa organização do Grupo Académico de Danças Ribatejanas.

Com participantes do Brasil, México, Polónia, Portugal e Ucrânia, o festival tem uma antestreia marcada para dia 05, quarta-feira, no Largo do Seminário, às 22:00, realizando-se, no dia seguinte de manhã, um desfile pelas ruas do centro histórico e, às 12:00, um colóquio sobre os países participantes no W Shopping.

O arranque oficial do festival acontece dia 06 junto ao busto de Celestino Graça, seguindo-se uma gala dedicada a crianças e idosos, na Casa do Campino, espaço que vai acolher várias tasquinhas e atividades paralelas, como um espetáculo de sevilhanas e a final do concurso de fado amador do Ribatejo.

Centrado na Casa do Campino, onde se realizam diversas atividades e duas galas de folclore (uma no sábado à noite e outra no domingo à tarde), o festival volta a sair às ruas do centro histórico no dia 08 de manhã.

 

NAZARÉ: Câmara investe em acessibilidades à praia

 

A Câmara da Nazaré investiu em estruturas para facilitar o acesso ao areal da praia da Nazaré para a tornar mais acessível a todos.

O investimento acontece no âmbito de uma candidatura apresentada pela autarquia a fundos disponibilizados pelo Turismo de Portugal, com a colocação de mais sete rampas no areal; sinalizadores para peões com deficiência visual, estrados em plástico reciclado, que substituíram os antigos em madeira, novos lava-pés; bandeiras com código de cores para daltónicos e contentores para recolha seletiva de resíduos.

Até ao final da época balnear, a autarquia deverá ter concluído o processo de certificação ambiental, uma norma de certificação ambiental internacionalmente reconhecida que tem como objetivo reduzir o impacto ambiental.

 

PENICHE: Polícia espanhola reforça policiamento na cidade

Peniche é a primeira cidade do distrito de Leiria a contar, pela primeira vez, com elementos do Corpo Nacional da Polícia de Espanha, a partir de sexta-feira e até 10 de setembro.

Dois polícias oriundos de Cáceres e Badajoz vão reforçar o policiamento da PSP naquela cidade, com em patrulhas conjuntas de proximidade e visibilidade, em zonas de interesse comercial, histórico, monumental e de lazer da cidade.

A presença das patrulhas incide sobretudo nas zonas de maior afluxo de visitantes portugueses e espanhóis e visa prestar apoio aos turistas que visitam Peniche nesta época do ano e prevenir pequenos delitos criminais.

A cooperação surge no âmbito do programa “Esquadras Europeias”.

 

TORRES VEDRAS: Rua dos Bombeiros Voluntários vai para obras

 

A Rua dos Bombeiros Voluntários, na cidade de Torres Vedras, vai ser sujeita a obras, depois de vencer a 11.ª edição do concurso “Pensar a Minha Rua”, promovido pela Câmara Municipal.

A intervenção tem como objetivo descongestionar o trânsito naquela artéria da cidade através da execução de uma via junto ao separador central no início da rua que terá como fim a inversão do sentido de marcha para trânsito local e ambulâncias, face à proximidade à unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste.

A proposta vencedora, apresentada pelo cidadão Hélder Andrade Santos, é premiada com a implementação das ações propostas e o apoio da autarquia para o seu desenvolvimento.

O concurso “Pensar a Minha Rua”, cujas inscrições para a próxima edição decorrem de 16 a 30 de setembro, permite aos habitantes de uma rua do concelho apresentar soluções de melhoria para a mesma, como a sua pedonalização ou semipedonalização, a eliminação de barreiras arquitetónicas ou a restrição a veículos de distribuição de mercadorias.

 

FYC/MLL/DYBS // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar