28-12-2018 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 28 dez (lusa) - Notícias breves do país (2.ª edição):

 

FUNCHAL: 63 acidentes de viação entre 21 e 17 de dezembro

 

O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira informa hoje que entre os dias 21 e 27 de dezembro ocorreram um total de 63 acidentes de viação na região.

Este número de sinistros resultou num total de três feridos graves no Funchal, 14 feridos ligeiros no Funchal, seis em Câmara de Lobos, três em Ribeira Brava, um em São Vicente, um em Santana, cinco em Machico e sete em Santa Cruz.

As tipologias dos acidentes de viação foram as seguintes: atropelamento (dois), colisão (46) e despiste (15).

Os acidentes ocorreram no Funchal (28), em Câmara de Lobos (11), na Ribeira Brava (quatro), na Ponta do Sol (cinco), na Calheta (um), em São Vicente (um), em Santana (um), em Machico (cinco) e em Santa Cruz (sete).

 

NAZARÉ: Análises demonstram qualidade do ar na praia

 

A Câmara da Nazaré divulgou hoje que a qualidade do ar na zona norte da praia da Nazaré foi considerada “muito boa”, com base nos resultados de análises efetuadas nos meses de maior fluxo de pessoas e veículos.

Em comunicado, o município revelou que as análises efetuadas em julho, agosto e setembro, com a recolha de amostras durante uma semana em cada mês apresentaram resultados de “excelência, com todos os parâmetros a ficarem abaixo dos valores recomendados por legislação”.

Os testes consistiram na recolha de amostras para verificar os níveis de concentração de gases poluentes e o eventual desequilíbrio das propriedades do ar atmosférico, que pudessem estar a afetar a qualidade do ar respirado.

Os serviços realizaram, ainda, durante aquele período, o controlo da qualidade da areia e da água do mar, através de três colheitas efetuadas em semanas diferentes e de forte movimento turístico, “tendo os resultados das análises feitas pelo Laboratório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apontado para a boa qualidade da estância balnear”, pode ler-se no comunicado.

 

NAZARÉ: Apoio a crianças e idosos em Famalicão vence Orçamento Participativo

 

A reabilitação da sala polivalente do Centro Social de Famalicão foi o projeto mais votado do Orçamento Participativo da Nazaré para 2018, divulgou hoje a câmara.

A proposta, destinada a melhorar um espaço para as atividades dirigidas a crianças e idosos, obteve “66,1% dos 481 votos validados” no âmbito do processo.

“Este foi o ano em que existiu maior participação cívica, o que evidencia maior interesse dos cidadãos por causas locais”, refere o vereador Orlando Jorge Rodrigues, citado numa nota de imprensa.

O Orçamento Participativo 2018 destina uma verba de 25 mil euros para a concretização de um projeto indicado pela sociedade civil.

 

NAZARÉ: Bares com horário alargado na Passagem de Ano

 

A Câmara da Nazaré autorizou o alargamento do horário de funcionamento de todos os bares nas noites de 28, 29, 30 e 31 de dezembro, até às 06:00 do dia seguinte.

A deliberação “visa corresponder à maior procura destes locais pelos residentes e visitantes, e apoiar o tecido económico neste período de grande afluxo de turistas para a Nazaré, onde a festa da Passagem de Ano se estende por três dias”, explicou a autarquia em nota de imprensa.

De acordo com a proposta, aprovada em reunião de câmara, os responsáveis pelos bares e outros estabelecimentos comerciais que vendam bebidas só deverão utilizar copos e garrafas de plástico no fornecimento de bebidas, não podendo distribuir recipientes de vidro.

É ainda expressamente proibida a colocação de dispositivos de ampliação sonora no exterior dos estabelecimentos, devendo ser integralmente cumprida a Lei do Ruído, alertou a câmara.

 

TORRES VEDRAS: Homem detido por crimes de furto e burla

 

A PSP deteve, em Torres Vedras, um homem, de 20 anos, sobre o qual pendia um mandado de detenção por diversos crimes, entre os quais furto e burla, foi hoje anunciado.

No âmbito de uma investigação, o suspeito estava indiciado por nove crimes de furto qualificado e três de furto simples, dois de burla, um de desobediência, dois de condução sem habilitação legal, dois de injúrias agravadas e cinco de ameaça agravada.

O detido, com antecedentes criminais, ficou em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Leiria.

 

EC/DYA/FYC // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar