12-07-2018 Cultura, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: Cultura

Redação, 12 jul (Lusa) - Notícias breves de Cultura:

 

Caminhos da Água com espetáculos gratuitos a partir de sexta-feira

 

Os Caminhos da Água, segundo momento do ano da programação da rede cultural Caminhos do Médio Tejo, começa sexta-feira, com espetáculos gratuitos em oito concelhos da região a decorrer até domingo e a prosseguirem no fim de semana seguinte.

Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Torres Novas, Sertã e Vila de Rei, nos distritos de Santarém e Castelo Branco, vão ser palco de espetáculos de música, teatro de rua, circo contemporâneo, jogos e histórias para usufruir em família, oferecendo ainda diversos percursos artísticos no seu território.

Na música, os destaques vão para Alexander Search (Ferreira do Zêzere), Samuel Úria (Constância), Bonga (Alcanena), Isaura (Constância), Joana Barra Vaz (Alcanena), Les Saint Armand e Valter Lobo, Budda Power Blues & Maria João (Sertã), Melech Mechaya (Vila de Rei) e Sonoscopia (Torres Novas).

O teatro na rua acontece com espetáculos de Circolando – Água (Abrantes e Torres Novas), PIA – Entremundos (Sertã), Projeto EZ – EZ SUB (Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Sertã, Torres Novas e Vila de Rei) e Ytuquepintas - Sueños de Arena (Abrantes e Vila de Rei), havendo ainda circo contemporâneo com Vol’e Temps (Constância e Ferreira do Zêzere) e The Funes Troup (Alcanena e Vila de Rei), propostas para crianças e famílias, com Casa das Brincadeiras (Sertã e Torres Novas) ou as Histórias do Bestiário Tradicional Português (Constância e Mação), e o desafio para acompanhar os percursos criados por cinco artistas: Ana Bento (Ferreira do Zêzere), BURILAR (Vila de Rei), Francisco Goulão (Abrantes), João Bento (Sertã) e Tiago Correia (Alcanena).

 

 

“Estupidez” é o tema central do segundo número da revista Electra

 

A estupidez é o tema central da segunda edição da revista Electra, projeto editorial da Fundação EDP lançado em março, e que neste número conta ainda com uma entrevista ao historiador de arte italiano Salvatore Settis.

A revista aborda "a estupidez social e política, coletiva e individual", e conta com textos, entre outros, do professor de filosofia e crítico de arte Yves Michaud, que fala sobre o impacto da massificação e do excesso de informação.

Integra ainda uma análise da filósofa norte-americana Avital Ronell, sobre o fenómeno do conceito da estupidez e da forma como este pode ser apropriado pela filosofia e pela literatura, e um texto da artista italiana Serena Giordano, que aborda a importância da estupidez na arte.

Salvatore Settis é entrevistado nesta segunda edição da revista, falando sobre a gestão política e económica do património, do assédio turístico nas cidades históricas, e do papel e responsabilidade dos arquitetos.

A revista publica ainda um portfólio do artista americano Dean Monogenis, um diário de Ted Bonin, galerista em Nova Iorque, e um perfil de Nick Cave, da autoria de Bernardo Futscher Pereira.

 

 

Alejandro Pedregosa em residência literária em Óbidos

 

O escritor espanhol Alejandro Pedregosa vai realizar, durante o mês de outubro, uma residência literária em Óbidos, divulgou a Câmara Municipal.

A residência faz parte de um projeto conjunto entre a Cidade Literária de Granada e a Cidade Literária de Óbidos “com o objetivo de promover a internacionalização e intercâmbio dos respetivos escritores”, explicou a câmara num comunicado de imprensa.

A materialização deste projeto previu para 2018 duas residências: uma em abril (com a poetisa Begona Callejón, que participou no Latitudes – Festival de literatura e viajantes,) e outra em outubro, para a qual foi selecionado Alejandro Pedregosa que participará no FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

 

MLL/AG/DYA // TDI

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar