04-07-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 4.ª edição

Redação, 04 jul (Lusa) - Notícias breves do País (4.ª edição):

 

TAVIRA: Homem detido por abuso sexual de crianças

 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 53 anos suspeito de ter abusado sexualmente de crianças entre os 3 e os 11 anos, em Tavira, no distrito de Faro, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a PJ adianta que o homem, em outubro de 2017, "aproveitando o poder" que exercia sobre as crianças "e com fins libidinosos, procedeu à manipulação genital e masturbação" dos menores.

A investigação corre termos no âmbito de um inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Faro, na secção de Tavira.

O detido vai agora ser presente às autoridades judiciárias competentes para aplicação das medidas de coação.

 

 

LISBOA: Homem de 45 anos detido por roubo na freguesia de Benfica

 

Um homem foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), na segunda-feira, na freguesia de Benfica, em Lisboa, pelo crime de roubo e ficou em prisão preventiva, informou hoje o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis).

De acordo com o comunicado enviado pela PSP, “o suspeito agrediu um homem com 69 anos de idade”, atingindo-o “de forma violenta”, para roubar 40 euros.

O detido acabou por ser “intercetado pelos polícias da PSP e o dinheiro recuperado”, informou a nota da polícia.

O homem foi presente ao primeiro interrogatório, no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, e ficou em prisão preventiva.

 

 

LISBOA: Dois carteiristas detidos na freguesia de Santa Maria Maior

 

A PSP deteve um homem e uma mulher, na segunda-feira, em flagrante delito, pelo furto de carteiras, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, informou hoje o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis).

O homem e a mulher, de 21 e 39 anos respetivamente, foram detidos quando “os polícias se aperceberam dos suspeitos, em conjugação de esforços, a abrir a mala e furtar a bolsa da vítima”, informa a nota enviada pelo Cometlis.

De acordo com a polícia, os detidos, que já tinham sido “indiciados por este tipo de crime”, foram presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, “ficando o julgamento marcado naquele tribunal” para 19 de julho.

 

 

NAZARÉ: Vínculos laborais precários regularizados

 

A regularização extraordinária de trabalhadores precários na Câmara e nos Serviços Municipalizados da Nazaré foi concluída com o preenchimento dos mapas de pessoal, divulgou hoje a autarquia.

“Quinze trabalhadores viram a sua relação laboral regularizada”, refere um comunicado, precisando tratar-se de dois nos Serviços Municipalizados e 13 na Câmara, que passaram à modalidade de regulação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP).

A deliberação da Câmara para a abertura do concurso para a integração daqueles trabalhadores surgiu no âmbito da Lei do Orçamento do Estado para 2017, que prevê a limitação do uso pelo Estado de trabalho precário, estabelecendo uma política clara de eliminação progressiva do recurso a trabalho precário e a programas de tipo ocupacional no setor público como forma de colmatar necessidades de longa duração para o funcionamento dos diferentes serviços públicos.

 

 

VILA NOVA DE FAMALICÃO: Cidade recorda passagem e presença vikings

 

A cidade de Vila Nova de Famalicão vai "recordar a passagem e presença" dos Vikings no território com mais uma edição da Feira Medieval que irá ter a participação de meio milhar de figurantes, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado enviado à Lusa, a câmara de Famalicão refere que a iniciativa, a decorrer entre quinta-feira e domingo e promovida pela Escola Profissional CIOR em parceria com a autarquia, vai recriar o ambiente medieval e viking, com músicos, atores, malabaristas, acrobatas, cavaleiros, bailarinas, mercadores, entre outras personagens alusivas à época.

"Além da programação, que apresenta como ponto alto o momento do "assalto ao castelo" (nos dias 06,07 e 08), os visitantes poderão usufruir de uma forma permanente do mercado medieval, jogos medievais e vikings, figurantes e música da época, música da época, uma exposição de animais de grande e pequeno porte, uma exposição de artefactos de tortura e morte, a recriação da aldeia do povo europeu e viking, a recriação da aldeia dos leprosos e animações por todo espaço", lê-se.

A Feira, que a partir deste ano vai passar a realizar-se anualmente, vai decorrer nos jardins da Praça D. Maria II e "assume-se como uma oportunidade única para contactar de perto com a cultura dos povos oriundos do norte da Europa e de conhecer a sua relação com o concelho famalicense".

 

 

GUIMARÃES: Vimara Peres vai dar nome a uma rua da cidade

 

O concelho de Guimarães vai ter uma rua com o nome de Vimara Peres, “personalidade que dá nome à cidade e aos vimaranenses”, disse num comunicado enviado à Lusa o deputado à Assembleia Municipal Paulo Freitas do Amaral.

“Na última Assembleia Municipal, o presidente da câmara, Domingos Bragança, anunciou a atribuição do nome daquele antigo nobre a uma rua do centro histórico”, lê-se.

Segundo o deputado, ainda não se sabe que artéria deverá assumir o nome de Vímera Peres “uma vez que se torna difícil a atribuição do nome a uma das ruas porque todas as ruas em Guimarães são antigas e com história”.

O texto refere que o “mote” para dar o nome da “personalidade que dá nome à cidade” já tinha sido dado pelo deputado em 2017, referindo ainda uma petição a circular a “exigir a atribuição do nome a uma rua de Guimarães de um dos fundadores da cidade”.

 

 

VIEIRA DO MINHO: GNR apreendeu quatro armas de fogo

 

A GNR apreendeu quatro armas de fogo em Vieira do Minho, no âmbito de um inquérito relacionado com ameaças e coação, e constituiu dois arguidos, anunciou hoje aquela força policial.

Em comunicado, a GNR refere que os visados, de 49 e 27 anos, foram sujeitos à medida de coação de termo de identidade de residência, sendo que o mais velho tem antecedentes criminais por homicídio na forma tentada.

Além das armas, foram ainda apreendidas 1.117 munições de vários calibres.

 

DYA/ACZF/MAD/JYCR/VCP // MCL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar