08-08-2018 Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 08 ago (Lusa) - Notícias breves do País (2.ª edição):

 

LOURES: PSP detém homem para cumprimento de pena de prisão por roubo

 

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem no concelho de Loures, sobre o qual pendia um mandado de detenção para cumprimento de pena efetiva de prisão, anunciou hoje em comunicado o comando metropolitano de Lisboa.

O homem foi detido na terça-feira, na união de freguesias de Apelação, Camarate e Unhos, tendo sido condenado por, em 2016, ter cometido um “roubo qualificado praticado numa paragem de autocarro no Campo Grande”, em Lisboa.

Segundo a PSP, o detido tem antecedentes criminais “relacionados com estupefacientes e ofensas à integridade física cometidos com armas de elevada potencialidade letal”.

O detido foi transportado ao Estabelecimento Prisional de Lisboa para o cumprimento de quatro anos de prisão efetiva, onde vai aguardar ainda o “trânsito de outras possíveis penas por crimes onde está fortemente indiciado”.

 

LISBOA: Detido pela PSP para cumprir pena de prisão efetiva

 

Um homem de 32 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), na região de Lisboa, por ter pendente um mandado de detenção para cumprimento de pena efetiva de prisão, anunciou o comando metropolitano da força policial.

Em comunicado, a polícia informou que o homem foi “intercetado por polícias da PSP que estavam de folga”, num local não especificado, que o abordaram e detiveram, na terça-feira, para cumprir uma pena de prisão efetiva de quatro anos e sete meses.

Já nas instalações policiais “apurou-se que sobre o suspeito pendiam outros dois mandados para cumprimento de penas de prisão efetivas”, uma de um ano e seis meses e outra de 15 meses, “igualmente associadas à prática de crimes julgados”, acrescentou a nota policial.

O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa.

 

LOURINHÃ: Homem detido por posse de arma e recetação

 

Um homem de 43 anos foi detido, na Lourinhã, por posse ilegal de arma e recetação, divulgou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

A detenção deu-se na segunda-feira, “no âmbito de uma investigação por furto, ocorrido no concelho de Caldas da Rainha” em que, segundo a GNR, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária e outro a um armazém, “que permitiu recuperar uma alfaia agrícola furtada e apreender uma caçadeira”.

O suspeito, com antecedentes criminais por furto de animais e fogo posto, foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

A operação foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha e contou com o apoio do Comando Territorial de Lisboa.

 

BARQUINHA: Concluída empreitada de melhoria da via-férrea na estação

 

A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje a conclusão dos trabalhos de beneficiação da linha II na via férrea da estação de Barquinha, distrito de Santarém, com o consequente "reforço das condições de segurança e circulação" neste troço da Linha da Beira Baixa.

Em comunicado, a IP referiu que a intervenção, no valor de 240 mil euros, constou do "reforço dos níveis de segurança e qualidade da via", com trabalhos de execução ao nível da "substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco", a "transformação de carril de barra curta em barra longa soldada", e de "desguarnecimento, recolocação de balastro e ataque mecânico pesado".

A IP acrescentou que, no âmbito da obra, iniciada a 22 de julho e que interditou a passagem de viaturas no local, foi realizada a "beneficiação da passagem de nível e do atravessamento pedonal", onde foram substituídos os estrados de madeira por pavimento em borracha.

 

MADEIRA: Segurança Social nega atrasos no pagamento das pensões

 

O Instituto de Segurança Social (ISS) da Madeira assegurou hoje que não se verifica qualquer atraso no pagamento das pensões de velhice, invalidez e de sobrevivência aos cidadãos residentes na região, informou o governo insular.

Uma nota do instituto, tutelado pela Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, nega as acusações do PTP da Madeira que anunciou ter entregue no parlamento regional um voto de protesto sobre os alegados atrasos no pagamento aos pensionistas.

“No que respeita aos novos requerimentos, verifica-se que o maior atraso é nos processos que são enviados pelo Instituto de Segurança Social da Madeira ao Centro Nacional de Pensões (CNP) e que respeitam geralmente a requerimentos de pensão no âmbito de convenções internacionais”, sobretudo referentes a beneficiários que trabalharam no estrangeiro.

O ISS da Madeira sublinhou que nestes processos “o despacho e conclusão são naturalmente morosos, dada a obrigatória coordenação entre diferentes instituições de segurança social de diferentes países”, sendo mais difíceis quando os beneficiários trabalharam ou residiram fora da União Europeia.

 

FUNCHAL: PCP defende ser possível “ir mais longe” para pensões dignas

 

O dirigente do PCP da Madeira Leonel Nunes defendeu hoje ser “urgente e possível” avançar e “ir mais longe” para assegurar que as pessoas recebam “pensões mais dignas” e melhorem a sua qualidade de vida.

Numa iniciativa partidária realizada no Funchal, Leonel Nunes considerou que a "luta pelos direitos dos reformados e pensionistas é parte determinante da necessária luta por justiça social em Portugal”.

Sublinhando que os reformados, pensionistas e idosos vão receber este mês um aumento extraordinário das reformas, o responsável comunista regional declarou que o PCP "continuará a lutar pelo direito a uma velhice com dignidade a que todos têm direito”.

 

OEIRAS: Homem detido para cumprimento de prisão por furto qualificado

 

A PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, deteve um homem de 26 anos, sob o qual pendia um mandado de detenção para cumprimento de pena de prisão efetiva por furto qualificado, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a polícia explica que detetou na terça-feira “o suspeito a circundar as residências na localidade de Barcarena”, em Oeiras, tendo abordado o indivíduo e apreendido ferramentas e várias chaves de residências que transportava no interior da sua mochila.

O homem já havia sido condenado “ao cumprimento da pena de prisão de quatro anos por decisão transitada em julgado, pela autoria de três crimes de furto qualificado e um crime de furto qualificado na forma tentada”, todos no interior de residências, adianta a mesma nota.

O detido foi conduzido para o Estabelecimento Prisional de Caxias para cumprimento da pena.

 

TYS/AMB/MYF/DYA/RYPS/LYFS // ROC

 

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar