20-07-2018 Sociedade, Política, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Projeto de redes inteligentes de energia é lançado hoje em Alcochete

Alcochete, Setúbal, 20 jul (Lusa) – A EDP Distribuição lança hoje em Alcochete, distrito de Setúbal, o Integrid, um projeto piloto de redes inteligentes de energia, que vai ser instalado em quatro concelhos portugueses, avançou a empresa.

“O piloto em Portugal vai ser instalado em quatro localidades, Alcochete é uma delas. Também nas Caldas da Rainha, Valverde em Évora e Mafra”, disse à Lusa a responsável do gabinete de comunicação da EDP, Rute Ferreirinha.

Este projeto piloto vai possibilitar que os clientes “melhorem a sua eficiência energética”, através de um conjunto de ferramentas que lhes fornece “informação mais detalhada sobre os seus consumos de energia”, explicou a responsável.

Segundo comunicado da EDP, o Integrid pretende testar soluções inovadoras de redes inteligentes, como a flexibilidade do consumo de energia, dos sistemas de armazenamento de eletricidade e a produção de energias renováveis.

O objetivo “é que o consumidor tenha um papel ativo no mercado da energia”, referiu a EDP.

Segundo Rute Ferreirinha, o projeto vai abranger cem clientes em Alcochete, 60 nas Caldas da Rainha, 40 em Valverde e 14 em Mafra.

Os clientes serão selecionados pela empresa de energia através de um formulário de candidatura, “que permite aferir as condições técnicas da instalação”, apontou.

Após a escolha, a EDP vai instalar na casa dos clientes “equipamentos avançados de produção e armazenamento de energia”, como painéis solares, máquinas de lavar loiça inteligentes ou baterias, informou Rute Ferreirinha.

A responsável acrescentou ainda que “os clientes não têm qualquer custo associado ao receber os equipamentos”.

Segundo a EDP, o Integrid conta já com 14 parceiros em oito países (Portugal, Áustria, Eslovénia, Suécia, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Espanha).

O projeto foi aprovado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, tem um orçamento de 15 milhões de euros e a duração de 42 meses.

A sessão de lançamento do Integrid vai decorrer pelas 17:00, no Clube Náutico Alfoz, em Alcochete.

 

DYBS // MAG

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar