24-05-2018 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 3.ª edição

Lisboa, 24 mai (Lusa) - Notícias breves do País (3.ª edição):

 

SETÚBAL: Presidentes de Setúbal e Montijo na Comissão Distrital de Proteção Civil

 

O Conselho Metropolitano de Lisboa indicou hoje os presidentes das Câmaras de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do Montijo, Nuno Canta, para representantes na Comissão Distrital de Proteção Civil de Setúbal.

Os autarcas foram indicados após pedido da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), a quem cabe designar três presidentes de Câmara para cada Comissão Distrital de Proteção Civil.

Além dos dois autarcas, ainda será indicado outro presidente de Câmara para integrar a Comissão, a designar pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral.

 

LOURES: Câmara inicia visitas às freguesias

 

A Câmara Municipal de Loures vai iniciar neste fim de semana um conjunto de visitas às freguesias do concelho para ouvir e debater com as populações as principais prioridades e opções para cada localidade, foi hoje anunciado.

A primeira iniciativa, designada por "A Presidência em...", vai decorrer este sábado e domingo na freguesia de Lousa, uma das freguesias mais rurais do concelho.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Loures (distrito de Lisboa) refere que nesta primeira visita está previsto um programa diverso, nomeadamente o contacto com empresas e instituições da freguesia, uma visita aos trabalhos de limpeza florestal e ainda uma visita às futuras instalações da junta de freguesia e do centro de saúde.

A autarquia adianta ainda a segunda presidência será realizada durante o mês de junho (ainda sem data) na localidade da Portela, situada na zona oriental do concelho.

 

SANTARÉM: Unidade de Cuidados na Comunidade recebe acreditação de nível Bom

 

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Santarém é a primeira da região de Lisboa e Vale do Tejo e a segunda a nível nacional a obter a acreditação (Nível Bom) pela Direção-Geral de Saúde/ACSA International.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo afirma que a acreditação, concedida no âmbito do programa @credita, culmina um processo iniciado em 2009 por um grupo de profissionais do Centro de Saúde de Santarém, que se candidatou então à Unidade de Missão dos Cuidados de Saúde Primários, começando em fevereiro de 2010 a prestar cuidados de saúde, apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário e a promover ações de educação para a saúde, integrando ainda redes de apoio à família.

A equipa multidisciplinar, composta por 12 enfermeiros, um assistente social, um psicólogo, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional, dois assistentes operacionais, uma assistente técnica e um higienista oral, atua numa área geográfica com 558 quilómetros quadrados e 58.688 habitantes.

O processo de certificação iniciou-se no final de 2016, tendo-se realizado no início deste ano a visita de avaliação externa, realizada por uma equipa de auditores qualificados pela Agência de Qualidade Sanitária da Andaluzia, num programa acreditado pela Sociedade Internacional para a Qualidade nos Cuidados de Saúde (ISQua), processo que culminou com a certificação agora atribuída pelo Comité do Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde, afirma a nota.

 

SANTARÉM: III Encontro de Coros de Jovens sábado na Igreja de Santa Clara

 

O III Encontro de Coros de Jovens de Santarém – Maiojovem realiza-se sábado, pelas 16:30, na Igreja de Santa Clara, em Santarém, afirma uma nota do município.

Iniciativa do Conservatório de Música de Santarém, o encontro conta com a participação do Coro de Jovens da Academia de Música de Óbidos, Coro de Jovens da Associação de Cultura Musical de Lousada, Grupo Coral dos Pequenos Cantores da Pontinha e o coro anfitrião, Coro de Jovens do Conservatório de Música de Santarém.

À semelhança dos anteriores encontros, e igualmente com entrada livre, o espetáculo acontece com as atuações individuais de cada coro participante, terminando com uma peça cantada em conjunto, acrescenta.

 

TORRES NOVAS: Biblioteca municipal assinala 60 anos das eleições presidenciais de 1958

 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, acolhe, a partir de sábado e até 13 de julho, uma mostra bibliográfica por ocasião dos 60 anos das eleições presidenciais de 1958, alusiva a Humberto Delgado.

A mostra decorre a partir da coleção particular de João Bracons, que é também autor dos textos, estando agendada para as 17:00 de sábado, logo após a inauguração, uma conversa com Frederico Delgado Rosa, neto e biógrafo de Humberto Delgado, intitulada “Recordando o General sem Medo”, sessão que contará com a presença de Iva Delgado.

No dia 08 de junho à noite será apresentado, em parceria com o Cineclube de Torres Novas, o filme de Bruno Almeida “Operação Outono”, no auditório da Biblioteca Municipal, afirma uma nota do município torrejano (distrito de Santarém).

 

TOMAR: Recital Solidário de Poesia sábado na Biblioteca Municipal

 

O CIRE - Centro de Integração e Reabilitação de Tomar promove sábado à tarde, na Biblioteca Municipal, um Recital Solidário de Poesia dirigido pelo ator, encenador e formador Pedro Lamares, que partilhará as suas referências poéticas.

O recital “será uma viagem pela obra de Fernando Pessoa, passando por Camões e Gil Vicente”, indo Pedro Lamares “partilhar com o público a sua paixão pelo universo poético, bem como desmistificar a relutância que muitas pessoas ainda sentem sobre o mesmo”, afirma uma nota da Câmara de Tomar (distrito de Santarém).

A iniciativa visa a angariação de fundos para iniciar a reconstrução do Lar-Residencial, criado em 2001 para apenas 12 utentes, para acolher pessoas que se encontram em lista de espera, afirma.

 

TORRES NOVAS: Conferência “Saúde e Medicina em Portugal na Época dos Descobrimentos”

 

O médico e historiador Manuel Valente Alves vai proferir, sexta-feira à noite, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, a conferência “Saúde e Medicina em Portugal na Época dos Descobrimentos”, inserida na Feira de Época.

Manuel Valente Alves “tem desenvolvido trabalho de investigação em torno da história da medicina e do pensamento médico e suas ligações com a arte, a ciência, a tecnologia e a cultura visual”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).

O conferencistas é ainda autor e editor de mais de duas dezenas de livros, entre os quais “História da Medicina em Portugal - Origens, contextos e ligações”, foi curador de mais de uma dezena de exposições institucionais, organizou diversas reuniões científicas, proferiu conferências em universidades, museus, sociedades científicas e outras instituições culturais, em Portugal e no estrangeiro, tendo fundado e dirigido o Museu de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e sido docente e co-regente da disciplina de História da Medicina na mesma Faculdade, acrescenta.

A conferência insere-se na edição deste ano das Memórias da História, que tem por tema "A Salvação do Corpo – Mestre António, físico-mor de D. João II" e vai decorrer de 30 de maio a 03 de junho no centro histórico da cidade de Torres Novas.

 

RCS/FYS/MLL // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar