19-06-2018 Cultura, Sociedade, Educação, Política, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: Centro

Redação, 19 jun (Lusa) – Notícias breves da região Centro.

 

GUARDA: Onofre Varela fala de Tomaz da Fonseca

O cartoonista e ilustrador Onofre Varela vai falar de Tomaz da Fonseca, na sexta-feira, pelas 18:00, na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda.

O encontro é realizado no âmbito do destaque que no mês de junho a BMEL está a dar ao escritor, político, professor, jornalista, pensador e interveniente na construção da 1.ª República.

Onofre Varela nasceu no Porto, em 1944, estudou pintura e seguiu uma carreira profissional de ‘designer' gráfico antes de entrar nos jornais como gráfico, ilustrador, cartoonista, autor de banda desenhada e cronista.

 

MÊDA: Recolha de fotografias antigas de Marialva

A Câmara Municipal de Mêda, no distrito da Guarda, anunciou que está a proceder à recolha de fotografias antigas da Aldeia Histórica de Marialva.

Segundo a autarquia, as fotografias destinam-se a uma exposição a inaugurar, no dia 20 de julho, no Posto de Turismo de Marialva.

O Município apela a quem tiver fotografias antigas da aldeia de Marialva, que possam integrar a exposição, que entre em contacto através do endereço de correio eletrónico comunicacao@cm-meda.pt ou do número de telefone 279 883 525.

 

SABUGAL: Viagem pelo mundo das profissões

O Município do Sabugal vai organizar na quinta-feira, na praia fluvial local, a partir das 09:30, uma viagem pelo mundo das profissões, destinada aos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho.

Segundo a autarquia, a iniciativa pretende que os participantes "adquiram conhecimentos acerca das várias profissões, nomeadamente no que se refere ao desempenho dos papéis associados a cada uma delas, contribuindo para a valorização das mesmas e educando, assim, para a cidadania".

A viagem pelo mundo das profissões surge no âmbito do Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar "Educa+ Sabugal", através do qual o Município visa "desenvolver atividades e medidas educativas promotoras de inclusão, sucesso educativo e prevenção de abandono escolar".

 

SEIA: Trabalhadores do Município dão vida a personagens do imaginário infantil

Mais de uma centena de trabalhadores da Câmara Municipal de Seia vão dar corpo às personagens de animação e de histórias infantis, durante a iniciativa "Parque Encantado", agendada para domingo, para o parque municipal local.

Segundo a autarquia de Seia, a "viagem ao mundo de fantasia" acontece após ter sido adiada por duas vezes, devido às condições meteorológicas adversas.

"Alice no País das Maravilhas, Capuchinho Vermelho, Branca de Neve, Os 3 Porquinhos, Carochinha, 101 Dálmatas, Pocahontas, Peter Pan, Bela Adormecida, A Bela e o Monstro e Cinderela são alguns dos cenários que farão as delícias dos mais novos, transportando-os para um mundo encantado, repleto de diversão e muita alegria, onde não faltarão os super-heróis", adianta a organização.

 

LEIRIA: Segunda edição do Paradoxo no sábado

A segunda edição do Paradoxo, projeto de debates da associação ***Asteriscos, vai debater a arte no sábado, às 21:30, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

“Qual a linha que define o que é ou não arte?” é a pergunta que serve de mote ao debate que conta com a presença de Manuel João Vieira, artista, músico e professor de teatro, e Luísa Soares de Oliveira, docente da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha e crítica de arte no jornal Público.

Nuno Simões Rodrigues, docente de História da Antiguidade Clássica da Universidade de Lisboa, e João Santos, diretor e docente da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, completam o leque de oradores.

 

OURÉM: Férias arqueológicas entre 02 e 06 de julho

A 9.ª edição das Férias Arqueológicas decorre entre 02 e 06 de julho, em Ourém.

A iniciativa está “integrada nos trabalhos arqueológicos que irão decorrer no âmbito do projeto de ‘Reabilitação do Castelo e Paço do Conde de Ourém e sua adaptação para espaços museológicos’”, informa a autarquia.

A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita no Museu Municipal – Casa do Administrador.

 

ASR/SR // SSS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar