27-06-2018 Cultura, Sociedade, Lusa, Torres Vedras Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 27 jun (Lusa) – Notícias breves do país (2.ª edição):

 

CASCAIS: Fundação "O Século" promove dia aberto à comunidade

 

A Fundação “O Século” vai promover um dia aberto à comunidade, no sábado, de forma a mostrar o trabalho que desenvolve nas diferentes valências, realizando uma feira de venda de artigos da sua loja social.

O principal objetivo do dia aberto é o de mostrar à comunidade como é por dentro a fundação - localizada no Estoril, no concelho de Cascais - e o vasto trabalho social que desenvolve diariamente, além da realização de colónias de férias.

A fundação “O Século” apoia todos os dias cerca de 800 pessoas, entre crianças, idosos e famílias carenciadas.

O dia aberto vai contar ainda com a atuação de vários jovens que vivem na instituição, como é o caso do dançarino Samba Injai e do ‘rapper’ Bee DJI. Há ainda um miniconcerto da escola de violinos de “O Século” e a atuação das crianças do grupo Século dos Pequeninos, em conjunto com a Terra do Nunca.

 

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO: Detidas 13 pessoas por tráfico de droga em festival

 

Treze pessoas foram detidas por suspeitas de tráfico de droga num festival de música alternativa realizado no Forte do Alqueidão, no Sobral de Monte Agraço, anunciou hoje a GNR.

Durante uma operação especial de prevenção criminal, que se realizou no acesso ao festival, a GNR deteve 11 homens e duas mulheres, entre os 18 e 40 anos, suspeitos da prática de tráfico de estupefacientes e levantou 29 contraordenações por consumo de estupefacientes e dois por condução com excesso de álcool no sangue.

Durante a operação, os militares apreenderam ainda 565 doses de haxixe, 98 doses de MDMA, dez doses de canábis, seis doses de cocaína e diverso material de corte para a preparação e embalamento de produtos estupefacientes.

Os 13 detidos têm, na sua maioria, antecedentes criminais pelo mesmo ilícito e foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência.

 

 

FUNCHAL: Aprovada melhoria de jardins em São Martinho

 

A proposta de melhoria de quatro jardins públicos na freguesia de São Martinho, no Funchal, foi aprovada na terça-feira, por maioria, na reunião da assembleia de freguesia.

O projeto é da autoria do PSD e inclui obras de reabilitação e requalificação em quatro espaços verdes, tendo em conta “a necessidade de potenciar e melhorar os espaços comuns existentes para o bem de todos", refere a nota divulgada.

A mata da Nazaré (onde existe o maior bairro social da Madeira), o jardim de São Martinho, o da avenida do Amparo e o da Ajuda são os espaços a ser intervencionados.

 

SANTANA: 24 horas a Bailar acontece em 07 e 08 de julho

 

A trigésima edição do 24horas a Bailar - Festival Regional de Folclore, um evento que acontece desde a década de 1980 na cidade de Santana, na zona norte da Madeira, decorre em 07 e 08 de julho.

O programa, que este ano dá destaque aos ciclos do linho e da lã, inclui a Feira Regional de Municípios, um mercado agrícola, e o desfile e a atuação em palco de vários grupos de folclore.

O presidente do Governo Regional da Madeira e o secretário da Agricultura e Pescas madeirense vão marcar presença no certame, organizado também pela Câmara Municipal e pela Casa do Povo de Santana, sendo um cartaz integrado no programa das comemorações dos 600 anos do Descobrimento da Madeira e Porto Santo.

 

MADEIRA: CDS propõe voto de congratulação a padre Tolentino Mendonça

 

Os deputados do CDS na Assembleia da Madeira entregaram no parlamento regional um voto de congratulação pela nomeação, pelo papa Francisco, do padre madeirense Tolentino Mendonça para dirigir o Arquivo Secreto do Vaticano e a Biblioteca Apostólica.

Na informação hoje divulgada, o grupo parlamentar centrista também elogia o facto de o sacerdote ter sido "elevado à dignidade de arcebispo", referindo que será empossado em 01 de setembro.

"Toda a Igreja portuguesa, e muito em particular a Diocese da Região, orgulha-se das novas missões confiadas pelo papa Francisco ao padre natural da Madeira José Tolentino Mendonça, figura que se tem vindo a afirmar de forma paulatina no meio eclesiástico, quer em Portugal, quer no Vaticano”, refere o partido.

Destaca-se que Tolentino Mendonça, "padre, poeta, cronista, vice-reitor da Universidade Católica, condecorado pelo Presidente da República com a Ordem de Santiago de Espada”, é considerado pelo Vaticano "uma das vozes mais autorizadas da cultura portuguesa".

 

MACHICO: Museu da Baleia da Madeira apresenta mural "Cardumo"

 

O Museu da Baleira da Madeira, situado na freguesia do Caniçal, no concelho de Machico, na zona leste da Madeira vai apresentar sexta-feira o mural denominado "Cardumo", no cais do porto de recreio daquela cidade.

A informação hoje divulgada aponta que "este projeto de arte urbana e de envolvência social foi realizado em parceria com os centros de atividades ocupacionais de Machico, Santana, Santa Cruz e Camacha", sendo composto por uma pintura das palavras “baleia”, “conservar”, “aprender” e “incluir”.

Os promotores dizem que este mural, "além de contribuir para o embelezamento do porto de recreio de Machico, remete para conceitos-chave associados ao próprio projeto e ao trabalho do museu".

O objetivo é “alertar para a reflexão sobre problemáticas atuais de extrema importância como são a conservação das espécies e a preservação da biodiversidade marinha".

 

 

AMB/RCP/FYC // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar