16-09-2018 Lusa, Lourinhã Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Parque verde vence Orçamento Participativo da Lourinhã deste ano

Lourinhã, Lisboa, 16 set (Lusa) - A Câmara da Lourinhã, no distrito de Lisboa, vai investir 60 mil euros na construção de um parque de lazer na Moita dos Ferreiros, o projeto vencedor do Orçamento Participativo de 2018, cujos resultados são divulgados na segunda-feira.

O parque verde da Moita dos Ferreiros foi o mais votado na categoria de projetos orçados entre os 40 mil e os 100 mil euros, segundo a autarquia.

A proposta visa construir, nos próximos dois anos, num terreno contíguo à Junta de Freguesia, um parque infantil e um ginásio ao ar livre para todas as gerações, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida da população, tendo em conta que não existe qualquer parque semelhante na freguesia.

Na categoria de projetos entre os 10 e os 40 mil euros foi selecionada a proposta de criação da “Casa SombraZUL”, um investimento de 30 mil euros que deverá ser concretizado nos próximos dois anos no concelho.

Trata-se de um espaço de experimentação para teatro de sombras destinado a aproximar a população das artes, ao dinamizar atividades, como residências artísticas, ateliês criativos ou uma Bienal de Teatro de Sombras e Objetos.

A criação de uma estação de serviço para autocaravanas, com fornecimento de água, carregamento de baterias e espaço para despejo dos respetivos efluentes, no Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, na freguesia da Moita dos Ferreiros, foi o projeto mais votado na categoria de até 10 mil euros e tem um prazo de execução de dois anos.

Pela primeira vez, a autarquia criou um prémio para projetos apresentados por associações, tendo vencido o Hóquei Clube da Lourinhã, com a proposta de apetrechar o seu ginásio com equipamentos para ginástica em homenagem à professora e treinadora fundadora da secção, Jacinta Santos, que morreu este ano.

O Orçamento Participativo de 2018 recolheu 5.972 votos, distribuídos pelos 24 projetos candidatos.

Os projetos vencedores das edições de 2015 e 2016 não estão ainda concluídos e encontram-se em fase de execução ou de aquisição.

Em relação aos vencedores da edição de 2017, a construção de parques verdes de lazer no Reguengo Grande (100 mil euros) e na Atalaia (40 mil euros) deverá começar em 2019, enquanto a execução dos arranjos exteriores na Rua da Bela Vista, na Areia Branca, (10 mil euros), está prevista começar até ao final deste ano.

O município reservou 150 mil euros para o Orçamento Participativo de 2018, ano em que o orçamento municipal foi de 23,3 milhões de euros, num concelho com uma população de mais de 25 mil habitantes.

 

FYC // ROC

 

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar