18-04-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 18 abr (Lusa) – Notícias breves do país:

 

LOURINHÃ: Câmara promove sessão sobre reabilitação urbana

 

A Câmara da Lourinhã promove na quinta-feira, às 21:00, nos Paços do Concelho, uma sessão pública de esclarecimento sobre reabilitação urbana.

Os temas a abordar são a Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Lourinhã, o Plano de Regeneração Urbana (PARU) e o Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2020).

O objetivo é informar investidores imobiliários, proprietários, técnicos e projetistas sobre os benefícios, incentivos fiscais, procedimentos e condições de acesso a apoios financeiros nas áreas abrangidas pela ARU e pelo PARU.

 

AÇORES: Candidaturas para direitos individuais ao prémio à vaca aleitante

 

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas dos Açores anunciou hoje que vai abrir candidaturas a um lote de 260 direitos individuais ao prémio à vaca aleitante nos Açores entre 23 de abril e 15 de maio.

Segundo uma nota do executivo açoriano, a portaria que estabelece as regras de atribuição dos direitos individuais foi hoje publicada em Jornal Oficial, produzindo efeitos em 01 de janeiro de 2018.

Podem candidatar-se à atribuição destes direitos os agricultores que tenham o seu pedido de apoio aprovado para a instalação de jovens agricultores e para investimentos nas explorações agrícolas, desde que prevejam um aumento de direitos de vacas aleitantes no âmbito do PRORURAL e do PRORURAL+, acrescenta, indicando que as candidaturas devem ser apresentadas junto dos Serviços de Desenvolvimento Agrário da respetiva ilha.

 

PENICHE: PSD quer envolver comunidade na revisão do Plano Diretor Municipal

 

O PSD de Peniche propôs envolver associações e entidades locais no acompanhamento da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e recordou que defende há muito tempo a total transparência do processo, para evitar erros.

“O PSD defende que toda e qualquer pessoa possa saber o que, a cada momento, está a ser pensado para a sua localidade, para a sua rua, para o seu terreno. Somos contra secretismos. Somos a favor de uma gestão autárquica transparente, com e para as pessoas”, sublinha o vereador Filipe Sales, citado numa nota.

O partido recordou que não está a ser cumprida a regra de total transparência de todo o processo de revisão do PDM e defendeu que este não pode ser decidido nem no gabinete do Presidente da Câmara, nem participado apenas pelos membros da Câmara Municipal.

Por isso, propôs a inclusão de representantes de entidades na Comissão Local de Acompanhamento do PDM.

 

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO: “Abril, leituras mil” na Biblioteca Municipal

 

A Biblioteca Municipal de Sobral de Monte Agraço está a promover durante este mês o programa de atividades dedicadas à leitura e ao livro, intitulado “Abril, leituras mil”, com o objetivo de criar e consolidar hábitos de leitura junto do público.

Encontra-se patente ao público até ao dia 30 de abril a exposição “Escrever, contar e a arte de ilustrar”, com ilustrações de Danuta Wojciechowska.

O programa continua na quinta-feira, com uma oficina de ilustração por Danuta Wojciechowska e, na segunda-feira, com o teatro “O Livro que Voa”, uma sessão de contos por Joana Graça e Sílvia Romero, e o encontro com a escritora Paula Veiga sobre o seu romance “O Medalhão da Marquesa”.

 

TORRES VEDRAS: Conferência sobre reabilitação

 

O Auditório do Edifício Paços do Concelho em Torres Vedras acolhe, na quinta-feira à tarde, a conferência “Cidades com Futuro – Reabilitar para Revitalizar as nossas Cidades”.

A conferência resulta do interesse que o município de Torres Vedras tem demonstrado nos últimos anos com o processo de reabilitação urbana na cidade, refere uma nota da autarquia.

São convidados a participar proprietários com imóveis em ruína e degradados, técnicos de obras e projetistas com interesse na reabilitação urbana, empresários do setor, investidores, responsáveis da autarquia, convidados das instituições bancárias e população em geral.

 

TORRES VEDRAS: Centro de Marcha e Corrida inaugurado na cidade

 

O Centro de Marcha e Corrida de Torres Vedras foi inaugurado no sábado no Centro de Educação Ambiental, no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras.

O Centro resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Clube Académico de Penafirme, entidade responsável pelas atividades ali desenvolvidas.

O objetivo passa por promover hábitos ativos de vida saudável junto da população do concelho, promovendo a prática regular de marcha (caminhada) e de corrida, com enquadramento técnico adequado, combatendo o sedentarismo e a obesidade e promovendo o aumento da qualidade de vida da população.

Os Centros de Marcha e Corrida são projetos desportivos de âmbito nacional que se inserem no Programa Nacional de Marcha e Corrida – PNMC, impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Federação Portuguesa de Atletismo.

 

FYC/APE // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar