23-04-2018 Cultura, Política, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 23 abr (Lusa) - Notícias breves do País (2.ª edição):

 

MADEIRA: JPP propõe redução da tributação do IVA e do custo da eletricidade

 

O Juntos pelo Povo (JPP) vai apresentar um projeto de proposta de lei à Assembleia da República que visa baixar a tributação do IVA sobre a eletricidade, passando na Região dos atuais 22% para 5%, anunciou hoje o partido.

A medida vai ter “reflexos na redução dos custos da fatura da luz, para os consumidores”, disse o deputado Élvio Sousa em conferência de imprensa na região.

No entender do grupo parlamentar do JPP, “a irresponsabilidade financeira dos Governos da República e da Madeira, que trouxe no passado recente a ‘troika’ e a assinatura do programa de ajustamento, levou ao aumento da tributação do IVA sobre vários serviços e bens essenciais, como é a eletricidade, com reflexos na qualidade de vida da população”.

Élvio Sousa defendeu ser necessário “inverter a situação”, considerando que, devido à recuperação económica, “embora ainda não se tenha saído totalmente da crise financeira e social", está na altura de "baixar esta tributação dos custos de eletricidade na Madeira”.

 

FUNCHAL: Vinhos e espumantes da Madeira participam na Festa da Flor

 

O Largo da Restauração, no centro do Funchal, será um espaço dedicado exclusivamente aos vinhos brancos, tintos, roses e espumantes da Madeira, entre os dias 26 e 29 de abril, uma iniciativa incluída no programa da Festa da Flor que decorre na ilha.

De acordo com a informação divulgada hoje pela Secretaria Regional da Agricultura e Pescas madeirense, este evento acontece depois do “sucesso do Festival de Rum” e os visitantes terão a oportunidade de fazer degustação e conhecer melhor os Vinhos com DOP ‘Madeirense’, IGP ‘Terras Madeirenses’ e Espumante de Qualidade da Madeira.

“Para além das empresas de vinho, haverá também um ponto de venda de comidas, proporcionando assim aos visitantes a possibilidade de criarem e apreciarem harmonias com os vinhos em prova”, lê-se no comunicado.

 

RIBEIRA BRAVA: Cidade acolhe Encontro do Roteiro do Emprego a 24 de abril

 

A Secretaria de Inclusão e Assuntos Sociais da Madeira promove a 24 de abril, através do Instituto de Emprego da região, na Ribeira Brava, a segunda sessão do Roteiro de Emprego deste ano.

A primeira sessão teve lugar a 22 de março no concelho de Câmara de Lobos, que contou com a presença de uma centena de desempregados com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos e detentores do 3.º ciclo básico ou secundário.

Na sessão de abertura participa a secretária da Inclusão e dos Assuntos Sociais, Rita Andrade, e no encerramento o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava.

O objetivo destes encontros é refletir sobre “questões relacionadas com a empregabilidade e com o mercado de trabalho”, visando “facilitar o acesso do maior número possível de desempregados ao mercado de emprego e tão rapidamente quanto possível”, sensibilizando “os presentes para a mudança, para a motivação, para a proatividade diárias e, ainda, para a assunção de que o sucesso para a inserção profissional depende do plano de empreendedorismo pessoal”, menciona a informação.

 

LOURINHÃ: Concelho comemora 800 anos do Foral com programa evocativo

 

O Município da Lourinhã promove um programa de atividades para comemorar os 800 anos da atribuição do Foral ao concelho, que começa na quarta-feira e se prolonga até ao final do ano.

O programa começa na quarta-feira com a sua apresentação no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, a inauguração da exposição “O Foral”, patente no Sítio em frente ao Museu da Lourinhã.

O programa integra ainda recriações históricas e concertos medievais, palestras, teatro, workshops, passeios, caminhadas e outras exposições.

 

TORRES VEDRAS: Homem detido pela GNR por violência doméstica

 

Um homem, de 44 anos, com antecedentes criminais, foi detido em Torres Vedras na sexta-feira por violência doméstica, tendo como vítima o filho, de oito anos, anunciou hoje a GNR.

A denúncia foi feita pela escola do filho, em virtude de a criança ter comparecido com marcas de agressões, o que levou o Ministério Público a emitir um mandado de detenção, que resultou na detenção do pai.

O detido, com pena de prisão suspensa por 20 meses, pela prática do crime de violência doméstica, e suspeito de ter agredido a atual companheira, foi presente ao Tribunal Judicial de Torres Vedras, tendo ficado em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Leiria.

 

TORRES VEDRAS: Transportes públicos urbanos com alterações de percurso na cidade

 

A Câmara Municipal de Torres Vedras informou que, após reunião com a operadora Barraqueiro, foram introduzidas alterações nas Linhas Amarela e Verde dos Transportes Urbanos de Torres (TUT), com efeito a partir do dia 30 de abril.

A Linha Amarela passa agora a ter circuito com passagem na zona alta do Bairro de Vila Morena e com retorno na localidade do Barro, deixado de seguir até ao antigo Sanatório do Barro, que se encontra desativado.

No que concerne à Linha Verde, com os objetivos de garantir o transporte de passageiros à zona industrial de Paul, o transporte de alunos do Paul às escolas da cidade e garantir deslocações no centro histórico de Torres Vedras, as alterações mais relevantes prendem-se com a circulação do TUT no centro histórico, facultando o acesso ao Mercado Municipal, Largo de São Pedro, estacionamento de Santiago e estacionamento do ex-pavilhão do Sporting de Torres.

Também o Forte de São Vicente e a Encosta de São Vicente passam a integrar o circuito da Linha Verde, servindo as deslocações dos moradores dessa zona.

 

TORRES VEDRAS: Obras do Castro do Zambujal começaram

 

As obras de valorização do Castro do Zambujal tiveram início com o objetivo de promover a conservação do património e criar condições para os visitantes, anunciou hoje a Câmara de Torres Vedras, após obter fundos comunitários para o efeito.

Com duração estimada de seis meses e um custo de 350 mil euros, a intervenção contempla a instalação de uma vedação vegetal para garantir que o sítio se mantém o mais natural possível, a recuperação de parte da segunda linha de muralha que ali passava e criação de estacionamento para automóveis e autocarros para melhorar o acesso.

Para melhorar as condições de visitação, vão ser instaladas seis estações no percurso interno do Castro do Zambujal, dando a conhecer os pontos de interesse, a história e a sua envolvente.

Serão produzidos painéis e folhetos informativos, assim como uma aplicação para telemóvel, que pretendem melhorar a experiência dos visitantes,

O Castro do Zambujal, um dos mais importantes monumentos do calcolítico peninsular e monumento nacional desde 1946, é visitado por 3.600 pessoas por ano.

 

AMB/FYC // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar