14-06-2018 Cultura, Lusa, Caldas da Rainha Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Caldas da Rainha recebe exposição sobre IV Encontros Internacionais de Arte

Caldas da Rainha, Leiria, 14 jun (Lusa) – A Escola Superior de Arte e Design (ESAD) das Caldas da Rainha recebe a partir de hoje uma exposição evocativa dos IV Encontros Internacionais de Arte, que decorreram naquele concelho de Leiria em 1977.

A exposição, intitulada “IV Encontros Internacionais de Arte: rememorar o verão de 1977 nas Caldas da Rainha”, é hoje inaugurada nas instalações da escola pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria, e foi organizada em parceria com a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC).

Os Encontros desse ano tiveram em Jaime Isidoro, impulsionador da Bienal de Cerveira, e Egídio Álvaro, da Revista de Artes Plásticas, os organizadores, depois de edições na vila gaiense de Valadares, em 1974, Viana do Castelo, em 1975, e Póvoa de Varzim, em 1976.

Em 1977, de 02 a 12 de agosto, passaram pelas Caldas “mais de uma centena de artistas nacionais e internacionais”, recorda a FBAC em comunicado, e esta mostra, curada por Helena Mendes Pereira, e patente até 27 de outubro, assenta num “espólio documental” de obras produzidas ou apresentadas nesse ano.

Entre fotografias, vídeo, recortes de jornais e material publicitário, além de obras de arte, encontram-se trabalhos de Artur Bual, Albuquerque Mendes, Anne-Marie Pêcheur, Chantal Guyot e Roualdès, entre outros.

Para o coordenador artístico da FBAC, Cabral Pinto, os Encontros “marcaram o volte-face artístico da década de 1970 em Portugal”. “No ano em que se celebram os 40 anos da Bienal de Cerveira, não poderíamos deixar de recordar estes encontros, que deram origem àquela que é hoje a bienal de arte mais antiga do país”, lembrou.

A iniciativa faz parte do projeto de retrospetiva dos 40 anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, iniciada por Jaime Isidoro em 1978, apoiado pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes.

 

SIYF // MAG

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar