03-09-2018 Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 03 set (Lusa) – Notícias breves do País:

 

PENICHE: Casal de 60 anos detido por tráfico de droga

 

Um homem e uma mulher, ambos com 60 anos, foram detidos por tráfico de estupefacientes, em Ferrel, no concelho de Peniche, divulgou hoje a GNR.

A detenção teve por base “uma denúncia sobre a existência de uma plantação de cannabis num terreno agrícola”, que, segundo um comunicado da GNR, levou a uma investigação “que culminou na identificação dos suspeitos” detidos no sábado.

A GNR realizou uma busca domiciliária e outra num terreno agrícola das quais resultou a apreensão de “três pés de canabis, 428 doses de haxixe e artigos relacionados com a produção e tratamento do estupefaciente”, pode ler-se no comunicado.

Os detidos, foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência (TIR).

Na operação foi ainda constituído arguido um indivíduo, de 28 anos, com antecedentes criminais por posse e tráfico de estupefacientes.

 

 

MADEIRA: Governo Regional promove campanha sensibilizadora no inicio do ano escolar

 

“De volta às aulas: baterias carregadas e mochilas bem preparadas!” é o tema da campanha que o Governo da Madeira lançou hoje para sensibilizar os pais e alunos para boas práticas na preparação de mais um ano letivo.

“O Governo Regional acompanha com interesse e atenção o início de mais um ano letivo e, através do Serviço de Defesa do Consumidor pretendemos dar dicas, difundir boas práticas que podem fazer toda a diferença no dia a dia dos nossos jovens estudantes”, declarou a secretária da Inclusão e Assuntos Sociais madeirense.

Rita Andrade apontou que o objetivo é “ajudar pais e filhos a fazerem escolhas certas com vista ao sucesso escolar”, enunciando que a campanha aborda aspetos como o material escolar, o equilíbrio entre a qualidade e durabilidade dos produto e aquisição de equipamentos informáticos, além de temas ligados à segurança rodoviária, alimentação saudável, vestuário, calçado.

Uma mochila adequada à estatura do aluno, material informativo que respeitem as regras da união Europeia, são alguns dos conselhos incluídos nesta iniciativa.

 

 

MADEIRA: Dia Nacional do Psicólogo assinalado na região

 

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) comemora terça-feira, pela primeira vez, o Dia Nacional destes profissionais, visando salientar o seu contributo para a sociedade e para o desenvolvimento da região e do país”, foi hoje anunciado.

Na informação disponibilizada, o presidente da direção regional desta ordem, Renato Gomes Carvalho, realça que há sofrimento, faltas de produtividade, absentismo e dificuldades adaptativas por que as pessoas passam e que podiam ser evitadas, através do recurso aos serviços de psicologia que existem nas várias áreas”.

Também fala da “necessidade de se implementarem políticas integradas de promoção e prevenção em saúde mental, e de serem dadas melhores condições logísticas, formativas e promotoras do auto cuidado para os profissionais nas diferentes instituições”.

Em Portugal existem cerca de 20 mil psicólogos, dos quais 400 na Madeira.

 

 

SEVER DO VOUGA: Festival Internacional de Cinema homenageia atriz Dalila Carmo

 

O Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga “Paisagens”, cuja 2.ª edição decorre entre 07 e 09 de setembro, vai homenagear a atriz Dalila Carmo pela sua carreira no cinema e na televisão, anunciou a organização.

Vencedora dos Sophia 2013 como melhor atriz no filme “Florbela” (prémios organizados pela Academia Portuguesa de Cinema), com o mesmo filme, Dalila Carmo viria ainda a ganhar os Globos de Ouro desse ano, os Prémios CinEuphoria, GDA e o Prémio para Melhor Atriz em Coimbra.

Na programação do Festival merece destaque o concerto multimédia “Uma história da Trompa” de Laurent Rossi, solista da Orquestra Sinfónica Portuguesa, Ópera do Teatro Nacional S. Carlos.

Neste filme, realizado por David Rebordão e Nelson Martins, descobrem-se, através das brincadeiras e dos olhos curiosos de duas crianças, as transformações e as variantes do instrumento, os intérpretes e os compositores, que no seu conjunto, constituem património do instrumento.

 

 

HORTA: GNR apreende 37 quilos de pescado

 

O Comando dos Açores da GNR apreendeu no passado fim de semana, na ilha do Faial, 37 quilos de pescado capturado em zona proibida, bem como material de mergulho utilizado ilegalmente, foi hoje revelado.

Numa nota informativa divulgada à imprensa, a GNR adianta que estas apreensões resultam de um conjunto de ações de fiscalização realizadas ao longo da orla marítima, que permitiram descobrir cinco homens a realizar atividades ilegais.

Além da apreensão de pescado capturado através de caça submarina em local proibido, os agentes da GNR do Faial identificaram ainda os homens por terem capturado espécies proibidas e por terem excedido o número de exemplares permitidos.

 

RF/MSO/AMB/DYA // MCL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar