18-05-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 4.ª edição

Redação, 18 mai (Lusa) – Notícias breves do país (4.ª edição):

 

MADEIRA: Entradas nos faróis e navios assinalam Dia da Marinha

 

O Dia da Marinha, que se assinala no domingo, é comemorado na Madeira com a abertura ao público dos faróis da Ponta do Pargo e São Jorge, além de visitas a navios do dispositivo na região.

A informação divulgada hoje pela Zona Marítima da Madeira adianta que estão previstas diversas iniciativas ligadas ao mar, incluindo uma prova de águas abertas e embarque nas unidades navais e nos meios das capitanias dos portos do Funchal e Porto Santo e da Polícia Marítima.

O programa decorre em colaboração com a Direção Regional da Educação da Madeira, tendo como objetivo “promover uma ampla abertura à comunidade, e em especial reforçar a ligação a todos aqueles que desenvolvem as suas atividades económicas e lúdicas no mar”.

 

MADEIRA: Sindicato de professores promove jornadas de Educação

 

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) realiza no próximo sábado as IV Jornadas da Educação, sob o tema "Educar para o futuro, flexibilidade curricular e tecnologia educativa", no Funchal.

O encontro visa “debater o tipo de educação que se pretende para o futuro, assente na flexibilidade curricular e na tecnologia, e capaz de motivar uma pedagogia de mudança”.

O programa prevê a participação do antigo ministro da Educação Marçal Grilo; do secretário regional de Educação da Madeira, Jorge Carvalho; do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo; e da professora da Universidade de Lisboa Neuza Pedro, entre outras personalidades.

 

MADEIRA: Governo Regional associa-se à Noite Europeia dos Museus

 

A Madeira volta a associar-se este ano, no sábado, à Noite Europeia dos Museus nos espaços museológicos tutelados pelo Governo Regional, que vão funcionar com horários alargados e gratuitos, além de disponibilizar visitas guiadas.

Esta é uma das iniciativas integradas nas Comemorações do Dia Internacional dos Museus, tendo a Secretaria do Turismo e Cultura da Madeira anunciado que as entradas vão ser neste dia gratuitas nos vários núcleos.

A Noite Europeia tem como principais palcos o Museu Quinta das Cruzes e o Universo de Memórias, no Funchal, e o MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira, na Calheta, na zona oeste da ilha.

Nos jardins do Museu da Quinta das Cruzes vão ter lugar um concerto de Orquestrofone e a atuação do Grupo de Fados da Associação Académica da Universidade da Madeira.

No MUDAS acontecerá um concerto de guitarra clássica, a cargo do compositor, guitarrista e intérprete húngaro Sándor Mester, e no Universo de Memórias João Carlos Abreu há duas exposições, outras iniciativas e apontamentos musicais.

 

SÃO MIGUEL: Ilha com viatura de salvamento de banhistas

 

A Capitania do Porto de Ponta Delgada dispõe a partir de hoje de uma viatura de vigilância e salvamento de banhistas, para prestar assistência nas zonas balneares não vigiadas na ilha de São Miguel.

A viatura, atribuída no âmbito do projeto “Sea Watch”, segundo uma nota de imprensa da capitania, tem como objetivo contribuir para a vigilância das praias onde não há nadadores-salvadores, sendo um todo-o-terreno conduzido por militares da Marinha e equipado com os meios essenciais para salvamento e assistência a banhistas.

A nova viatura permanecerá em São Miguel até 15 de outubro.

A tripulação da viatura é formada por um militar fuzileiro da Marinha com os cursos de nadador-salvador e de condução de viaturas todo-o-terreno, e por um elemento da Capitania de Ponta Delgada.

 

ALENQUER: Festas do Divino Espírito Santo terminam no domingo

 

As Festas do Divino Espírito Santo de Alenquer, cujo culto remonta ao século XIV, começam hoje e terminam no domingo, estando as ruas engalanadas de flores por estes dias para receber os visitantes.

O programa conta hoje com a inauguração da “Sala do Império Divino” e da exposição de fotografia “O Olhar do Divino”, com fotografias das celebrações do Espírito Santo nos Açores, nos Paços do Concelho, e de um jantar com teatro e animação musical no Convento de São Francisco.

No sábado, há o bodo típico da Ilha Terceira, que é confecionado pela comitiva açoriana e é servido a toda a população e procissão da Igreja do Espírito Santo até à Igreja de S. Francisco iluminada por velas.

O programa encerra no domingo com missa solene na Igreja de S. Francisco e procissão pelas ruas da vila, até ao Largo do Espírito Santo onde é servido o bodo.

 

LOURINHÃ: Passeio com história no sábado

 

O município e o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã promovem, no sábado, um passeio com história alusivo ao foral da vila.

Trata-se de uma ação do programa comemorativa dos 800 anos da atribuição do Foral da Lourinhã, dando a conhecer espaços e monumentos relacionados com este facto e o documento "fundador da identidade da Lourinhã como território”.

O passeio começa na Igreja de Santa Maria do Castelo (séc. XIII) e o edificado histórico mais antigo da Lourinhã continua com passagem pelas antigas Pedras de Armas da vila e por outros elementos materiais da história local e termina no Museu da Lourinhã.

 

MAFRA: Quatro homens detidos por tráfico de droga

 

Quatro homens, entre os 20 e os 25 anos, foram detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Mafra, anunciou hoje a GNR em comunicado.

No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de um ano, a GNR fez quatro buscas domiciliárias, vindo a apreender 1.430 doses de haxixe, uma balança digital, sete telemóveis, um automóvel, um computador e 420 euros em dinheiro.

Os detidos vão ser presentes, no sábado, ao juiz de instrução criminal do Tribunal da Comarca Lisboa Oeste, na Amadora.

 

 

 

FYC/JYAM/AMB // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar