22-06-2018 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 22 jun (Lusa) - Notícias breves do País (2.ª edição):

 

OEIRAS: Município vai dispor de quatro apartamentos para habitação jovem

 

O município de Oeiras, no distrito de Lisboa, dispõe a partir de hoje de quatro apartamentos destinados a habitação jovem, com rendas médias de 250 euros, anunciou a autarquia.

Os quatro apartamentos (três de tipologia T1 e um de tipologia T0) ficam situados num prédio que foi adquirido e remodelado pela Câmara municipal de Oeiras, num investimento total de 710 mil euros.

Para concorrer a um destes apartamentos, o interessado deverá ter até 35 anos, podendo, caso seja selecionado, permanecer na habitação até aos 40 anos.

A ideia, segundo explica a autarquia, é que o arrendamento destes apartamentos seja “temporário”, representando “uma ajuda de início de vida”.

Segundo números divulgados pela Câmara Municipal de Oeiras, existem atualmente 156 apartamentos destinados a arrendamento jovem, estando 48 reabilitados, 21 em obra, 41 em fase de concurso e 46 em fase de projeto.

 

ODIVELAS: Inaugurado parque na Ribeirada

 

O município de Odivelas, no distrito de Lisboa, dispõe a partir de hoje de um novo parque integrado, na urbanização da Ribeirada, representando um investimento de cerca de 222 mil euros.

O novo parque tem uma área aproximada de 12 mil metros quadrados e contempla uma zona verde, densamente arborizada, com uma rede de caminhos pedonais.

O parque integrado na Ribeirada disporá, igualmente, de um parque canino (‘Dog Park’), de um ginásio de rua (‘street workout’) e zonas de estadia formal e informal.

 

CALDAS DA RAINHA: Detido suspeito de violação, sequestro e coação

 

Um homem de 42 anos, suspeito dos crimes dos crimes de violação, sequestro e coação, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) nas Caldas da Rainha, divulgou hoje a Diretoria de Leiria.

Em comunicado, a PJ revelou que “os factos ocorreram durante a madrugada da passada quarta-feira, dia 20” e levaram, após “apresentação da queixa pela ofendida”, à detenção do homem “nesse mesmo dia”.

De acordo com a PJ, a vítima foi “privada de liberdade e molestada sexualmente”.

O detido, pedreiro, foi presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório, tendo ficado sujeito à proibição de contactos e à obrigação de apresentações às autoridades policiais da zona da sua residência.

 

ABRANTES: Cáritas entrega chaves de casa destruída nos incêndios de 2017

 

A Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco entrega no sábado, às 11:00, a chave referente à habitação ardida no grande incêndio ocorrido em julho de 2017 localizada em Aldeia do Mato, Abrantes.

O valor da reconstrução desta habitação foi de 91.326 euros, acrescido de IVA, totalmente assumida pela Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo, tendo a Câmara de Abrantes participado no processo através da elaboração do projeto de arquitetura e especialidades, e do procedimento de lançamento de empreitada e fiscalização da obra.

 

SERTÃ: Bombeiros de Cernache recebem veículo de combate a incêndios

 

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim (AHBVCB) vai apresentar no domingo, dia 24 de junho, feriado municipal no município da Sertã, um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios.

Representando um investimento na ordem dos 152 mil euros, a viatura foi adquirida pela AHBVCB através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito da implementação de medidas de emergência em sete concelhos afetados pelo incêndio de Pedrogão Grande, sendo o mesmo financiado a 85%.

Os restantes 15% são assumidos pelo município da Sertã, representando um apoio financeiro na ordem dos 25 mil euros.

Este apoio do executivo camarário da Sertã à AHBVCB, aprovado por unanimidade, estende-se à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Sertã, que também vai receber um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndio através de candidatura ao POSEUR. Este segundo veículo será comparticipado pela autarquia em 28 mil euros, representando um custo total de 154 mil euros.

 

MÉDIO TEJO: BE quer reestruturação de Urgências do Centro Hospitalar

 

O Bloco de Esquerda (BE) recomendou ao Governo, através de um projeto de resolução entregue na Assembleia da República, o "reforço e a reestruturação do Serviços de Urgências do Centro Hospitalar do Médio Tejo" (CHMT), composto pelos hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém.

No Projeto de Resolução, a que a Lusa teve hoje acesso, o grupo parlamentar do BE refere que "nos últimos anos, e em diversos momentos, a Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Abrantes (...) entrou em rotura", solicitando ao Governo que "assegure que os três polos do Centro Hospitalar do Médio Tejo dispõem de serviços de urgência médico-cirúrgica, de medicina interna, de cirurgia e de pediatria, com recursos necessários para o seu normal funcionamento e com suficiente capacidade de resposta"

No documento, o BE lembra que "a reorganização do Centro Hospitalar do Médio Tejo, em 2012, levou a uma substancial redução das valências existentes em Torres Novas e em Tomar e à concentração de serviços no polo de Abrantes", razão pela qual pede ao Governo que "assegure o alargamento das valências disponíveis nos hospitais do Centro Hospitalar do Médio Tejo e o reforço dos respetivos quadros de pessoal, contratando os profissionais em falta".

O grupo parlamentar do BE lembra ainda que o CHMT "serve polos urbanos muito distantes dessa única urgência médico-cirúrgica, em Abrantes, e com três unidades unidas por uma rede viária que só assegura ligações rápidas através de SCUTs (portajadas)", solicitando ao Governo, nesse sentido, que "garanta o transporte gratuito entre as várias unidades do centro hospitalar aos utentes que tiveram alta em unidade diferente daquela em que deram entrada, para que nenhum utente fique deslocado depois de alta hospitalar, exceto por opção do próprio".

 

LOURES: PSP identifica dois jovens por roubo a estabelecimento comercial

 

A polícia identificou dois jovens, de 18 e 20 anos, suspeitos de roubarem, com recurso a “violência física extrema”, um estabelecimento comercial no concelho de Loures, anunciou hoje o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.

“Na sequência da denúncia de um roubo ocorrido em estabelecimento comercial, com recurso a violência física, foram encetadas diligências investigatórias, sendo possível, após as mesmas e graças ao conhecimento policial da área, identificar o suspeito de 18 anos e intercetar o segundo, já referenciados por ilícitos da mesma índole”, explica o Cometlis, em comunicado.

O roubo ocorreu no sábado, 16 de junho, e os dois suspeitos foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

 

LOURES: Três homens identificados por furto e recetação/venda de material furtado

 

A polícia identificou três jovens, com idades entre 15 e 19 anos, suspeitos de furto em interior de automóvel, recetação e venda de material furtado, no concelho de Loures, informou hoje o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.

Em comunicado, o Cometlis diz que, após denuncia do furto em interior de veículo, foi possível “intercetar e identificar o suspeito de 19 anos, responsável pela tentativa de venda de material furtado numa plataforma de comércio online”, assim como os outros dois elementos, de 15 e 17 anos, que assumiram o crime ocorrido há uma semana.

“Os bens furtados (vaporizadores/cigarros eletrónicos, computador portátil, e outro material eletrónico/informático) foram recuperados e entregues ao seu legítimo proprietário. Os suspeitos, à exceção do indivíduo menor de idade, foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência”, acrescenta o Cometlis.

 

FYS/DYA/MYF/JGS // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar