23-01-2019 Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 23 jan (Lusa) - Notícias breves do País:

 

VIANA DO CASTELO: Viana do Castelo eleito melhor distrito para se viver em Portugal

 

O distrito de Viana do Castelo foi eleito o melhor do país para se viver, segundo um estudo do portal imobiliário Imovirtual divulgado hoje e elaborado através de um inquérito 'online', junto de 14.998 pessoas residentes em Portugal.

Numa nota, o Imovirtual revela que, numa escala de 1 a 5, Viana do Castelo obteve 4,19 pontos em "Qualidade do ar", 4,03 em "Acessos" e 3,96 em "Silêncio", sendo avaliada globalmente em 4,02.

Vila Real (4,01), Viseu (3,94), Leiria (3,89) e Braga (3,87) fecham o grupo dos cinco melhores classificados, enquanto no fim da tabela estão Setúbal (3,73), Santarém (3,70), Portalegre (3,69), Bragança (3,66) e Beja (3,63).

O estudo considera que "a região do Norte foi a melhor classificada e a do Alentejo a pior", sendo que a nível de "Segurança" os distritos que tiveram pior nota foram Lisboa, Porto - 10.º e 6.º classificados, respetivamente - e Setúbal.

Os distritos foram avaliados, entre abril e setembro de 2018, de acordo com 12 fatores: Segurança, Limpeza, Qualidade do ar, Silêncio, Transportes Públicos, Lojas e Restaurantes, Espaços de Lazer, Estabelecimentos de Ensino, Espaços de Saúde, Custo de Vida em geral, Acessos e Estacionamento.

 

 

LOURINHÃ: Jovens detidos por furtos em residências na Lourinhã e Torres Vedras

 

A GNR deteve dois jovens, de 17 e 20 anos, por furtos em residências nos concelhos da Lourinhã, Torres Vedras e Peniche, foi hoje anunciado.

Ambos foram detidos em flagrante delito quando furtavam uma habitação na Praia da Areia Branca, no concelho da Lourinhã, após uma denúncia que levou os militares até ao local, surpreendendo os dois suspeitos no interior da casa.

Os dois são também suspeitos de três furtos em residência, na Lourinhã e Torres Vedras, e de terem enterrado parte dos bens furtados na Serra d’El-Rei, já no concelho de Peniche, de onde foram recuperadas três caçadeiras, munições e cartuchos.

Após buscas domiciliárias, a GNR apreendeu 83 moedas de coleção, 47 notas de vários países, dez relógios de várias marcas, artigos em prata, uma máquina fotográfica e um sistema de som, que foram devolvidos aos seus proprietários.

 

 

NORDESTE: PJ detém homem suspeito de abusar de filha de 12 anos

 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito de "diversos crimes de abuso sexual" da filha de 12 anos no concelho do Nordeste, na ilha açoriana de São Miguel, anunciou hoje aquela força policial.

Segundo um comunicado do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada da PJ, o homem foi detido "em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo DIAP da Ribeira Grande, pela presumível prática de diversos crimes de abuso sexual de criança, de que foi vítima uma menina de 12 anos".

A PJ adianta que "os abusos tiveram lugar no passado verão, no concelho do Nordeste, na residência do arguido, pai da vítima, no âmbito das visitas que ela lhe fazia no período de férias escolares".

O detido, com 42 anos, foi presente a primeiro interrogatório judicial tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações trissemanais, informa a PJ.

 

 

LISBOA: Polícia Judiciária detém homem suspeito de abusar sexualmente enteada

 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 33 anos, em Lisboa, suspeito de abusar sexualmente a sua enteada, de 13 anos, desde o verão de 2018 e até ao momento, anunciou hoje aquela autoridade policial.

Em comunicado, a PJ, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, revela que os abusos ocorreram “em contexto intrafamiliar”, tendo agressor aproveitado “os momentos em que estava a sós com a vítima” menor.

O homem ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva, após primeiro interrogatório judicial.

 

 

CASTRO MARIM: Iniciada recuperação de troço da muralha

 

A Câmara de Castro Marim iniciou a recuperação e consolidação de um troço da muralha da vila conhecida como a Muralha do Forte de S. Sebastião para travar o seu progressivo desmoronamento, informou hoje a autarquia.

A intervenção na muralha, que dá acesso ao Castelo de Castro Marim, representa um investimento de 170.000 euros, montante cofinanciado em 70% por fundos comunitários ao abrigo do CRESC Algarve 2020.

Os trabalhos, que vão ser acompanhados por um arqueólogo, visam "travar o desmoronamento progressivo que se tem vindo a verificar neste pano de muralha e também dar continuidade a investimentos realizados noutras zonas da cerca seiscentista".

 

 

PORTIMÃO: Terminal de cruzeiros recebe mais 23% de passageiros

 

O Terminal de Cruzeiros de Portimão recebeu em 2018 um total de 36.786 passageiros, o que corresponde a um crescimento homólogo de 23%, segundo dados hoje divulgados.

Em comunicado, a Associação dos Portos de Sines e do Algarve refere que, embora tenha havido um decréscimo no número de escalas face ao período homólogo, os 66 navios que escalaram em Portimão em 2018 foram, em média, de maiores dimensões.

No que respeita ao tráfego de pessoas em "ferry", a associação destaca a reativação da ligação entre o continente e a Madeira, com 12 escalas recebidas de navios vindos do Porto do Funchal, que transportaram um total de 10.607 passageiros.

 

MAD/APE/FYC/JML // MCL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar