19-04-2018 Cultura, Política, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 19 abr (Lusa) - Notícias breves do País:

 

CADAVAL: Livro “O Naufrágio na Praia da Vitória” apresentado no sábado

 

O livro “O Naufrágio do Praia da Victoria”, de Nuno Ribeiro, é apresentado no sábado, no auditório dos Paços do Concelho do Cadaval.

Na apresentação, o autor vai falar sobre o seu fascínio pelas histórias “escondidas” no fundo do mar e promete fazer uma ligação do seu livro ao Cadaval.

A apresentação do livro insere-se no ciclo ‘Primavera de Livros’, que decorre até 08 de maio.

Na segunda-feira, há sessão de contos para crianças na Biblioteca Municipal, no dia 27 sessão de contos para a comunidade sénior no cineauditório Valentina de Abreu, no dia 28 lançamento do II Prémio Literário Fernanda Botelho e apresentação do livro de contos do Prémio Literário Fernanda Botelho de 2016, na Biblioteca Municipal, e no dia 08 de maio a apresentação do livro “O que queres ser”, de Maria João Viegas e Marta Monteiro.

 

PENICHE: Oficina “Zeca Afonso sabes quem é?” No edifício cultural

 

O Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche acolhe na segunda-feira, pelas 14:15, a oficina “Zeca Afonso sabes quem é?”, dinamizada pelo grupo Catrapum Catrapeia, no âmbito das comemorações dos 44 anos do 25 de Abril de 1974.

Os dinamizadores querem levar as crianças a descobrir o cantor Zeca Afonso a partir do livro ilustrado da canção “O Homem da Gaita”, editado pela Associação Zeca Afonso que é acompanhado pela voz de Zeca.

Os participantes são convidados a escrever e cantar canções e a desenvolver exercícios de expressão dramática e musical.

 

TORRES VEDRAS: Projeto “Livro Livre” em exposição na Biblioteca Municipal

 

A Biblioteca Municipal de Torres Vedras acolhe a exposição do projeto “Livro Livre” até ao final de maio, no âmbito das comemorações dos 44 anos do 25 de Abril de 1974.

Trata-se de um projeto pedagógico para refletir sobre a liberdade e a democracia, criado por Francisco Bairrão Ruivo (historiador), Danuta Wojciechowska (ilustradora) e Joana Paz, que pressupõe a construção de diversas narrativas que focam a democracia e os direitos e liberdades fundamentais como principal “herança de Abril”.

O projeto lançou às escolas do concelho desafios de caráter criativo para incentivar jovens, nascidos muito depois de 1974, já num espaço de liberdade, democracia e direitos adquiridos, a pesquisar sobre o assunto e recolher testemunhos reais, colecionando-os num livro.

 

TORRES VEDRAS: Serão de contos na sexta-feira na Biblioteca Municipal

 

A Biblioteca Municipal de Torres Vedras recebe o contador de histórias Carlos Marques, no Serão “Contos Contados”, esta sexta-feira, às 21:30, integrado no programa de comemoração do Dia Mundial do Livro.

Carlos Marques é contador de histórias desde 2005. Formou-se em Estudos Teatrais na Universidade de Évora e no Institut del Teatre, em Barcelona. Trabalhou como ator em inúmeras estruturas teatrais, mas é como contador ou "cantador" de histórias que se assume.

 

TORRES VEDRAS: Biblioteca convida crianças a passar uma noite entre os livros

 

A Biblioteca Municipal de Torres Vedras convida crianças e jovens para “Uma noite entre os livros”, no sábado, a partir 21:00, para assinalar o Dia Mundial do Livro.

Os participantes, vestidos de pijama, vão contar com uma visita guiada ao espaço, narração de histórias fantásticas, histórias e canções para adormecer e leite e bolachas antes de adormecer e, no dia seguinte, pequeno-almoço, hora do conto e uma oficina.

 

TORRES VEDRAS: Município com compromissos ambientais até 2030

 

A Câmara de Torres Vedras estabeleceu na terça-feira o Compromisso 2030 do Pacto dos Autarcas, durante a conferência realizada na cidade sobre “Cidades orientadas para um futuro sustentável”.

Através desse pacto, a autarquia compromete-se a, até 2030, a reduzir em 40% as suas emissões, melhorar a resiliência dos territórios para a adaptação às alterações climáticas e a disponibilizar energia segura, sustentável e a preços adequados a todos os cidadãos.

Organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, Direção-Geral do Território, Pacto dos Autarcas e Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis, a conferência trouxe para debate temáticas ligadas sobretudo à Agenda Urbana para a União Europeia e ao Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis.

 

TORRES VEDRAS: “Um Solo para a Sociedade” no Teatro-Cine

 

A Companhia Paulo Ribeiro leva esta sexta-feira, pelas 21:30, ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras a peça “Um Solo para a Sociedade”.

Concebida a partir do monólogo "O Contrabaixo", de Patrick Süskind, nesta nova criação desta companhia, os coreógrafos António Cabrita e São Castro pretendem explorar a metáfora estabelecida entre a hierarquia de uma orquestra e a organização da sociedade.

Em "Um Solo para a Sociedade", os dois coreógrafos procuram aprofundar a reflexão sobre como as pessoas ocupam um território comum, abordando problemáticas que norteiam a condição humana, como o amor, a liberdade, a escolha ou a identidade, ampliando o gesto como movimento elaborado e exteriorizado dessa reflexão.

 

FYC // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar