19-06-2018 Sociedade, Política, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 3.ª edição

Lisboa, 19 jun (Lusa) – Notícias breves do país (3.ª edição):

 

CASTRO MARIM: GNR impede entrada irregular de tabaco em Portugal

 

A GNR apreendeu na segunda-feira 31.360 cigarros que estavam a ser introduzidos de forma irregular em Portugal, anunciou hoje o comando de Faro daquela força de segurança.

A apreensão foi feita pela Unidade de Ação Fiscal de Faro, na fronteira luso-espanhola de Castro Marim, no Algarve, e o tabaco destinava-se à “introdução irregular no consumo” em Portugal, precisou a GNR num comunicado.

“No decorrer de uma operação de fiscalização, que visou a verificação documental de âmbito tributário, os militares identificaram duas mulheres, com 41 e 54 anos, que transportavam tabaco dissimulado em malas de viagem, com origem em países de leste”, contextualizou a força de segurança.

Com esta apreensão, foi apreendida mercadoria que “ascende a 7.000 mil euros, o que se traduz em mais de 5.600 euros de Imposto Especial de Consumo não declarado ao Estado” português, sublinhou a GNR, frisando que foram “elaborados dois autos de notícia por introdução irregular no consumo”.

 

 

PONTA DO SOL: Governo da Madeira faz intervenção no planalto do Paul da Serra

 

O Governo da Madeira está a efetuar uma intervenção numa área de 400 hectares no planalto do Paul da Serra, no concelho da Ponta do Sol, visando a recuperação florestal daquela área, disse a secretária do Ambiente do arquipélago.

“Estamos a intervir em 400 hectares no Paul da Serra, para remover espécies exóticas invasoras, como a carqueja e giesta – espécies que facilitam a propagação do fogo – para, em primeiro lugar, diminuir o risco de incêndio, depois para permitir que o urzal, vegetação indígena, nativa, característica deste habitat de altitude, se expanda e, ainda, para aumentar as disponibilidades hídricas totais da ilha”, disse Susana Prada numa visita que efetuou hoje àquele local.

A intervenção está a ser realizada pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, e as “plantas invasoras estão a ser removidas através de meios mecânicos e manuais, como arranque e corte, estando o trabalho a ser executado de modo a não danificar a vegetação indígena”.

Quanto ao material cortado ou arrancado, “está a ser estilhaçado no terreno, promovendo-se, desta forma, a reposição de nutrientes no solo”, sendo o Paul da Serra a principal zona de infiltração uma vez que tem nevoeiros frequentes, se estiver coberta de urzes é possível captar a água.

 

 

FUNCHAL: Altares de São João a partir de terça-feira na cidade

 

A Câmara Municipal do Funchal promove a partir de terça-feira mais uma edição dos Altares de São João, uma iniciativa que conta com a adesão de 20 comerciantes e abrange algumas ruas características da baixa da cidade.

Uma nota divulgada hoje pela autarquia refere que “este ano foi reforçada a animação” com atuações de rua e a presença de vários grupos folclóricos, além da já habitual presença das tunas, grupos de fado e marchas populares.

O presidente do município do Funchal, Paulo Cafôfo, marca presença na abertura desta iniciativa.

 

 

FUNCHAL: Município promove mesa sobre “Lojas com História

 

A Câmara Municipal do Funchal promove sexta-feira à tarde uma mesa redonda subordinada ao tema das “Lojas com História”, no âmbito do projeto que pretende implementar para apoiar a preservação destes estabelecimentos na baixa da cidade.

Em comunicado hoje divulgado, o município refere que esta iniciativa acontece uma semana após a aprovação, em reunião de câmara, da versão final do respetivo Regulamento Municipal do Reconhecimento e Proteção das mesmas, “que vem identificar, apoiar e preservar as lojas tradicionais da Baixa da cidade”.

A mesma informação refere que também acontece antes da submissão do regulamento à Assembleia Municipal, ainda durante o corrente mês.

A mesa redonda sobre o mote “Vamos Proteger as Lojas Históricas”, representa uma “preocupação de todos (senhorios, arrendatários e clientes), e não apenas dos municípios” e vai contar com a participação da empresária Catarina Portas, além de outros oradores nacionais e regionais envolvidos nesta temática, representantes de áreas como o comércio, a indústria e o património e diversos lojistas funchalenses.

 

 

MADEIRA: Cem psicólogos vão debater a “importância do autocuidado” no Funchal

 

Cerca de uma centena de psicólogos vai debater na próxima sexta-feira a “importância do autocuidado”, uma iniciativa promovida delegação regional da Ordem destes profissionais.

A informação hoje distribuída refere que o programa prevê a participação de oradores como Gabriela Moita, Miguel Ricou e Artur Moura Queirós.

“Esta é uma iniciativa integrada na estratégia de valorização e promoção do desenvolvimento profissional dos psicólogos da Madeira”, pode ler-se no documento.

Acrescenta que a reunião vai permitir discutir “a importância de práticas de intervenção, supervisão da prática e desenvolvimento pessoal dos profissionais nas diferentes instituições”, contando com a colaboração do Instituto de Segurança Social, “tendo em vista a implementação de boas práticas neste domínio”.

 

 

PONTA DELGADA: PSP detém alegado traficante de droga e desmantela duas estufas de canábis

 

A PSP desmantelou duas estufas de plantação de canábis, numa freguesia limítrofe à cidade de Ponta Delgada, nos Açores, e deteve um homem suspeito da prática de cultivo e tráfico de estupefacientes, foi hoje anunciado.

Um comunicado policial adianta que "as estufas estavam meticulosamente montadas no quintal de uma residência”, tendo sido apreendidas “120 plantas de canabis em avançado estado de maturação" que, "se fossem vendidas no mercado do consumo micaelense, permitiria a obtenção de elevados lucros financeiros".

"Os polícias encarregues da investigação depararam-se com a edificação de uma estrutura produtiva devidamente montada com todos os equipamentos necessários ao adequado cultivo de plantas de canábis, contendo as mesmas um apropriado sistema de iluminação, aquecimento, tubagens de ventilação, extratores e materiais de isolamento", acrescenta o comunicado, adiantando que o detido, de 51 anos, sem cadastro, ficou com a medida de coação de apresentações periódicas na PSP.

 

 

ABRANTES: Suspeito de violação de menor em prisão preventiva

 

Um homem de 39 anos, suspeito do crime de violação e coação agravada de uma criança na Comarca de Abrantes, ficou em prisão preventiva após interrogatório judicial, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ) de Leiria.

Em nota de imprensa, a PJ dá conta que Departamento de Investigação Criminal de Leiria "identificou e deteve um homem, fortemente indiciado pela prática de um crime de violação agravada e dois de coação agravada", tendo acrescentando que "a proximidade do agressor com a vítima facilitou a concretização do crime ocorrido em 2015, na Comarca de Abrantes".

Segundo a mesma nota, o arguido, "aproveitando o facto de se encontrar a sós com a vítima, uma criança, agrediu-a sexualmente", sendo ainda referido que, "após a sua denúncia, já em 2018, o arguido, tomando conhecimento da investigação, coagiu a vítima e seus familiares a omitirem os factos, com ameaças de morte".

Ao detido, de 39 anos de idade, operário, foi-lhe aplicado a medida de coação de prisão preventiva.

 

 

PENICHE: Detidas seis pessoas por tráfico de droga, álcool e arma proibida

 

A GNR deteve em Peniche seis homens, entre os 18 e os 50 anos, por tráfico de droga, condução sob o efeito de álcool e posse de arma proibida, anunciou hoje aquela força de segurança.

Mais quatro foram identificados por consumo de estupefacientes.

Na operação, foram ainda apreendidas 237 doses de haxixe, 32 de canábis, três de cocaína, três de MDMA e uma arma proibida.

A ação envolveu 123 militares dos Comandos Territoriais de Leiria, Lisboa, Coimbra, Aveiro e Santarém, da Unidade de Intervenção da GNR e do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche, contando também com a colaboração da Polícia Marítima, Autoridade Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e Autoridade para as condições de Trabalho (ACT).

 

FYC/MYF/APE/AMB/MHC // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar