18-05-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 6.ª edição

Redação, 18 mai (Lusa) - Notícias breves do país (6.ª edição):

 

SÃO MIGUEL: Apreendidos 188 quilos de pescado

 

A GNR deteve na ilha de São Miguel uma embarcação que estava a descarregar o pescado sem passar pelo controlo da lota, tendo sido apreendidos 170 quilos de chicharro e 18 quilos de cavala, foi hoje anunciado.

Segundo uma nota de imprensa, foram identificados dois homens de 48 e 52 anos, sendo que os 18 quilos de cavala “não possuíam o tamanho mínimo necessário para ser comercializada”.

A apreensão do pescado surgiu no decorrer de uma operação de fiscalização da GNR no âmbito da fuga à lota nos portos de pesca de Ponta Delgada e Vila Franca do Campo.

 

LOURINHÃ: Jornadas da saúde até 15 de junho

 

As Jornadas de Saúde e do Bem-Estar da Lourinhã decorrem até 15 de junho, em vários locais do concelho.

O programa aposta na saúde preventiva e na promoção da qualidade de vida dos cidadãos, com atividades para a comunidade e para as escolas, desde rastreios, conferências, apresentação de livros, sessões de terapia, atividades físicas, formações e exposições.

O evento tem como objetivos sensibilizar os cidadãos para a adoção de atitudes preventivas relativamente às doenças, promover a importância de uma alimentação equilibrada, a literacia na saúde e valorizar a prática de atividade física para o bem-estar e qualidade de vida.

 

 

LISBOA: Corrida condiciona trânsito entre Alcântara e Belém

 

A Avenida Brasília, em Lisboa, vai estar cortada entre as 09:00 e as 13:00 de domingo, durante a Corrida Lisboa, a Mulher e a Vida, prova que irá condicionar outras ruas da capital, entre Alcântara e Belém.

Em comunicado hoje divulgado, a Câmara Municipal de Lisboa avança que diversas artérias das freguesias da Misericórdia, Estrela, Alcântara e Belém, num trajeto entre a Rocha Conde de Óbidos e a Torre de Belém, vão estar condicionadas.

As alterações à circulação e os respetivos desvios de trânsito vão ser devidamente coordenados no local pela polícia, segundo a informação.

 

AVEIRO: Universidade colabora com Organização de Estados Ibero-americanos

 

A Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e a Universidade de Aveiro (UA) assinaram um acordo de colaboração nas áreas do ensino e a educação em ciências e para a sustentabilidade.

Segundo a informação divulgada, as duas instituições identificaram um conjunto de programas que já se encontram em desenvolvimento na OEI e que podem beneficiar do contributo de docentes e investigadores da Universidade de Aveiro.

Foram apontadas como áreas prioritárias de cooperação a colaboração na organização nos seminários ibero-americanos de educação e a promoção da cátedra ibérica.

 

 

EDUCAÇÃO: Associações ibero-americanas assinam acordo

 

A Organização de Estados Ibero-americanos e Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia assinaram um protocolo com o objetivo de desenvolver programas e projetos conjuntos nas áreas da ciência e educação.

As duas instituições pretendem com este acordo ser promotoras de vários projetos que contribuam para a promoção do desenvolvimento nos países ibero-americanos e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

As instituições identificaram como áreas prioritárias de cooperação a mobilidade académica, científica e técnica, a formação de professores, o ensino à distância e a produção/oferta de recursos, aplicações informáticas e outros conteúdos de apoio pedagógico.

 

 

MAFRA: Ciclo de concertos In’Cantate no concelho

 

A Câmara Municipal de Mafra e a Cultur'canto- associação cultural organizam este mês, pelo quarto ano consecutivo, o ciclo de concertos in'Cantate, em diferentes locais do concelho.

Com um formato renovado, o in’Cantate promove diversos concertos descentralizados, de entrada gratuita, e dá este ano destaque à música vocal e orquestral, clássica e ligeira, interpretada inteiramente por cantores e músicos do concelho.

A Orquestra Sinfónica de Jovens da Junta de Freguesia de Santo Isidoro, o Coro de Câmara Outros Cantos, o Coro Mater Fidei e o grupo SOLinSI dão hoje à noite um concerto na Associação de Moradores de Ribamar, freguesia de Santo Isidoro.

O programa termina em 09 de junho, na Quinta do Casal Novo, freguesia de Vila Franca do Rosário, com um concerto pelos mesmos grupos.

 

FYC/RCP/JYAM // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar