23-05-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 23 mai (Lusa) – Notícias breves do País:

 

TORRES VEDRAS: Bibliotecas adotam sistema de identificação de cores para daltónicos

 

As bibliotecas escolares do concelho de Torres Vedras vão adotar o sistema de identificação de cores para daltónicos ColorADD, iniciativa pretende tornar as bibliotecas mais inclusivas, foi hoje anunciado.

As escolas abrangidas irão ter acesso a materiais para catalogar os livros utilizando as cores de acordo com as normativas estabelecidas pela UNESCO.

O projeto surgiu no âmbito da realização anual de rastreios visuais na comunidade escolar pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que se realiza desde o ano letivo 2014/2015.

 

 

LOURINHÃ: Quinzena Gastronómica do Polvo de 24 de maio a 03 de junho

 

A 10ª Quinzena Gastronómica do Polvo realiza-se em 21 restaurantes da Lourinhã, entre quinta-feira e o dia 03 de junho, foi hoje anunciado.

“É para nós uma grande satisfação ver que, na sua décima edição, a Quinzena Gastronómica do Polvo, continua a crescer, quer no número de estabelecimentos aderentes, quer na diversidade das ementas propostas”, afirmou João Serra, vereador com o pelouro do Turismo e Competitividade da Câmara Municipal da Lourinhã.

Carpaccio de Polvo, Calzoni de Polvo com Ricotta ou Pudim de Polvo Caramelizado com Trilogia de Espumas Regionais de Aguardente são algumas das 80 receitas que vão estar disponíveis.

 

 

TORRES VEDRAS: Artistas torrienses no Brasil

 

Uma comitiva de torrienses composta por artistas da plataforma “Arte ao Centro” esteve em Araraquara, no Brasil, onde partilhou vários projetos com aquele Município do estado de São Paulo, informou a Câmara de Torres Vedras.

A visita permitiu aprofundar a relação dos municípios na área da cultura, assim como dar início a um conjunto de relações institucionais ao nível da Economia Social, Solidária e Criativa e da Cidadania.

Os artistas, que contam com uma exposição coletiva em Araraquara inaugurada durante a visita, continuam no Brasil a desenvolver várias residências artísticas, enquanto o projeto “Bang Awards” dinamizou apresentações nas escolas daquela cidade.

No âmbito deste intercâmbio artístico e cultural, Torres Vedras irá acolher uma comitiva de Araraquara durante o mês de outubro.

 

 

LOURINHÃ: Mais sete empresas aderem à ‘Marca Lourinhã’

 

A Câmara da Lourinhã entregou sete novos certificados da marca Lourinhã e renovou os certificados já atribuídos.

A marca Lourinhã surge como um selo de garantia de excelência dos produtos e serviços locais, transmitindo simultaneamente uma imagem de confiança, segurança e qualidade.

No total e com estas novas distinções, passam a exibir o selo da marca Lourinhã 29 produtos ou serviços de 21 empresas e instituições do concelho.

 

 

TORRES VEDRAS: Concelho acolheu fase regional do Concurso Nacional de Leitura

 

Torres Vedras acolheu a fase intermunicipal do Oeste do Concurso Nacional de Leitura (CNL) que se realizou no dia 16 de maio, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

Os vencedores, que vão representar a região no concurso nacional, foram Clara Soares (Cadaval) e Aléxia Conceição (Caldas da Rainha), no primeiro ciclo, João Venâncio (Peniche) e André Blanco (Torres Vedras), no segundo ciclo, Marta Simão (Lourinhã) e Iara Vidal (Torres Vedras, no terceiro ciclo, e Josefine Winkler (Caldas da Rainha) e Lara Azeitona (Nazaré), no ensino secundário.

 

FYC // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar