03-05-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 03 mai (Lusa) – Notícias breves do País:

 

ARRUDA DOS VINHOS: Município atribui bolsas de estudo a estudantes universitários

 

O município de Arruda dos Vinhos, em conjunto com instituições privadas e públicas do concelho, vai passar a atribuir bolsas de estudo a alunos do ensino superior do concelho, foi hoje anunciado.

As bolsas de estudos aos alunos universitários destinam-se a estudantes cujo agregado familiar tenha residência no concelho e que ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior em território nacional, em cursos de licenciatura ou de mestrado integrado.

 

 

LOURES: Ciclo de música Barroca no fim de semana

 

O município de Loures, no distrito de Lisboa, vai acolher entre sexta-feira e domingo três concertos de música Barroca, com entrada gratuita, anunciou hoje a Câmara Municipal

Este ciclo de música Barroca vai decorrer nas igrejas de Unhos, Santo Antão do Tojal e Sacavém e insere-se na temporada 2018 da iniciativa municipal Música em Si Maior.

O primeiro concerto decorre na sexta-feira, a partir das 21:00, na igreja matriz de Unhos e contará com a atuação dos Corintio Ensemble, um trio de trompas naturais, composto por Gilbert Cami, Bernardo Silva e Bruno Rafael.

No sábado, pelas 21:00, na igreja de Santo Antão do Tojal, será a vez do Bando de Surunyo, um grupo especializado na interpretação de temas dos séculos XVI e XVII, que irá apresentar músicas que se cantavam em Portugal, Espanha e Itália durante o Renascimento e o período Barroco

O último concerto deste ciclo terá lugar na igreja matriz de Sacavém, a partir das 16:00, e será interpretado pelos violoncelistas Filipe Quaresma e Paulo Gaio Lima e pela cravista Flávia Almeida Castro.

 

 

TORRES VEDRAS: Ilustrações em exposição na Fábrica das Histórias

 

A Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino tem patente, entre sábado e 28 de julho, a exposição de ilustração “Quatro mãos e muitas patas”, da autoria de Leni Van den Berg e Renata Bueno.

Renata Bueno é artista brasileira e vive no Alentejo. Já participou em exposições coletivas e individuais no Brasil, Portugal, Holanda, Alemanha, França e Itália. Como autora e ilustradora publicou mais de 35 títulos pelas principais editoras brasileiras. Algumas das suas obras foram traduzidas em França, Espanha e Coreia.

Leni vVan ive e trabalha em Midelburgo (Holanda). O seu trabalho mistura desenho, colagem e pintura com muita liberdade poética. Em 1992 iniciou o seu projeto ‘de roofprint pers’ desenvolvendo séries de livros em pequenas tiragens, desenhos, instalações, objetos e exposições.

Juntas, Renata e Leni fizeram uma exposição em Middelburg em 2016 e lançaram o livro "Only cats?".

 

 

ARRUDA DOS VINHOS: Mostra de carnes de capoeira em 12 restaurantes do concelho

 

Doze restaurantes do concelho de Arruda dos Vinhos participam este mês na mostra gastronómica "Carnes de Capoeira", apresentando propostas confecionadas a partir de carnes características da gastronomia local como a galinha, galo, pato, coelho e peru.

A mostra gastronómica apresenta propostas tradicionais e novas roupagens inspiradas numa cozinha mais atual, demonstrando a versatilidade destes produtos tradicionais e saudáveis.

O evento conta ainda com a realização de sessões de fados nos restaurantes aderentes.

 

 

CADAVAL: Encontro sobre a fundação do primeiro convento dominicano em Portugal

 

O auditório da Câmara do Cadaval recebe, no sábado, o “Encontro das raízes – Em torno da fundação do primeiro convento dominicano em Portugal”.

O encontro compreende, de manhã, uma visita guiada às ruínas do Convento do Montejunto, na Real Fábrica do Gelo, e à tarde uma reflexão em torno das origens e da presença dominicana em Portugal, no auditório da câmara.

A iniciativa é organizada pelo Instituto São Tomás de Aquino e Província dos Dominicanos em Portugal, em parceria com a Câmara Municipal do Cadaval.

 

 

TORRES VEDRAS: Mostra de Oferta Formativa e Orientação Vocacional na sexta-feira

 

A 4.ª edição da Mostra de Oferta Formativa e Orientação Vocacional “Agora Escolhe!” realiza-se na sexta-feira, no Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras, aberto de dia às escolas e, à noite, ao público.

Organizada pela Rede Local de Educação e Formação de Torres Vedras, a mostra pretende dar a conhecer aos alunos do concelho que terminam o 9.º ano de escolaridade informação sobre a oferta formativa que têm à sua disposição para prosseguirem os seus estudos no 10.º ano de escolaridade ou equivalente.

Pelas 21:30, terá lugar uma sessão da iniciativa “Conversas com Pais”, intitulada “Toda a gente pode ser tudo”, em que se apresentará o projeto de Inovação Social "SDO - Sonhadorismo" por Rui Loureiro, que será acompanhado por Timóteo Santos, o rapper NBC, que fará na ocasião um pequeno showcase.

O projeto pretende combater a baixa expectativa e falta de motivação de cada um, para a concretização dos seus sonhos e tem subjacente o desenvolvimento de capacidades empreendedoras.

 

 

LOURINHÃ: Exposição “Lourinhã na Grande Guerra” patente este mês na Associação de Miragaia

 

A exposição "Lourinhã na Grande Guerra, 1914 – 1918" encontra-se em itinerância por várias salas de associações e instituições do concelho da Lourinhã, estando este mês na Associação para o Desenvolvimento de Miragaia.

Na exposição, o visitante vai encontrar uma cronologia dos eventos mais relevantes durante o período 1914 – 1918, reproduções de documentos de arquivo e um memorial com o nome dos 114 combatentes da Lourinhã que participaram no conflito.

A mostra traduz o trabalho de pesquisa e recolha de informação documental levado a cabo pelo Município da Lourinhã, através do serviço de Arquivo Municipal.

 

 

TORRES VEDRAS: Noite de fados solidária na sexta-feira

 

O Grémio Artístico Torreense acolhe, na sexta-feira, uma noite de fados solidária, cujos lucros revertem para as instituições APECI e Associação Salvador, no âmbito do projeto ‘Juntos pela APECI e pela Associação Salvador’.

Participam os fadistas Andreia Matias, Avelino Santos e Beatriz Felício, acompanhados à guitarra portuguesa por Custódio Magalhães e à viola por Eduardo Lemos.

 

 

CADAVAL: Abertas candidaturas ao Prémio Literário Fernanda Botelho

 

A Câmara do Cadaval tem abertas candidaturas ao Prémio Literário Fernanda Botelho, até 31 de julho, foi hoje anunciado.

O prémio literário é uma iniciativa do município do Cadaval em parceria com a Associação Gritos da Minha Dança.

Podem concorrer cidadãos maiores de 18 anos, de Portugal ou do estrangeiro.

 

FYC/FYS // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar