30-05-2018 Cultura, Lusa, Torres Vedras Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Acordeonistas internacionais em Alcobaça a partir de sábado

Alcobaça, Leiria, 30 mai (Lusa)- Músicos oriundos da Rússia, República Checa, Itália e Bélgica são esperados na 22.ª Semana Internacional do Acordeão, que começa no sábado no Mosteiro de Alcobaça, distrito de Leiria.

“O objetivo da semana é trazer músicos internacionais para os alunos das masterclasses e o público possam conhecer as várias facetas do acordeão para lá da música popular e mostrar que acordeão toda todo o género de música, afirmou à agência Lusa o diretor artístico e presidente da Associação de Acordeão de Portugal, Aníbal Freire.

O programa abre no sábado, com a atuação dos acordeonistas Nelson Conceição e Tiago Pirralho, acompanhados pela Orquestra Típica e Coral de Alcobaça, e continua no dia 06 com um concerto pelos Jovens Concertistas Portugueses.

Na noite seguinte, sobe ao palco o russo Vladimir Stupnikov, vencedor de um concurso internacional de Mons (Bélgica), em 2017, para tocar música erudita.

A 08 de junho, os russos Artem Tretyakov, vencedor também no mesmo concurso, e Artur Ardshin, campeão internacional de Castelfidargo (Itália), e a checa Marketa Lastovicková, que em 2017 ganhou o Concurso Internacional de Alcobaça, vão dar a ouvir música erudita explorada a partir das potencialidades do acordeão.

A 09 de junho, o instrumento vai dar-se a ouvir dentro das suas várias facetas, a partir das escadarias do Mosteiro de Alcobaça, juntando um leque variado de músicos para criar esse efeito.

Tiago Piralho e “Les Petites Chansons”, Tino Costa, Roberto Lucanero e Julian Ciobanu vão dar a ouvir a música mais tradicional de, respetivamente, França, Portugal, Itália e Moldávia.

João Barradas apresenta-se na sua vertente jazzística, Nelson Conceição Trio associa o acordeão ao fado, enquanto a vertente mais erudita está a cargo do russo Artur Ardrshin e do Duo Douyez, da Bélgica, com violino e acordeão.

A Semana integra ainda masterclasses no fim-de-semana de 07 e 08 de junho, com a participação de sete alunos, e o 22º Troféu Nacional e o 3º Concurso Internacional de Acordeão de Alcobaça, com 25 concorrentes de, pelo menos, sete países.

A 22ª Semana Internacional do Acordeão é organizada pela Câmara Municipal, Associação de Acordeão de Portugal, Orquestra Típica e Coral de Alcobaça e Mosteiro de Alcobaça.

 

FYC // JPF

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar