18-12-2018 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 18 dez (Lusa) – Notícias breves do país:

 

OLHÃO: Polícia Marítima apreende 25 quilogramas de polvo na Ria Formosa

 

A Polícia Marítima (PM) de Olhão apreendeu, entre domingo e segunda-feira, 25 quilogramas de polvo que estavam em covos fundeados e não sinalizados na Ria Formosa, anunciou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

As autoridades detetaram duas teias com um total de 76 covos – armadilha utilizada para capturar polvo – “não sinalizadas e fundeadas dentro de um canal de navegação” na Ria Formosa, mas puderam ainda libertar com vida os animais que neles tinham entrado, salientou a AMN num comunicado.

“Estes covos continham cerca de 25 quilogramas de polvo no seu interior que, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural”, justificou a AMN, advertindo que a “Ria Formosa é uma zona de reprodução e maternidade de várias espécies marinhas, entre elas o polvo”, e que esta arte de pesca “conduz a uma crescente captura de exemplares subdimensionados”.

A mesma fonte sublinhou que os covos, no interior da Ria Formosa, só podem ser utilizados para a captura de enguia e os autores das infrações detetadas incorrem num processo de contraordenação punível com coimas entre os 598,56 e os 37.400,84 euros.

 

MONCHIQUE: Água para consumo humano distinguida pela ERSAR

 

A Câmara de Monchique recebeu o “selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), no âmbito das distinções anuais que esta entidade faz.

A distinção à Câmara algarvia, uma das 16 do distrito de Faro, foi atribuída pela ERSAR nos “Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos”, nos quais a entidade reguladora entrega selos de qualidade em vários temas às entidades gestoras que se distinguem pela excelência dos seus serviços, congratulou-se a autarquia num comunicado.

“Na edição de 2018, a Câmara de Monchique, entre um leque de 84 outras entidades, foi distinguida com este ‘Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano’. Esta prestigiante distinção, além do significativo investimento no setor por parte deste município, decorre das apertadas exigências que regulam a sua atividade”, considerou o município.

A Câmara de Monchique referiu ainda que a garantia de “excelência” na qualidade da água é alcançada “através de análises regulares a todos os parâmetros com maior probabilidade de contaminação da água” e “a verificação regular de todos os indicadores microbiológicos e químicos” previstos por lei.

 

SÃO BRÁS DE ALPORTEL: Autarquia monitoriza resíduos reciclados

 

A Câmara de São Brás de Alportel está a construir uma plataforma de descarga e pesagem de resíduos reciclados para aumentar o seu controlo e melhorar a capacidade de gestão, anunciou hoje a autarquia.

O município adiantou que a empreitada para a “construção de uma plataforma de descarga e instalação de uma balança de pesagem de resíduos reciclados” está orçada em cerca de 35.000 euros, financiados em 85% pela União Europeia, e que a estrutura vai ficar instalada no Parque de Serviços de Ambiente do município, localizado no sítio da Fonte de Touro.

“Com uma gestão mais eficiente e melhores condições para a deposição seletiva dos resíduos pretende-se aumentar a eficácia na deposição seletiva de resíduos, reduzindo, como desejável, a quantidade de resíduos recicláveis que continuam a ser incorretamente depositadas nos contentores de resíduos urbanos indiferenciados, chegando a aterro sanitário”, argumentou o município.

A autarquia pediu a colaboração da população para o “esforço conjunto na área da deposição seletiva dos resíduos” e para a “manutenção dos espaços públicos limpos e aprazíveis”.

 

NAZARÉ: “Praia Mais Acessível” de 2018

 

A Praia da Nazaré foi classificada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) como a mais acessível do país na época balnear de 2018, divulgou hoje a câmara.

Das 11 candidaturas admitidas pelo júri nacional do Prémio “Praia Mais Acessível”, criado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), “a do município da Nazaré foi a que acolheu a unanimidade das votações, tendo obtido o 1.º lugar do concurso”, revelou a autarquia numa nota de imprensa.

A entidade responsável pela distinção elogiou “o empenho na implementação e dinamização do Programa Praia Acessível – Praia para todos!”, promovendo a igualdade de oportunidades e a acessibilidade por todos em águas balneares do concelho, nomeadamente através da significativa melhoria e inovação na oferta de acessibilidades da praia da Nazaré levada a efeito na época balnear transata”, refere o documento.

A Câmara da Nazaré realizou vários investimentos para melhorar o conforto e segurança dos utilizadores da praia, entre os quais a colocação de mais sete rampas no areal; sinalizadores para peões com deficiência visual no início das rampas e das passadeiras; estrados em plástico reciclado que substituíram os antigos em madeira; nove novos lava-pés; código de cores para daltónicos "ColorAdd" em bandeiras indicadoras do estado do mar e contentores para recolha seletiva de resíduos.

 

MHC/DYA // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar