04-07-2018 Cultura, Lusa, Torres Vedras Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 04 jul (Lusa) - Notícias breves do País (2.ª edição):

 

ALENQUER: Escolas conquistam segundo lugar na recolha de papel e cartão

 

As escolas de Alenquer venceram pelo segundo ano consecutivo o concurso “Ecovalor – Ecoponto Amarelo”, com quase 59 toneladas de embalagens de plástico e metal recolhidas no ano letivo 2017/2018.

Os alunos de Alenquer ficaram ainda no segundo lugar no concurso “Ecovalor – Ecoponto Azul”, com mais de 31 toneladas recolhidas, apenas a cerca de 500 quilogramas do primeiro classificado (Odivelas) de papel e cartão recolhidos.

Os programas Ecovalor são promovidos pela empresa Valorsul, na área dos 19 muicípios que abrange, tendo participado cerca de 300 escolas e 80 instituições de solidariedade social.

 

LOURINHÃ: Mais de meia tonelada de resíduos recolhidos nas Festas do Concelho

 

A empresa Valorsul recolheu 660 quilogramas de resíduos na Expo Lourinhã, realizada em abril, e nas Festas do Concelho, realizadas em junho, na Lourinhã, atraindo 45 mil pessoas, divulgou hoje a câmara municipal.

Os resíduos foram encaminhados para reciclagem para virem a dar origem à produção de novos materiais, reduzindo o custo e o próprio impacto ambiental que acarreta a deposição de resíduos em aterro.

Depois dos dois eventos, o município quer também candidatar a eco-evento a Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista, que se realiza entre os dias 13 e 15.

 

MAFRA: Abertas candidaturas ao programa ‘ArrenDAR’

 

A Câmara de Mafra informou que, até ao final deste mês, estão abertas candidaturas ao programa ‘ArrenDAR’.

No âmbito do programa, são atribuídos apoios ao arrendamento habitacional aos cidadãos residentes no concelho em situação de vulnerabilidade económica.

 

MAFRA: Município apoia 59 associações do concelho

 

A Câmara Municipal celebrou contratos-programa com 59 associações locais, no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo 2018, com o intuito de valorizar o papel desempenhado por estas estruturas cívicas no desenvolvimento cultural, desportivo e juvenil do concelho.

Na cultura, foram apoiadas 31 associações, das quais 15 na vertente do folclore, 11 na vertente musical e ainda cinco na área dos apoios pontuais.

No âmbito da juventude, foram atribuídas comparticipações financeiras a oito associações, que são escolas de cidadania participativa e de aprendizagem social.

No desporto, os apoios municipais destinaram-se a 20 associações, responsáveis pela formação integral de 1.866 jovens federados sub18.

 

MAFRA: Inscrições abertas para instalações desportivas

 

A Câmara de Mafra tem abertas as inscrições para a época desportiva 2018-2019 nas instalações desportivas municipais de Mafra, Ericeira, Malveira, Venda do Pinheiro, Encarnação e Azueira.

Até 15 de julho decorrem as reinscrições para quem já frequenta as instalações.

De 15 a 31 de julho realizam-se as inscrições para novos utentes.

 

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO: ‘Noites na Praça’ com concertos durante este mês

 

A Câmara de Sobral de Monte Agraço promove, durante este mês, o ciclo de concertos ‘Noites na Praça', às sextas e sábados, pelas 22:00.

Com o evento, câmara e junta de freguesia têm como objetivo dinamizar as três praças da vila de Sobral.

‘Noites da Praça’ arranca na sexta com o concerto do Duo ‘o Jorge’, na Praceta António Luís Borges, seguindo-se no dia 13 o grupo ‘Tonecas Prazeres’, na Praça Dr. Eugénio Dias, e a 20 é a vez de ‘Sete e Picos’, na Praceta 25 de Abril.

No dia 21, realiza-se durante o dia um mercado, com a venda de artigos em segunda mão expostos nas bagageiras dos automóveis, junto ao mercado municipal.

 

TORRES VEDRAS: Município investe meio milhão de euros a renovar frota

 

A Câmara Municipal de Torres Vedras investiu cerca de meio milhão de euros na renovação da frota municipal, ao adquirir um autocarro, um limpa-bermas, um trator, uma retroescavadora e quatro viaturas ligeiras de passageiros elétricas.

O autocarro está equipado com uma plataforma elevatória, para o transporte de duas cadeiras de rodas, não possui degraus no seu interior e possui uma porta de 90 centímetros de largura, para facilitar o transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

Os novos veículos estão em exposição na Feira de São Pedro, que decorre no Parque Regional de Exposições da cidade, até 08 de julho.

 

FYC // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar