31-08-2018 Cultura, Economia, Sociedade, Lusa, Torres Vedras Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 31 ago (Lusa) – Notícias breves do País:

 

ALCOBAÇA: Câmara vai distribuir duas centenas de compostores pela população

 

O Município de Alcobaça é um dos aderentes do projeto “Compostar outra forma de Reciclar”, uma iniciativa da Valorsul, entidade responsável pela gestão dos resíduos produzidos na região.

No caso de Alcobaça, são 204 os compostores a distribuir gratuitamente pelas famílias residentes no concelho.

Estão previstas ações de formação sobre compostagem, em locais que serão definidos após a receção das inscrições.

 

 

LOURINHÃ: Câmara cria mais uma centena de lugares de estacionamento

 

A Câmara Municipal da Lourinhã criou um novo parque de estacionamento gratuito naquela vila com 110 lugares, anunciou a autarquia.

O novo parque situa-se junto ao Mercado Municipal e destina-se a aumentar a oferta de estacionamento, com o aumento da atratividade turística ao centro da vila, motivada pela abertura, em fevereiro, do Parque dos Dinossauro

O parque de estacionamento tem disponíveis cinco lugares para motos e a sua utilização é gratuita.

 

 

LOURINHÃ: Lançado concurso para obras no porto artesanal de Porto Barcas

 

A Câmara da Lourinhã acaba de lançar concurso público para as obras de requalificação do Portinho de Porto das Barcas, na freguesia da Lourinhã/Atalaia.

A intervenção está orçada em 341 mil euros e, depois de adjudicada, vai decorrer durante cerca de dois meses.

Aquele município quer também recuperar os portos artesanais de Paimogo e Porto Dinheiro, naquele concelho.

 

 

MAFRA: Obra de Saramago inspira espetáculos do Festival Sete Sóis, Sete Luas

 

A XXVI edição do Festival Sete Sóis Sete Luas regressa a Mafra para dois espetáculos nos dias 07 e 08, com entrada gratuita.

O festival é inspirado na obra “Memorial do Convento” de José Saramago, tendo como fundamento a construção do Real Edifício de Mafra, que serviu de pano de fundo para o conhecido livro do Nobel da Literatura.

Na sexta-feira, o Terreiro D. João V é palco do espetáculo de rua pelos L’Avalot, oriundos da Catalunha, Espanha. No sábado, sobe ao palco do Jardim do Cerco, a Santo Antão 7Sóis Band, oriunda de Cabo Verde.

Os dois espetáculos são organizados pela Associação Cultural Sete Sóis Sete Luas, em parceria com a Câmara Municipal.

 

 

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO: 100 mil visitantes esperados nas Festas da Vila de 07 a 16 de setembro

 

Mais de 100 mil visitantes são esperados ao longo dos onze dias das Festas e Feira de Verão de Sobral de Monte Agraço, que começam hoje e prolongam-se até ao dia 16.

Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal é responsável pela organização das festas, que contam este ano com um orçamento de 75 mil euros.

As festas são conhecidas pela tradição tauromáquica, com várias largadas de touros.

Destaque no cartaz dos festejos para concertos, um dos quais com Aurea no dia 14, desfile etnográfico a recordar tradições antigas, atividades para crianças, rally papper rota das linhas, colóquio sobre tauromaquia, sevilhanas, Grande Prémio de Ciclismo, atuação de bandas filarmónicas e a encenação da peça de teatro “A Ressaca, com Carlos Cruz entre o elenco de atores.

 

 

TORRES VEDRAS: Estabelecimentos comerciais com novos horários de funcionamento

 

A Câmara de Torres Vedras aprovou novos horários de funcionamento para os estabelecimentos comerciais, que desagradam em parte aos bares e discotecas do concelho.

Depois de trabalharem com horários liberalizados, com cada um dos estabelecimentos a fixar o horário em que queria funcionar, os bares passam a ser obrigados a encerrar às 03:00 e as discotecas às 05:00.

O novo regulamento de horários só vai entrar em vigor depois do período de consulta pública que deverá ser, entretanto, aberto.

Já que as queixas de moradores terão motivado esta restrição de horário, os empresários da noite pedem estudos de ruído para fundamentar as regras e recusam ser integrados no mesmo grupo de restaurantes, cafés e pastelarias.

As discotecas alegam que o negócio vai ficar ameaçado com estes novos horários.

 

 

TORRES VEDRAS: Espetáculos animam largos e praças da cidade a partir de dia 07

 

Fado a Copo é o espetáculo que dá hoje início ao programa “Largo Co(n)vida 2018”.

O Grupo Formas de Fado irá protagonizar o concerto agendado para as 22:00 do dia 07, na Praça do Município, em Torres Vedras.

Este é o primeiro de cinco espetáculos que dão forma ao “Largo Co(n)vida 2018”, que decorre até 22 de setembro nas praças e largos do centro histórico de Torres Vedras.

O programa cultural permite aos cidadãos fruir de espaços públicos renovados, revitalizando-os através da promoção de iniciativas artísticas que este ano irão passar por áreas como música, dança ou teatro.

 

FYC // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar